
After The Fall – Quase um Left 4 Dead em VR casual | Análise
After The Fall me proporcionou uma excelente experiência cooperativa enquanto jogava com outros jogadores
Jogo analisado no PC utilizando-se um Headset Windows Mixed Reality
After The Fall é um “arena” shooter exclusivo para realidade virtual que está sendo desenvolvido e distribuído pela Vertigo Games, com data prevista de lançamento para 09/12/2021 e com crossplay entre as plataformas PC, Playstation VR e Quest 2.
Após anos de atrasos finalmente After The Fall está chegando, o título é divertido e tenta ser uma espécie de Left 4 Dead / Back 4 Blood da realidade virtual, contudo o pouco conteúdo faz com que a repetitividade tome conta e o jogo acaba enjoando com certa facilidade.
A Vertigo Games é a empresa responsável pelo elogiado “Arizona Sunshine”, um shooter cooperativo de zumbis exclusivo para VR que é uma ótima recomendação para se ter em sua biblioteca. Se você esperava algo parecido com o famoso jogo da Vertigo, pode esquecer. After The Fall não possui campanha e basicamente segue a mesma pegada de Left 4 Dead, colocando 4 personagens em um mapa linear para cumprir objetivos e enfrentar hordas de zumbis.
Como disse, este é um jogo para ser jogado em co-op de até quatro pessoas, contudo é possível jogar com 3, 2 ou solo, com a AI assumindo o controle dos personagens restantes. O mais interessante é que o matchmaking é feito em uma espécie de “social hub”, um local cheio de máquinas arcades onde os jogadores das diversas plataformas podem interagir e formar grupos. Esse social hub é uma ideia interessante, porém durante o tempo que joguei era comum ver avatares bugados com o corpo para baixo e as mãos para cima, a interação entre jogadores era bem limitada e nada prática.
No estado atual o jogo consiste em jogar e repetir os mapas, juntando dinheiro para se comprar e melhorar armas e nada mais. Infelizmente o conteúdo é extremamente limitado, temos somente 6 armas, 5 mapas PVE e um modo PVP que é esquecível.
Quando o assunto são mapas, a Vertigo acertou e errou em alguns pontos. De um lado o jogo tem uma ótima ambientação em lugares fechados, onde temos uma bela iluminação, vários itens para se interagir e sempre aquela sensação de ter um monstro te perseguindo ou atrás da porta. Do outro lado, temos seções em campo aberto com poucos detalhes e quase nada para se fazer a não ser correr e atirar. Todos os mapas possuem essas duas variações de terreno, com lugares abertos e fechados, tudo é bastante linear e cada aventura dura em média de 20 a 50 minutos, variando conforme a dificuldade e a mira de cada jogador.
A dificuldade é quase inexistente, After The Fall parece ter sido desenvolvido com o foco total no público casual. Jogar sozinho com os três companheiros AI é uma tarefa simples na dificuldade baixa e quase impossível na dificuldade alta, pois a AI é bem burra e ruim de mira. Jogar com outros jogadores faz com que a experiência se pareça com um “passeio no parque”, no geral os zumbis são muito lentos e você só precisa saber se posicionar no cenário, tecnicamente aqui seu maior inimigo é sua mira e a quantidade de munições.
Os controles no geral são bons, mas precisam de melhorias e ajustes, joguei com WMR e tive de retirar o “steamvr” do beta para meus controles serem reconhecidos. Para se movimentar é possível escolher entre correr ou teleportar, na movimentação de câmera temos smooth-turn ou snap-turn. O jogo é bastante acessível o que é uma maravilha, a recarga das armas pode ser feita de forma simples apertando um botão e levando a arma para perto do cinto ou de forma tradicional, tendo de trocar os carregadores e engatilhar, além disso é possível jogar em pé ou sentado, algo que eu sempre gosto de pontuar visto que nem todos os usuários de VR tem a mobilidade que alguns títulos requerem.
Sim, os controles são bons e funcionam, mas pelo menos em relação ao WMR eles precisam de melhorias. Para começar as mãos dentro do jogo estavam um pouco afastadas para a esquerda fazendo com que a mira não ficasse 100% no centro, outra questão é em relação a recarga das armas. Ao se optar por carregar as armas de forma tradicional é adicionado um bônus de 50% ao dinheiro coletado, contudo esta forma de recarga é impossível de ser executada no WMR, pois a posição das mão faz com que os controles se toquem, ficando impossível de se recarregar as armas deste modo neste game.
Os gráficos são um mix, como disse mais acima a ambientação é boa nos cenários fechados e fraca nos cenários abertos, os modelos dos personagens são básicos com poucos detalhes e isso também vale para os inimigos. As animações no geral são bastante inconsistentes, inimigos que vem pelo teto geralmente andam tremendo e é comum encontrar as animações dos jogadores variando entre movimentação normal e as animações básicas encontradas no Arizona Sunshine. Graficamente o jogo se parece mais com títulos antigos do que como um jogo de 2021 e a grande responsável por parte desta falta de detalhes pode ser o crossplay forçado entre os três diferentes hardwares, algo que aconteceu com o famoso shooter “Onward”.
Em relação ao crossplay, ele funciona e pode ser o que irá dar uma sobrevida ao título. Infelizmente desde a criação e o desenvolvimento da indústria de realidade virtual foram pouco os títulos que focaram em multiplayers e que estão “vivos” até hoje, o crossplay pode forçar a comunidade do PC VR a ter de aceitar um jogo não tão bonito graficamente, mas pelo menos aumenta a probabilidade de se ter alguém para jogar.
No final After The Fall me proporcionou uma excelente experiência cooperativa enquanto jogava com outros jogadores, contudo o jogo chega com pouco conteúdo e eu pessoalmente não consigo repetir os mesmos mapas diversas vezes somente para coletar dinheiro, o título precisa de mais objetivos. O valor cobrado é um pouco salgado pelo conteúdo do lançamento, contudo a pré-compra garante o “passe de primeira temporada” e os desenvolvedores garantiram que iriam lançar mais mapas e atividades. Dito isso eu recomendo este título para aqueles que querem jogar algo coop com amigos e aqueles que gostam deste estilo de jogo, do contrário é melhor esperar por atualizações que adicionem mais conteúdo.