AnálisesPC

Sunshine Manor – “Um clássico dos anos 80/90?” | Análise

Sunshine Manor é um jogo simples e divertido que prova que é possível se assustar mesmo com uma pixel art bonitinha.

Analisado no PC


Sunshine Manor é um jogo de aventura e horror, desenvolvido pela Fossil Games e distribuído pela Hound Picked Games, foi lançado em 28/10/2021 na Steam para PC com versões para os consoles previstas para o futuro.

Se fosse lançado nos anos 80/90, com certeza Sunshine Manor teria sido considerado um clássico nos dias atuais. O jogo pega inspiração em vários filmes de terror e mistura com elementos de Zelda e Resident Evil, o resultado é um jogo simples, divertido e com boa parte das limitações encontradas em jogos da época.

Sunshine Manor

A história é legal, nessa aventura nós iremos acompanhar Ada. Após uma noite fraca de gostosuras ou travessuras Ada e suas duas amigas decidem se aventurar na Mansão Sunshine, ao entrar na mansão as garotas são atacadas por um ser macabro que rapta as duas garotas, mas acaba sendo repelido por poderes psíquicos que Ada começa a manifestar dentro da mansão. Sozinha mas com poderes, a garota agora precisa explorar a macabra mansão para tentar encontrar a suas amigas.

A jogabilidade é bem simples e remete a encontrada nos antigos jogos que eram limitados por suas tecnologias. Basicamente a personagem pode andar para os lados, utilizar duas habilidades e interagir com objetos, para expandir o arsenal é possível coletar fantasias e alguns poderes que podem ser usados em algumas partes da mansão.

Sunshine Manor

Apesar de ser um jogo simples, Sunshine Manor pode sim ser considerado um jogo de terror e os desenvolvedores utilizaram alguns truques para criar uma boa atmosfera de tensão dada a limitação do formato. Primeiramente nós temos uma área de visão que se resume a poucos centímetros ao redor da personagem e em segundo lugar é que tecnicamente o jogo é separado em dois formatos onde um serve para assustar e o outro para acalmar o jogador.

Enquanto você está no plano dos vivos a mansão vira uma verdadeira zona de sustos, nessa etapa não temos música de fundo, ouvimos somente os efeitos sonoros e é aqui onde você irá enfrentar vários jump scares ou não, pois em alguns segmentos nada ocorre mas você sempre continua apreensivo tentando adivinhar de onde virá o próximo susto. No planos dos demônios a coisa muda, aqui nós temos música de fundo e vários inimigos e mecânicas, a atmosfera tensa sai e dá lugar a muita ação que serve para acalmar o jogador e quebrar o clima, não deixando o jogador se acostumar com o ambiente.

Sunshine Manor

Os gráficos são legais, o jogo possui uma pixel arte muito bem feita e existem vários detalhes espalhados pelo cenário. A trilha sonora é boa, os efeitos sonoros foram bem introduzidos, visto que o som ou a ausência deste é que é o grande responsável pelos sustos e pela atmosfera. Essa combinação me fez ter vários momentos de nostalgia onde eu fiquei imaginando como esses elementos seriam representados se este jogo fosse feito a 30 anos atrás.

Infelizmente, mesmo sendo um jogo simples Sunshine Manor tem seus problemas e faltam coisas básicas. Por se tratar de um jogo lançado primeiramente para PC o mínimo que eu esperava era poder jogar no teclado e ajustar a resolução, pois nada disso foi possível, na versão usada para esta análise o título necessita obrigatoriamente de um controle para ser jogado e não possuía nenhuma opção de ajuste de resolução, o jogo abre em tela cheia sem a possibilidade de ajuste de janela, o que é horrível principalmente para pessoas como eu que possuem um monitor ultrawide. Além dessas falta de opções básicas, o jogo apresenta alguns bugs relacionados a interação de objetos e alguns gatilhos que me fizeram ter de carregar o save algumas vezes.

Sunshine Manor

No final Sunshine Manor é um jogo simples e divertido que prova que é possível se assustar mesmo com uma pixel art bonitinha. O preço cobrado é bem camarada e eu o indico para todos os amantes de jogos retro e a todos que gostem de jogos de terror.

Confira neste vídeo o gameplay de Sunshine Manor:

Sunshine Manor

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Preço
  • Gráficos
  • Jogabilidade
  • História

Negativos

  • Bugs
  • Faltam opções básicas
  • Requer controle

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo