AnálisesPCPlayStationXbox

Shadow Warrior 3 – Uma divertida mistura de Doom com Serious Sam | Análise

Quem jogou os dois primeiros jogos vai ter uma surpresa, Shadow Warrior 3 está bem diferente.

Analisado no PC


Shadow Warrior 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa que combina muita ação com uma boa pitada de humor, o título está sendo desenvolvido pela Flying Wild Hog, será distribuído pela Devolver Digital e está chegando dia 01/03 para PC, PlayStation e Xbox.

Shadow Warrior é uma franquia que pode ser reconhecida tanto pelos jogadores old school, quanto pela nova geração. O primeiro jogo foi feito pela 3D Realms e lançado em 1997 para MS-DOS, vários anos se passaram até que a franquia ganhou um reboot em 2013, agora feito pela Flying Wild Hog o novo jogo fez sucesso rendendo uma sequência, Shadow Warrior 2 lançado em 2018 e agora temos mais uma continuação com Shadow Warrior 3.

Shadow Warrior 3

Sem spoilers do novo jogo. O segundo jogo terminou com o protagonista Lo Wang ajudando a libertar um dragão e sendo engolido pelo mesmo, esta terceira entrada é a sequência direta do segundo jogo. Aqui nós iremos acompanhar Lo Wang com o auxílio de seu ex patrão / inimigo / aliado Zilla e a máscara de seu velho amigo Hoji, em uma aventura para tentar recapturar e prender o dragão que eles acidentalmente soltaram.

Quem jogou os dois primeiros jogos vai ter uma surpresa, Shadow Warrior 3 está bem diferente. O novo jogo não só melhora as mecânicas encontradas nos jogos anteriores como introduz novas, além disso temos uma diferente abordagem nos níveis e na jogabilidade que vem acompanhada de bastante humor e acaba criando uma experiência que é uma mistura de Doom com Serious Sam.

Shadow Warrior 3

As diferenças começam a ser notadas logo nos primeiros níveis onde somos apresentados as primeiras novas mecânicas. O novo título adiciona um arpão, pulo duplo, impulso no ar e execuções, todos esses movimentos e acessórios são necessários para avançar pelos níveis bem como transpor obstáculos e ativar algumas armadilhas nas áreas de combate.

A jogabilidade é bastante diferente, a adição dos movimentos e acessórios fazem dessa uma experiência bastante parecida com Doom onde temos uma movimentação rápida com pouco tempo para pensar, se resumindo a atirar e correr. Mas como disse, essa é uma mistura e se a jogabilidade é parecida com Doom, a carnificina, os absurdos e o humor constante são totalmente inspirados em Serious Sam, temos até inimigos kamikaze que gritam.

Shadow Warrior 3

Nessa aventura Lo Wang está meio louco com tudo o que aconteceu e o personagem acaba encarnando o lado badass e sarcástico de Sam “Serious” Stone. O humor é até demais, o protagonista faz o tempo todo referências a filmes, jogos e músicas da cultura pop, são frases de efeito que combinam na medida certa com o banho de sangue que Lo Wang e sua katana fazem.

A carnificina é grande e uma boa parte dela é resultado das finalizações introduzidas no jogo. Basicamente para finalizar um inimigo você precisa coletar orbs para encher sua barra de finalização, para inimigos comuns é necessário uma barra e inimigos maiores consomem duas barras. Ao finalizar um inimigo você enche completamente sua vida e além disso consegue um item específico daquele inimigo, os itens variam desde bônus de vida, congelamento em área, lasers e até um buraco negro, não precisa jogar para perceber que o estrago aqui é grande.

Shadow Warrior 3

Os dois primeiros jogos foram feitos na Road Hog Engine, contudo por causa dos custos, do trabalho e do tempo gasto para se manter e atualizar o motor, a Flying Wild Hog acabou optando por mudar sua estratégia e a escolha foi passar a utilizar a Unreal Engine 4. Essa mudança veio em boa hora, Shadow Warrior 3 chega com belos gráficos, com uma boa otimização e com suporte a ultrawide, embora este último venha acompanhado de problemas durante as cutscenes, onde de maneira aleatória elas esticam ou se enquadram com as faixas pretas dos lados.

Além da nova engine, o jogo tem suporte ao DLSS da Nvidia e também com o Fidelity FX (FSR 1.0) da AMD o que é uma maravilha. Por se tratar de um jogo com o foco na movimentação rápida, quanto mais quadros melhor e essas adições ajudam bastante, sem falar que essas tecnologias também ajudam os jogadores com máquinas mais simples.

Shadow Warrior 3

No final Shadow Warrior 3 é um título divertido que com certeza irá agradar à quem jogou os dois primeiros jogos, bem como à quem está conhecendo esta franquia. O preço cobrado é justo, contudo assim como seus antecessores o jogo continua curto, mesmo assim pela diversão proporcionada, eu com certeza posso recomendá-lo para todos que gostam da franquia ou para quem quiser experimentar algo diferente.

Confira neste vídeo o início do gameplay de Shadow Warrior 3:

Shadow Warrior 3

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Jogabilidade
  • Humor na dose certa

Negativos

  • Curto
  • Baixo Fator Replay

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo