AnálisesPCPlayStationXbox

Sniper Elite 5 – Um tiro que quase saiu pela culatra | Análise

Nós iremos novamente acompanhar o atirador de elite e protagonista da série “Karl Fairburne”

Analisado no PC


Sniper Elite 5 é o no título da franquia Sniper Elite, desenvolvido e distribuído pela Rebellion, o jogo foi lançado em 25/05/2022 e atualmente se encontra disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e Xbox Game Pass.

Trazendo novidades e ao mesmo tempo removendo mecânicas e simplificando a jogabilidade, Sniper Elite 5 é divertido principalmente se for jogado em co-op, mas não espere muito. Este é um caso de “um passo para frente e dois passos para trás”, infelizmente o resultado final não é o de uma evolução e apesar de ter o seus momentos, o novo jogo não consegue ser melhor do que seu antecessor.

Começando pela história, aqui nós iremos novamente acompanhar o atirador de elite e protagonista da série “Karl Fairburne” em sua missão para parar o “Project Kraken”. Essa aventura se passa em 1944 na França e Karl terá de ajudar e ser ajudado pela resistência francesa, concluindo objetivos e destruindo alvos para adquirir informações sobre o projeto secreto e quem sabe descobrir um meio de parar os nazistas. Não espere muita coisa, a história é bem genérica, os protagonistas são fracos e você não irá lembrar de ninguém, basicamente a trama só serve como um plano de fundo e o foco está na jogatina.

Sniper Elite 5

Pouco “sniping” e muita correria/infiltração

Quando o assunto é jogabilidade, esta quinta entrada claramente se distancia do elemento que deixou esta série famosa, os tiros de longa distância. Infelizmente neste novo título, os desenvolvedores tentaram introduzir elementos de “Hitman e Splinter Cell”, só que essa mistura acabou alterando o foco da jogatina e na maior parte do tempo o rifle será muito pouco usado.

O grande responsável pelo pouco uso dos rifles são os mapas. Infelizmente os mapas de Sniper Elite 5 possuem poucos pontos favoráveis a tiros de média e longa distância e grande parte dos objetivos requerem que você infiltre em algum complexo, base ou bunker, assim o rifle perde a sua função pois você acaba passando a maior parte do tempo em confrontos a curta distância e por esse motivo a submetralhadora e a pistola acabam se tornando suas armas principais.

Sniper Elite 5

Para piorar esse aspecto, apesar de grandes, os mapas são bastante lineares e cheios de paredes invisíveis que limitam a movimentação e forçam o jogador a ter andar bastante por rotas pré-definidas sem a opção de atalhos. Alguns mapas são bastante frustrantes de se movimentar, pois na maior parte do tempo essas paredes invisíveis estão no formato de morrinhos de terra ou obstáculos que o personagem claramente poderia transpor.

Além dos mapas não ajudarem, o jogo recebeu várias mudanças, algumas para melhor, mas na maior parte do tempo elas passam a impressão de um regresso e não evolução. Para começar, Karl perdeu a habilidade de “correr” enquanto está abaixado, o que torna a progressão demasiadamente lenta, o protagonista também esqueceu como se pegar e arremessar pedras, estas foram substituídas por garrafas que tem quantidade limitada e na data desta análise elas se encontravam completamente bugadas. Temos menos armas, as armas espalhadas pelo cenário são de uso limitado e não podem ser recarregadas, grande parte dos gadgets foram substituídos por opções “não letais” que basicamente são inúteis, visto que não existem missões de incapacitar o alvo, somente eliminação, mas nem tudo é ruim.

Sniper Elite 5

O jogo introduziu customização de armas e esse novo sistema facilitou bastante a aquisição de modificações, também temos som de disparo que é algo variável conforme as modificações que você instalar na suas armas e o som faz com que os inimigos fiquem alerta e saiam a sua procura caso eles ouçam o seu tiro.

No papel é uma boa ideia, na prática nem tanto

A grande novidade deste novo título é a introdução de “Invasões”. Inspiradas claramente nos títulos da FromSoftware. Sniper Elite 5 conta com coop e com um modo de invasões, onde jogadores podem invadir os jogos de outros, entrando no papel de um atirador do eixo com o objetivo de caçar os anfitriões da partida.

Como dito acima no papel essa ideia é interessante, contudo a execução é bastante questionável. Não espere um jogo de gato e rato, onde atiradores tentam identificar a posição do inimigo e trocam tiros de longa distância, infelizmente as invasões aqui são mais um jogo correria onde ficar parado literalmente te leva a morte.

Sniper Elite 5

Durante as invasões, o invasor pode deixar as tropas do eixo em modo de alerta e tanto invasor quanto invadido podem usar telefones para conseguir saber a posição do seu adversário no mapa. Este telefone é totalmente desbalanceado, pois não existe um tempo nem quantidade de reusos, assim caso você invada uma partida coop, um oponente pode ficar utilizando o telefone sem parar revelando sua posição, enquanto o outro irá te caçar.

Esse é só um dos problemas, já que este é um jogo de “Sniper” e nas invasões ninguém pode ficar parado no mesmo local, pois caso você fique no mesmo local por muito tempo, sua localização será revelada para o inimigo e você levará dano de inatividade que pode levar a morte.

 

Os mapas também não ajudam, como disse mais acima existem poucos mapas focados em tiros de longa distância e a maioria dos combates acontecem em lugares fechados, ou seja, na maior parte do tempo as invasões se resumem a correr com uma submetralhadora e tentar atacar o inimigo primeiro.

Sniper Elite 5Não é difícil entender o porquê de os desenvolvedores terem colocado todas essas limitações nas invasões, eles claramente querem evitar que os jogadores adotem posições de “camper”, mas este é um jogo de Sniper e do jeito que está, as invasões são completas perdas de tempo.

Felizmente é possível habilitar ou desabilitar o modo de invasões durante a campanha solo ou co-op, mas ao desabilitar esse modo você irá receber menos experiência e infelizmente se você quiser liberar todos os itens será preciso jogar esse modo “PVP”, pois alguns itens estão travados atrás da sua performance nas invasões.

Graficamente o jogo está bem melhor do que seus antecessores, mas nem tudo está perfeito. Os personagens, armas, o terreno e as construções, todos esses receberam novas texturas com vários detalhes nos modelos e uma boa iluminação, mas infelizmente essas melhorias não são trazidas para as cinemáticas que contém modelos de personagens datados, com expressões que lembram as dos jogos de PS3.

Sniper Elite 5

A pior parte desta experiência é que até a data desta análise o jogo se encontrava carregado dos mais variados bugs. São muitos problemas, mas para resumir espere encontrar crashes aleatórios, problemas com save game incluindo o corrompimento do mesmo, bugs de animações e ações, itens que não funcionam como deviam, problemas de conexão e como já era de se esperar, mesmo com anti-cheat, já temos trapaceiros na versão de PC.

No final Sniper Elite 5 não é um jogo ruim, mesmo com problemas a experiência é legal, principalmente se você jogar em coop e o real calcanhar de Aquiles aqui é que como esta é uma sequência, naturalmente é esperado uma evolução, porém Sniper Elite 5 não é melhor do que seu antecessor Sniper Elite 4. Essa quinta entrada acaba dando “um passo para frente e dois para trás” ao corrigir algumas mecânicas maçantes do quarto título, ao mesmo tempo que simplifica, remove e altera completamente a jogabilidade e o foco nos tiros a média e grande distância. O preço cobrado é ok, mas por causa da quantidade de bugs e por ser uma experiência mediana, se você se interessou é melhor começar ou continuar jogando Sniper Elite 4, enquanto espera por uma promoção generosa deste quinto título, quem não quiser esperar, pode aproveitar e economizar alguns trocados pois o jogo se encontra disponível via Xbox Game Pass.

Confira neste vídeo o final da primeira missão e segunda missão completa de Sniper Elite 5:

Sniper Elite 5

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Coop
  • Gráficos
  • Bom Fator Replay

Negativos

  • Bugs
  • Mapas
  • Novos itens inúteis
  • Experiência simplificada

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo