AnálisesPC

FixFox – Impressões do Preview

Título ainda em desenvolvimento, portanto pontos desta análise podem estar em desacordo com versões futuras e finais do jogo.

Jogo testado no PC


FixFox é um jogo indie de aventura “sci-fi” que está sendo desenvolvido pelo estúdio tcheco Rendlike, o jogo será publicado pela Joystick Ventures e deve chegar nos PCs em 31/03/2022.

No universo de FixFox os humanos introduziram códigos genéticos de animais em seu DNA. Primeiro isso foi feito por causa da moda, depois a Terra sofreu mudanças climáticas que forçaram os humanos a expandirem essa técnica pois o pelo animal os mantinha quentes. Além de características como os pelos e feições animais, os humanos descobriram que também possuíam a habilidade de hibernação e utilizaram essa para explorar outros mundos.

FixFox

Nessa aventura nós iremos acompanhar a jornada de Vix, uma mecânica “espacial” que faz seu trabalho acompanhada da sua tagarela caixa de ferramentas/AI “Tin”.  Vix é enviada em uma missão com o objetivo de consertar um “beacon” em um planeta, a viagem ia tudo bem até que ela teve de fazer um pouso forçado e a AI Tin ejetou suas ferramentas para tentar equilibrar a nave. Agora sem ferramentas a raposinha tem de se virar com o que achar no melhor estilo MacGyver, consertando equipamentos para tentar concluir o objetivo de sua missão e quem sabe no caminho descobrir outros segredos.

A versão que jogamos é um alpha e o conteúdo pode estar diferente da versão final, contudo o que estava disponível era o suficiente para se ter uma ideia do que esperar da versão final. FixFox é um jogo com o foco total na história que é legalzinha e para avançar é preciso explorar, consertar, construir e resolver pequenos puzzles.

FixFox

O jogo possui mecânicas legais e realizar consertos é uma tarefa que requer diferentes tipos de materiais. Como Vix perdeu suas ferramentas, você precisa improvisar com o que estiver disponível, moedas e espátulas servem para retirar parafusos, espanadores e escovas de dente para limpar sujeira e porque não usar selos ou band-aids para reparar fios. A mecânica de reparar é interessante e para conseguir os materiais é preciso explorar e até fazer troca com alguns NPCs, mas não seja ganancioso pois, fazer muitas boas ações ou coletar muitos itens trazem suas consequências.

A exploração é feita em grande parte no controle de uma motocicleta e tem seus altos e baixos. No início explorar é bem legal, no controle da motocicleta você vai desbravar o mapa, descobrindo novos lugares sempre acompanhado de uma bela trilha sonora. A parte ruim é que não temos marcadores de objetivos e por causa disso em determinados momentos você se sente em um “walking simulator”, principalmente depois de liberar todo o mapa.

FixFox

Os gráficos são bastante simples, tudo aqui é feito em pixel art, temos uma câmera com visão superior e com poucos detalhes, mas não se engane o título tem seu charme.

No final FixFox chamou bastante nossa atenção, este é mais um jogo indie que prova que não é preciso um orçamento milionário e nem gráficos de última geração para se criar uma boa experiência. O jogo será lançado no final deste mês e eu recomendo que o adicione na sua lista de desejos, pois esta é uma experiência diferente que vale a pena ser jogada.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo