AnálisesPC

Northern Lights – Um promissor jogo de sobrevivência | Análise

Jogo ainda em desenvolvimento, portanto partes desta análise podem estar em desacordo com versões futuras e finais.

Analisado no PC


Northern Lights é um jogo de sobrevivência em mundo aberto, desenvolvido e distribuído pela MadGoat Studio. O título ainda se encontra em desenvolvimento e seu acesso antecipado está disponível desde 14/12/2020 para PC na Steam.

Seguindo a mesma pegada de The Long Dark, Green Hell e The Forest, Northern Lights traz tudo o que os fãs de sobrevivência podem pedir, contudo o jogo ainda está em desenvolvimento e no atual estado carece de melhorias e balanceamento de seus sistemas.

Northern Lights

Em Northern Lights iremos ter de sobreviver e tentar escapar de uma ilha localizada na gelada região da Sibéria. Para conseguir desbravar esse ambiente hostil teremos de coletar recursos, criar ferramentas e abrigos, caçar e sempre nos preocupar com a temperatura corporal pois estamos no meio da floresta gelada da Sibéria.

A jogabilidade traz o tradicional que todo fã de sobrevivência pode querer, temos ciclos de dia e noite com variação de intempéries naturais como nevascas, podemos coletar e reciclar recursos, construir armas, abrigos e roupas. Para sobreviver é necessário prestar a atenção e fazer o gerenciamento da sua sanidade, fome, sede, cansaço e a temperatura corporal, se isso não for o suficiente o jogo também traz doenças como febres, queimaduras, machucados que precisam ser tratados ou podem evoluir para uma infecção levando até ao game over.

Northern Lights

A exploração é interessante, o ambiente é baseado na floresta e por isso não faltam recursos básicos, contudo também é possível encontrar construções abandonadas, estas que geralmente contém itens interessantes que podem ajudar no seu progresso. Na versão testada só era possível sobreviver sozinho, mas os desenvolvedores já confirmaram que tem planos para lançar um modo cooperativo, o que deve tornar a experiência ainda melhor

Eu que não sou fã assíduo de jogos de sobrevivência acabei gostando da experiência que tive, porém pouco tempo de jogatina é necessário para se começar a notar os problemas que projetos em acesso antecipado possuem. Infelizmente no atual estado do jogo é preciso conviver com alguns bugs e com a falta de balanceamento de alguns sistemas, sendo comum você utilizar um item e ele não fazer efeito ou não ser registrado, itens desaparecerem e o pior que são as doenças, principalmente a “cabin fever” que pode ser contraída ao se entrar em construções, algo que não é lógico visto que um abrigo no frio sempre é bem-vindo.

Northern Lights

O lado bom é que o jogo possui vários níveis de dificuldade, sendo que as dificuldades mais baixas desligam por padrão algumas das coisas que só servem para encher a paciência. Outro ponto positivo é que os desenvolvedores tem atualizado o jogo com certa frequência, o que é bom, porém ainda não temos uma data para a versão final.

Os gráficos e sons são ok mas não espere por muita coisa. No geral os gráficos são medianos com atenção especial aos efeitos de iluminação e intempéries, principalmente as nevascas que tornam quase impossível de se enxergar e as belas auroras que podem ser observadas durante o pôr do sol.

No final a experiência do acesso antecipado de Northern Lights foi bastante positiva, o jogo tem muito potencial mas ainda precisa de atualizações para ficar mais redondo. O preço cobrado é bastante camarada e no seu atual estado eu o recomendo para todos que quiserem ajudar o projeto, do contrário é melhor esperar por atualizações.

Confira neste vídeo de gameplay um trecho de Northern Lights:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo