AnálisesMobilePCVR

2076 – Midway Multiverse – Em time que está ganhando, não se mexe? | Análise

2076 - Midway Multiverse é um shoot ‘em up, desenvolvido e distribuído pela Ivanovich Games e lançado para PC VR em 03/02/2022.

Analisado no PC usando o Windows Mixed Reality


A Ivanovich Games vem trazendo boas experiências e reimaginações dos antigos jogos de arcade para a realidade virtual. Há alguns anos eles lançaram Operation Warcade VR, baseado nos antigos jogos de guerra dos anos 80, logo após tivemos Pangman, uma reimaginação do antigo jogo de arcade PANG e para fechar a lista em 2020 foi lançado 1976 – Back to Midway baseado nos clássicos do arcade 1942 e 1943.

2076 – Midway Multiverse chega como uma sequência de 1976, o título traz e melhora as mecânicas introduzidas em Back to Midway, contudo peca nos controles e em alguns modos de visualização.

2076 - Midway Multiverse

Continuando com o tom bem humorado, 2076 é uma sequência de 1976. Em Back to Midway nós voltamos no tempo para combater os nazistas que tinham ganhado a guerra e controlavam o mundo. Esse vai e vem de viagens no tempo acabou alterando diversos universos paralelos, onde os nazistas não só ganharam a guerra como expandiram seu poder pela galáxia, agora com a ajuda de um Dr. Ivanovich do futuro nós iremos combater essas diversas ameaças pelos vários multiversos.

A jogabilidade continua seguindo o padrão de shoot’em ups, em Back to Midway nós tínhamos uma jogabilidade de rolamento vertical com alternância entre os planos 2D e 3D que acontecia durante as zonas de imersão. 2076 muda este estilo, agora a jogabilidade é baseada em rolamento horizontal, dando mais ênfase na alternância entre os planos 2D e 3D com a introdução de diferentes modos de visualização e também contando com as zonas de imersão. A nova jogabilidade é uma mistura bastante parecida com o que é encontrado nos títulos da série Macross lançados desde o NES até o PS1, contudo a abordagem aqui é um pouco falha visto que é fácil perder nossa nave de vista na maioria dos cenários.

Este é um título com um conceito legal e uma jogabilidade divertida, porém ele peca bastante nos controles. Diferente de 1976 onde tínhamos acesso aos mais variados tipos de controle, 2076 os limita bastante e força o jogador a ter de utilizar os controles touch do headset para jogar o modo história. Essa limitação foi feita pois é necessário interagir com o cenário para transpor alguns obstáculos, porém essa mudança não foi bem pensada, pois os controles de interação não são bons e são difíceis de utilizar quando se está jogando sentado, fora que interagir com o cenário enquanto você precisa atirar e desviar de projéteis com a nave não é algo simples de se fazer. Os outros tipos de controle não foram embora e é “possível” utilizá-los no modo arcade, porém novamente temos problemas e às vezes o jogo não reconhece os outros controles.

Graficamente o jogo é OK. Não espere por nada incrível, os cenários variam bastante mas no geral eles não possuem muitos detalhes, contudo o pouco que temos foi bem feito, as cores podem ser um problema pois em alguns mapas fica difícil distinguir a nossa nave dos projéteis e do fundo do cenário, é nessas horas que você se perde sem saber onde a nave está. As zonas de imersão ganharam mais detalhes e nesses momentos é possível perceber uma melhor utilização das cores e das texturas, mas infelizmente toda essa temática futurista e espacial chega com um custo de performance maior e o jogo acaba sendo mais pesado do que os anteriores.

No final 2076 – Midway Multiverse é um jogo divertido com uma proposta legal, só que com uma regressão considerável nos controles, fica claro que o desenvolvedor tentou modificar a experiência alterando os bons controles do título anterior, contudo o resultado não foi totalmente positivo. O preço cobrado é justo e os controles podem ser consertados com futuras atualizações, por esses motivos eu posso recomendar este título para todos que gostem de jogos arcade e para todos que gostaram dos outros jogos da Ivanovich Games.

Confira neste vídeo de gameplay um trecho de 2076 – Midway Multiverse:

2076 - Midway Multiverse

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Imersivo
  • Diferente

Negativos

  • Controles
  • Baixa Otimização

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo