AnálisesPCPlayStationXbox

Battlefield 2042 – Um lançamento ou um Alpha Test? | Análise

Esta análise foi feita tendo como base o estado de Battlefield 2042 em seu lançamento, portanto alguns pontos podem estar em desacordo com versões futuras do jogo.

Analisado no PC


Battlefield 2042 é um FPS desenvolvido pela DICE e distribuído pela Electronic Arts, foi lançado em 19/11/2021 e está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X | S e Xbox One

Este é um dos títulos que prova que as vezes “mais é menos” e que nem sempre o que é mostrado nos trailers realmente faz parte do jogo. Apesar de ter alguns pontos positivos, o jogo parece ter sido lançado como um alpha test, pois a quantidade de bugs, glitches e problemas no geral é gigante e chega a impressionar.

Battlefield 2042 foi anunciado como sendo um título que chegaria para dar uma nova vida a essa série de jogos. Sua campanha de marketing confirmou que o jogo não teria um modo campanha e o foco seria total no multiplayer, com um arsenal futurista, desastres naturais e mapas enormes para comportar até 128 jogadores nos novos consoles e no PC. Em teoria muito do prometido está presente no jogo, entretanto não foi anunciado a quantidade de coisas que foram retiradas e não fazem parte desse novo título e que na realidade perde a essência do que marca a cara da Série Battlefield.

A principal mudança que você irá notar logo de cara é a infeliz substituição das classes por especializações. Uma das coisas que era marca da franquia eram suas classes que ditavam os equipamentos e o papel do jogador durante o combate, infelizmente 2042 remove esses papéis e agora todo mundo pode ser tudo ao mesmo tempo. Sim, todo mundo pode reviver aliados, todos podem carregar RPG e explosivos anti-veículos, é possível utilizar qualquer uma das armas e a única diferenciação é que cada especialização tem uma habilidade e equipamento especial, ou seja, se quiser voar com a wingsuit terá de jogar com uma personagem específico, outro tem acesso a torreta, outro tem uma arma de cura à distância etc.

O sistema de especializações é interessante, contudo a falta de classes faz com que a o mapa vire uma verdadeira “zona” de conflito, pois todo mundo pode carregar armas contra veículos e na maioria dos mapas abertos todo mundo fica brincando de tiro ao alvo à distância com os rifles de precisão. As classes fazem falta e a especialização embora sejam interessantes acabam mostrando a falta de balanceamento que o jogo tem, aliás “desbalanceado” é uma das palavras que pode representar o estado atual do jogo.

2042 foi lançado com pouco conteúdo, temos somente 7 mapas e 22 armas disponíveis e é difícil achar algo que preste. Para acomodar os 128 jogadores foram criados mapas enormes, e isso já era esperado, porém eles esqueceram de colocar estruturas no meio do caminho. O design dos mapas é ruim, basicamente todos são grandes áreas abertas com poucas opções de cobertura e vários objetivos quase indefensáveis, pois no geral existe pouco espaço para a troca de tiros e a vantagem dos veículos sempre é iminente.

Battlefield 2042

Se a situação que não é boa por causa dos mapas, com o desbalanceamento das armas e veículos chega a ser ridículo e piora tudo muito mais. Nas armas temos um grande problema, a maioria esmagadora sofre com baixo dano, problemas de recuo, mira, basicamente das 22 armas disponíveis, atualmente somente a “PP-29” é boa chegando a ser um “câncer” se comparada às outras. A PP-29 é uma submetralhadora com alta cadência de tiros, com um carregador enorme que mata com 4 tiros e não tem recuo, no estado atual está impossível trocar tiros contra alguém que esteja utilizando esta arma.

Os veículos também estão extremamente inconsistentes, alguns veículos leves são mais resistentes do que os tanques, os explosivos quase não dão danos contra a infantaria e o mesmo vale para as metralhadoras pesadas que precisam de vários disparos para eliminar uma infantaria. Tecnicamente a única consistência aqui são os veículos aéreos e mesmo assim as vezes é preciso descarregar todos os mísseis para eliminar uma ou duas tropas no solo.

Battlefield 2042

Para piorar a situação muitas mecânicas foram retiradas do jogo e a quantidade de bugs e todo tipo de problema é enorme. A lista é grande e não vou citar tudo, mas aqui vão algumas mecânicas e coisas que foram removidas e não estão presentes no jogo, primeiramente não temos lista de servidores sendo impossível escolher os que têm menor ping, não existe lobby e toda partida tem um matchmaking novo, não existe tela de leaderboard, não existem veículos navais, não é possível mergulhar na água, não temos efeito de supressão ao inimigo, não temos mecânicas de zoom de mira e a lista continua, definitivamente foi um grande regresso se comparado a outros jogos da série.

Quando o assunto são bugs, o lançamento de Battlefield 2042 foi o pior da franquia e um dos piores dos últimos tempos. A versão lançada de 2042 parece mais com um alpha test do que com um jogo pronto/finalizado, a quantidade de bugs é absurdamente grande e aqui vou citar alguns, primeiramente existe um problema no registro de dano causado e recebido, isso é totalmente aleatório sendo possível descarregar todo o carregador em um inimigo e nada acontecer, se isso já incomoda que tal ter todo seus equipamentos e modificadores falhando, miras que não dão zoom, veículos que sobem paredes, a interface some do nada, é difícil distinguir aliados de inimigos, isso quando no meio da partida um aliado da respawn do seu lado e aparece como inimigo. Esse são só alguns dos problemas leves, aqui vão alguns dos que quebram o jogo como, ficar preso na tela de reviver e ter de sair da partida, ficar preso na posição abaixada, cair no mapa, ficar preso em objetos, cantos e esquinas, sua arma simplesmente sumir depois de trocar algum equipamento, entre outros, todos estes te forçam a sair da partida ou fechar o jogo para serem resolvidos.

Battlefield 2042

Bom nem tudo está perdido e como disse lá no início o jogo tem alguns pontos positivos. O primeiro ponto é que os bots voltaram, agora é possível jogar contra bots sozinho ou com aliados e mesmo recebendo menos experiência essa é uma alternativa legal para quem só quer descontrair em um jogo sem stress ou para quem quer treinar alguma arma.

O segundo ponto é o modo Portal, mas temos algumas ressalvas aqui. O modo portal é um dos grandes pontos de Battlefield 2042, aqui é possível criar servidores customizados para reviver os dias de glória da franquia, sendo possível utilizar e misturar assets de outros jogos como Battlefield 1942, Bad Company 2 e Battlefield 3. A ideia é interessante, porém a execução tem suas falhas, primeiro que as vezes você não consegue criar servidores pois o jogo indica que não existem server disponíveis, outro ponto é que nem sempre as customizações disponíveis são compatíveis para uma boa experiência. O modo portal tem potencial, porém a quantidade de bugs no jogo ainda é grande para se ter uma experiência no mínimo aceitável.

Battlefield 2042

No final Battlefield 2042 desaponta bastante, o jogo atualmente tem pouco conteúdo, o pouco que tem é extremamente desbalanceado e a quantidade de bugs é inaceitável. A experiência é ruim e eu não recomendo o jogo em seu estado atual, se você quiser experimentar esse festival de bugs a melhor opção é o Xbox Game Pass para PC ou o Game Pass Ultimate para console, visto que você terá 10 horas de jogo gratuitas pelo EA Play, do contrário se você é fã da franquia é melhor esperar por muitas atualizações e por uma promoção generosa.

Battlefield 2042

5.8

Nota

5.8/10

Positivos

  • Às vezes funciona
  • Tem potencial
  • Bots voltaram

Negativos

  • Muitos Bugs
  • Desbalanceado
  • Preço
  • Não é Battlefield

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo