AnálisesPC

Serious Sam: Siberian Mayhem – “From fans with love” | Análise

Serious Sam: Siberian Mayhem é definitivamente uma expansão feita de fãs para fãs

Analisado no PC


Serious Sam: Siberian Mayhem é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Timelock Studio em conjunto com a Croteam e distribuído pela Devolver Digital. Siberian Mayhem será lançado para PC dia 25/01/2022 e até o momento não temos previsão para versões de console.

A franquia Serious Sam sempre teve como características sua carnificina ao colocar centenas, até milhares de inimigos na tela e seu suporte a mods. Siberian Mayhem começou como um mod feito por fãs e acabou se tornado uma expansão standalone com suporte da Croteam, essa nova aventura traz mais conteúdo na medida certa para quem gosta da franquia.

Serious Sam Siberian Mayhem

Siberian Mayhem é uma expansão que se passa entre o penúltimo e o último capítulo de Serious Sam 4. Aqui nós iremos acompanhar Sam “Serious” Stone que chega na gelada região da Sibéria trajando seus óculos escuros, sua camiseta branca, calça jeans e tênis, sozinho Sam precisa desbravar este lugar para chegar em Tunguska e tentar impedir que o corrupto “General Brand” entregue o “Santo Graal” para o vilão “Mental”.

A jogatina continua na mesma pegada dos outros jogos, ou seja, temos muito tiro porrada e bomba, mas aqui a carnificina começa logo cedo. Diferente dos outros jogos da franquia onde nós somos apresentados a novos equipamentos conforme passamos de nível, em Siberian Mayhem nós conseguimos acesso a todo o poder de fogo bem mais cedo e acredite você vai precisar dele.

Serious Sam Siberian Mayhem

Como a expansão se passa durante o final do quarto jogo, temos praticamente quase todos os inimigos do jogo base já no começo. O jogo não segura na mão e logo no primeiro nível precisamos enfrentar Reptiloids, Zealots, Mechanoid e os malditos esqueletos, a quantidade de inimigos é grande, mas o arsenal e os recursos também são e para deixar tudo mais interessante temos algumas adições.

“Things are okay when you have an AK”. Esta não é uma simples DLC, a expansão não só traz o arsenal e os inimigos do quarto jogo, como expande um pouco em todas as direções. Temos 4 novos inimigos que incluem uma torre armada até os “dentes”, 2 novos gadgets e 3 novas armas sendo uma delas a inédita AK. Os mapas são grandes com ambientes abertos e fechados, a exploração é a chave para tudo, pois explorar a região te levará a itens, segredos, easter eggs, missões secundárias e até puzzles.

Serious Sam Siberian Mayhem

No quesito gráficos e performance, a expansão chega com a mesma cara do jogo base, além de ter todas as melhorias e correções já lançadas até a data atual. Jogamos em uma build de testes e o jogo se comportou muito bem, com quadros estáveis e poucas quedas, mas infelizmente sofremos alguns “softlocks”. Basicamente na versão testada várias partes do mapa possuíam área fechadas que estão diretamente ligadas a quantidade de inimigos do lugar, ou seja, se você não eliminar até o último os portões não vão abrir e isso se mostrou um problema, visto que em algumas situações os inimigos não apareciam ou apareciam dentro de construções sendo impossível eliminá-los, o jeito era recarregar o checkpoint e tentar de novo.

Serious Sam Siberian Mayhem

No final Serious Sam: Siberian Mayhem é definitivamente uma expansão feita de fãs para fãs, o jogo é bom e adiciona conteúdo justamente na parte que não foi bem aproveitada durante o quarto jogo. O preço cobrado é justo, sendo que os jogadores que tiverem Serious Sam 4 em suas bibliotecas ganham um desconto adicional e é certeza que essa expansão irá agradar a todos que gostam da franquia, contudo por ser uma expansão standalone eu prefiro recomendar este título somente para quem jogou o quarto jogo ou para quem pretende adquirir o pacote do quarto jogo mais a expansão, do contrário você não irá entender nada.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Serious Sam: Siberian Mayhem:

Serious Sam: Siberian Mayhem

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Old School
  • Feito de fãs para fãs

Negativos

  • Alguns bugs
  • Possibilidade de softlock

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo