AnálisesPC

Hidden Deep – Impressões do Acesso Antecipado | Análise

Título ainda em desenvolvimento, portanto partes desta análise podem estar em desacordo com versões futuras.

Jogo testado no PC


Hidden Deep é um jogo de ação e exploração sci-fi 2D, desenvolvido pela Cogwheel Software e distribuído pela Daedalic Entertainment. O título está chegando dia 24/01 ao PC em regime de acesso antecipado e ainda sem uma previsão de quando sairá a versão final e sem informações se o título será lançado em outras plataformas.

Inspirado nos clássicos sci-fi dos anos 80/90 e em jogos como Half-Life, Hidden Deep traz uma trama interessante que é complementada por uma boa ambientação e uma jogabilidade que pode tornar esta aventura um tanto frustrante.

Hidden Deep

A trama é de deixar todo fã de sci-fi interessado. Nessa aventura nós iremos assumir o papel de um líder de uma “segunda” equipe de pesquisadores/exploradores, enviados para um instalação no fundo do mar com a missão de descobrir o que aconteceu com a primeira equipe enviada à este lugar para investigar estranhas anomalias que estavam acontecendo ali.

Os primeiros minutos de jogatina foram o suficiente para me passar uma certa dose de nostalgia, por algum motivo toda a atmosfera me fez recordar do título Alien 3 do Snes e assim como no antigo clássico, aqui será necessário explorar, fazer plataformas e enfrentar monstros. Munidos de um arsenal generoso teremos de explorar cavernas e instalações, cavar túneis, resolver “puzzles” e enfrentar os perigos que se escondem nesse abismo.

O arsenal é grande e para completar esta missão temos à nossa disposição máquinas, cordas, drones, scanners de terrenos, explosivos, armas de fogo e um disparador de arpões que basicamente é o item que mais será usado durante a jogatina.

Esta é uma aventura que não pode ser concluída “solo” e apesar de termos modos de jogo single player e a possibilidade de jogar coop utilizando o Steam Remote Play, no modo single player teremos de controlar outros personagens. Além do explorador principal, seremos obrigados a controlar outros personagens durante a jogatina, os “engenheiros” que basicamente são personagens que não podem utilizar a maior parte dos equipamentos disponíveis no arsenal, mas em troca eles são especialistas em operar o maquinário necessário para abrir caminho e transpor alguns obstáculos.

Hidden Deep

Prepare sua paciência porque você irá morrer bastante. O jogo tem uma física que tenta “simular” os perigos que envolvem as escaladas, ou seja, cair de certas alturas e atingir pedras rapidamente é morte certa. As mecânicas que podem te levar a morte, forçam o jogador a pensar um pouco sobre como ele irá transpor o próximo obstáculo o que é legal, mas no atual estado do jogo essas mecânicas podem ser frustrantes demais.

Por ser um acesso antecipado o jogo não está completo e é comum que ocorram problemas e este é um título que irá precisar de algumas correções. A maior parte dos problemas aqui está relacionada às animações, embora estas sejam bem feitas é comum que elas ocorram de forma inconstante ou lentas demais ou rápidas demais o que pode resultar em várias mortes por motivos bobos como dar um passo a mais ao chegar perto de um precipício, animação de pulo que demoram a acontecer e outras ações que acontecem de forma irregular. Infelizmente isso não é tudo é temos outros problemas como o sistema de ordens que precisa de melhorias e as hitboxes dos inimigos que precisam de uma total reformulação pois no atual estado é quase impossível de se acertar os inimigos de forma precisa.

Hidden Deep

Os gráficos são simples, o jogo é em 2D mas não faltam detalhes, a ambientação é muito boa, o campo de visão é limitado, temos cavernas, instalações, laboratórios e monstros, tudo bem detalhado. A trilha sonora é simples mas foi bem feita, com atenção ao som ambiente que ajuda a criar uma atmosfera de tensão.

No final Hidden Deep é um título com muito potencial e que com certeza irá agradar os fãs de exploração e sci-fi. Ainda não temos confirmação de preço e o título será lançado em acesso antecipado, por estas razões eu prefiro recomenda-lo somente para quem quiser ajudar o projeto, mas já adianto que vale a pena segui-lo e adicioná-lo na sua lista de desejos.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Hidden Deep:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo