AnálisesPC

Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue – É melhor deixar a cidade queimando por enquanto | Análise

Em Firegirl: Hack 'n Splash nós iremos acompanhar a jornada de uma bombeira novata que está seguindo os passos de seu falecido pai.

Analisado no PC


Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue é um jogo de ação e plataformas roguelike, desenvolvido pela Dejima Games e distribuído pela Thunderful Publishing. O título foi lançado para PC em 14/12/2021 com versões para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series X | S e Nintendo Switch, programadas para este ano de 2022.

Alguns títulos são lançados como finalizados ao invés de em acesso antecipado e infelizmente Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue é mais um desses. Embora o jogo tenha uma premissa interessante e gráficos bonitinhos, temos vários bugs e o sistema de geração procedural possui várias inconsistências que acabam gerando mais frustração do que diversão.

Firegirl Hack 'n Splash Rescue

Em Firegirl: Hack ‘n Splash nós iremos acompanhar a jornada de uma bombeira novata que está seguindo os passos de seu falecido pai. No controle da novata iremos encarar os mais variados desafios, resgatando pessoas em edifícios, trens e florestas, ao mesmo tempo em que teremos de reconstruir o precário quartel de bombeiros e descobrir quem está causando os incêndios pela cidade.

O jogo tem uma proposta legal com tudo sendo baseado no gênero roguelike, ou seja, as fases duram no máximo 3 minutos e você terá de se acostumar com várias mortes e reinícios, sendo que a cada morte você ganha um pouco de dinheiro que pode ser usado para recrutar pessoas para reconstruir o quartel e melhorar os equipamentos da personagem.

Firegirl Hack 'n Splash Rescue

A jogabilidade é legal ao menos no começo. Basicamente a personagem tem disponíveis um machado para destruir obstáculos e um jato de água que pode ser usado para apagar os focos e monstros de fogo, mas também serve como um propulsor para fazer plataformas e as plataformas são a maior parte da jogatina.

Como disse a jogabilidade é legal durante os primeiros níveis, mas a partir do momento em que você sai dos edifícios e vai para os outros mapas, o jogo perde muito do ritmo de se estar combatendo um incêndio e tudo fica mais parecido como uma corrida contra o tempo, onde o objetivo é fazer plataformas o mais rápido possível tentando sempre desviar do fogo ao invés de apagá-lo.

Firegirl Hack 'n Splash Rescue

Além dessa mudança de ritmo, temos várias inconsistências que irritam na hora de jogar, mas que podem ser consertadas por atualizações. Os controles são ok, mas as animações demoram demais para acontecer e não existem indicativos de dano nos inimigos, por causa disso é comum usar mais agua do que o necessário para apagar o fogo, mas o pior aqui é o machado que tem uma animação longa, sendo que o dano ocorre no meio da animação e você não pode se mexer enquanto ela não terminar, o que acaba te deixando vulnerável para ser acertado por algum dos vários monstros que estão fora do seu campo de visão.

As animações precisam de melhoria sim, mas o pior de tudo é o estado atual da geração procedural de mapas. Como temos esse recurso, cada mapa é feito de forma aleatória e toda tentativa você irá encarar um desafio às cegas, o que não é um problema desde que tudo funcione, mas este não é o caso aqui. Na maior parte das tentativas eu encontrava refis para o tanque de água já no início do nível, com meu tanque de água totalmente cheio e o mais comum que também é o mais irritante, é encontrar a saída do nível antes mesmo de achar qualquer vítima.

Firegirl Hack 'n Splash Rescue

Bom, encontrar os itens ou a saída antes de qualquer vítima não seria um problema se o jogador pudesse voltar para esses lugares, só que este não é o caso aqui. O maior problema dessa geração procedural é que uma vez que você passa de uma porta, a anterior pega fogo e não é possível voltar, ou seja na maior parte das vezes o que acontecia durante a nossa jogatina era encontrar recursos quando não precisávamos e por causa disso não tínhamos recursos na hora do desespero, contudo a pior parte era sermos forçados a finalizar um nível já no início por termos encontrado a saída sem fazer praticamente nada. Alguns poucos mapas tinham rotas alternativas onde era possível contornar estes problemas, mas na maioria das vezes não tínhamos o que fazer, o sistema precisa melhorar muito para o jogo ficar divertido.

Os gráficos são uma mistura de pixel art com elementos 3D bem legais, os personagens são bem desenhados e os elementos em 3D criam uma profundidade ao cenário, uma combinação que deixa o jogo com um certo charme. A trilha sonora é OK, as músicas são simples e existe uma repetição, os efeitos sonoros são bem parecidos com os encontrados nos jogos clássicos de arcade e também dos velhos consoles, algo feito para tentar criar uma certa nostalgia.

No final Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue é um jogo que tem potencial, mas que é ofuscado por suas inconsistências. O preço da sua versão de PC é bem camarada, contudo por causa dos problemas e inconsistências eu recomendo que espere por atualizações, pois a grande maioria dos problemas pode ser corrigida em versões futuras.

Confira o início de Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue no vídeo abaixo:

Firegirl: Hack 'n Splash Rescue

6.9

Nota

6.9/10

Positivos

  • Gráficos
  • Conceito
  • Preço

Negativos

  • Inconsistências
  • Geração procedural quebrada
  • Bugs

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo