AnálisesPCPlayStation

Salt and Sacrifice – Um sal com gosto diferente | Análise

O combate é um dos pontos positivos desse novo título.

Analisado no PC


Salt and Sacrifice é um RPG 2D com combate souls like e elementos metroidvania, desenvolvido e distribuído pela Ska Studios e que está chegando hoje dia 10/05/2022 para PlayStation 4 e 5 e PC com exclusividade na Epic Games Store.

Dos mesmos desenvolvedores de “Salt and Sanctuary”, Salt and Sacrifice não é uma continuação, mas um novo jogo que herda e melhora as mecânicas do primeiro título, criando uma boa experiência que é complementada pelo multiplayer online e local com coop e invasões.

Salt and Sacrifice

Como dito acima esta não é uma continuação, em Sacrifice o reino de Altarstone está em decadência e está sendo corrompido por “Magos”, seres que foram tomados por sua sede de poder e agora aterrorizam o lugar. Aqui nós iremos criar e jogar com um personagem condenado por um crime que entra na legião de “Inquisidores Marcados” para participar dessa caçada aos magos em busca de redenção. A história é legal, mas assim como a série Souls você precisa explorar e conversar com npcs para tentar entender o que está acontecendo, por causa disso muitos irão ignorar a história e partir para o combate e exploração sem entender o porquê de tudo o que está acontecendo.

Antes de começar esta caçada é preciso primeiro criar o seu personagem e nessa etapa é necessário tomar algumas decisões. Ao criar o seu personagem é possível escolher o nome, aparência, sexo, classe e crime cometido, as principais escolhas aqui são a classe e o crime cometido pois estas irão ditar quais os itens, armaduras e habilidades o seu personagem terá inicialmente. Infelizmente pouca informação é fornecida nessa etapa, o que é um problema, pois não existe nenhuma referência aos tipos de itens iniciais pertinentes a cada crime e você precisa escolher cegamente um deles.

Salt and Sacrifice

O lado positivo desse sistema é que embora a classe e o crime influenciem seu começo, é possível adaptar o seu personagem para utilizar qualquer combinação de arma e armadura através dos pontos da árvore de habilidades passivas. Para adicionar os pontos passivos é preciso subir o nível do personagem, o que envolve um certo tempo de jogatina, tempo este que pode ser estendido, pois cada classe tem pontos iniciais diferentes nesta árvore de habilidades, assim se você quiser jogar com um mago, escolher uma classe mágica será mais eficiente, se quiser jogar com espadas longas escolha um guerreiro, etc.

Quando o quesito é construção de personagem o jogo acerta e erra em alguns pontos. Embora tenhamos disponíveis várias combinações de armas e armaduras, infelizmente os efeitos especiais de arma são travados no equipamento e a tendência é você encontrar e gostar de uma arma e acabar utilizando-a durante toda a jogatina, pelo simples fato de outras armas não terem aquele ataque especial. Para complementar esse problema não será possível fazer muitas combinações de equipamentos com um personagem, pois a maioria deles requer um tipo de habilidade passiva para ser usado e se você quiser explorar essas combinações será necessário criar e jogar com outros personagens.

Salt and Sacrifice

O combate é um dos pontos positivos desse novo título. Assim como o seu antecessor, o combate de Sacrifice é baseado no estilo Souls, ou seja os inimigos causam bastante dano e você precisa sobreviver com recursos limitados. Comparado com o primeiro título, o combate aqui está bem melhor e tudo foi mais refinado, as hitboxes estão bem calibradas, temos diversos tipos de inimigos, cada tipo com sua combinação de movimentos únicos e vários chefes diferentes que serão fonte de alegria, desespero e frustração. A dificuldade do jogo é moderada, o jogo não é difícil e sim punitivo, você irá morrer bastante para situações bobas e não espere passar os chefes de primeira, mas calma que tudo fica mais fácil assim que você começar a identificar os padrões de movimentos de inimigos e chefes, aí é só controlar a energia e não ter ganância na hora de atacar.

Os mapas são grandes e a exploração é feita de forma vertical e horizontal, temos obeliscos que funcionam como fogueiras, mas não existe viagem rápida entre eles. Explorar é necessário pois existem vários segredos, itens e materiais espalhados pela região, além de ser um fator obrigatório para se encontrar novos chefes. O backtracking faz parte dessa jogatina e é nele onde encontramos os elementos metroidvania, cada área possui portas e áreas inacessíveis que requerem uma certa quantidade de chefes derrotados ou ferramentas específicas para serem abertas ou alcançadas, não é preciso ser experiente para se perceber que assim que você derrotar vários chefes ou conseguir aquela ferramenta, você será forçado a voltar para áreas já completadas para conseguir prosseguir e viagem rápida faz falta aqui.

Salt and Sacrifice

Graficamente o jogo está legal, os modelos de personagem continuam simples, mas estão bem mais detalhados do que os do primeiro jogo, o mais interessante nos gráficos são os cenários e efeitos presentes em cada mapa e região, com uma certa atenção em especial aos planos de fundo que possuem vários efeitos e até reflexos. Diferente dos gráficos, o som do jogo é bem ruim e não impressiona, não temos vozes, os efeitos de ataques e magias são básicos e a maior parte do tempo você não irá perceber a música de fundo.

O mais interessante de Salt and Sacrifice foi a adição de multiplayer, sendo possível jogar toda a campanha com um amigo, seja em coop local ou online e com opção de PVP. Nos nossos testes nós conseguimos jogar online no PC e a experiência foi bastante positiva, não tivemos problemas de conexão e o melhor de tudo é que o loot é único para cada personagem.

Salt and Sacrifice

No final Salt and Sacrifice traz uma boa experiência que com certeza irá agradar aos fãs de jogos souls like ou quem procura um título divertido para se jogar em coop. O preço de pré-venda era camarada, mas infelizmente o jogo sofreu um aumento expressivo de preço depois do lançamento, com a versão final para PC tendo o preço equiparado ao do console. Por este motivo e por ser um jogo com certa repetição, eu recomendo que espere por uma promoção.

Confira neste vídeo em Live o começo de Salt and Sacrifice em Coop no PC:

Salt and Sacrifice

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Coop/PVP online
  • Desafiador

Negativos

  • Preço
  • Repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo