AnálisesPCVR

Crystal Raiders VR – Caçar cristais causa enjoo | Análise

Crystal Raiders VR traz uma experiência que não é legal para ser jogada solo

Analisado no PC usando o Windows Mixed Reality


Crystal Raiders VR é um jogo de ação, exploração e plataformas, desenvolvido pela Nieko e distribuído pela VRKiwi. O título foi lançado em 10/12/2021 e atualmente está disponível somente na Steam.

Crystal Raiders é mais um jogo feito para a realidade virtual que utiliza um conceito legal, mas tem uma execução questionável. O jogo tem potencial entretanto, o foco no multiplayer, os controles e o desempenho ruim ofuscam bastante essa experiência.

Crystal Raiders

Seguindo a pegada de “Phantom Abyss”, em Crystal Raiders nós iremos desbravar masmorras para encontrar e recuperar pedaços de uma relíquia. Essa aventura pode ser jogada solo ou em grupo de até 4 jogadores, com níveis compostos por vários desafios como, armadilhas, monstros e muitas plataformas.

Os trailers passam uma boa impressão, mas a minha experiência começou com o pé esquerdo já logo no início do tutorial onde tive de configurar os controles. Joguei utilizando um Windows Mixed Reality e o jogo possui compatibilidade total com eles e também com os outros headset mais populares, contudo a função de “corrida” está colocada por padrão no botão do analógico, o que pode gerar problemas. Infelizmente ao pressionar os analógicos no WMR por padrão faz com que o menu da steam abra, ou seja, eu tive de entrar nas configurações e mudar a função para outra tecla, algo que um usuário comum provavelmente não saberia como fazer.

Bom, apesar dos comandos funcionarem, os controles precisam de melhorias. Nas configurações temos o comum de todos os jogos de realidade virtual, sendo possível jogar em pé ou sentado, porém as opções de câmera precisam de correções. A câmera pode ser configurada para pegar os referenciais dos analógicos, do corpo ou da direção em que o jogador está olhando, podemos escolher os ângulos de virada do snap turn ou smooth turn, porém o snap turn é horrivel atrapalhando bastante na precição ao se realizar a parte de plataformas e o smooth turn é muito lento mesmo com a configuração máxima, o que não só o deixa injogável como pode causar enjoo.

Se o início foi ruim, a jogatina também não impressiona. O jogo claramente foi pensado para ser aproveitado em coop, uma decisão que geralmente é o calcanhar de Aquiles de vários jogos, visto que a comunidade de VR não é grande sendo difícil de se achar outros jogadores.

Sem conseguir achar nenhum outro jogador durante os testes, nossa experiência foi sempre solo e não foi muito boa. Basicamente o jogo é um “dungeon runner”, você escolhe suas armas no início do nível, parte para as os desafios, coleta fragmentos e melhora seus equipamentos depois de terminar a dungeon. Jogar sozinho é bem chato e enjoativo, praticamente não existe nenhuma dificuldade, os puzzles são simples, as armas em sua maioria são ruins e o único combo que compensa é a combinação de martelo e pistola, as plataformas ou são fáceis demais ou são frustrantes demais e como não existem checkpoints, caso você caia terá de recomeçar o nível.

Os gráficos são ok, a abordagem é cartunesca deixando tudo com cara de “desenho animado”, temos muitas cores vivas e a ambientação é legal. Infelizmente mesmo possuindo gráficos simples, o jogo sofre com graves problemas de otimização e por este motivo eu não consegui jogar sessões prolongadas, as quedas de quadros eram constantes o que acabou me causando enjoo. Esse problema me pegou de surpresa visto que rodei títulos VR como Alyx, Medal of Honor e até o mais recente After the Fall sempre com folga e os gráficos aqui não trazem nada de impressionante.

Crystal Raiders VR

No final Crystal Raiders VR traz uma experiência que não é legal para ser jogada solo, mas que pode se tornar interessante se você tiver alguém para jogar coop. O jogo tem um conceito legal e um preço camarada, contudo por causa da experiência solo e da falta de jogadores online, eu prefiro o recomendar somente para quem tem certeza de que terá alguém para se jogar coop.

Confira neste vídeo de gameplay as primeiras impressões de Crystal Raiders VR:

Crystal Raiders VR

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Conceito
  • Preço

Negativos

  • Falta Otimização
  • Experiência solo ruim
  • Frustrante

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo