AnálisesNintendoPC

Card Shark – É mais fácil ganhar a vida honestamente | Análise

O objetivo principal de Card Shark é conseguir dinheiro através de golpes para assim avançar na história

Analisado no PC


Card Shark é um jogo de aventura e “puzzles” na forma de quick time events, o título foi desenvolvido pela Nerial, está sendo publicado pela Devolver Digital e chega hoje, dia 02/06/2022, para o PC e para o Nintendo Switch.

Seguindo a linha do ame ou odeie, Card Shark traz uma aventura completamente original com mecânicas únicas, mas infelizmente a experiência é afetada pelos fracos tutoriais, pela simples interface e principalmente pela jogabilidade carrasca, bastando um único erro para acabar com sua jogatina.

Card Shark

Sem spoilers, se passando na França durante o Século XVIII, Card Shark nos apresenta a aventura de um simples servo mudo que trabalhava como garçom, até que um dia ele esbarra com o Conde de St. Germain (místico/alquimista que viveu durante o século XVIII), e eventos fazem com que o então garçom vire aprendiz do Conde, ambos tentam juntos ganhar a vida em busca da riqueza como trapaceiros, tirando dinheiro de nobres em jogos de cartas.

Como dito acima, este é um título com uma proposta completamente original e sua jogabilidade é totalmente baseada na ideia de se trapacear em jogos de cartas. Se no papel a ideia é interessante, infelizmente a execução não é lá essas coisas e este é mais um daqueles jogos onde você ama ou odeia, mas vamos lá.

Card Shark

O objetivo principal de Card Shark é conseguir dinheiro através de golpes para assim avançar na história e para isso você terá de dominar a arte da ilusão para aplicar os mais diversos truques feitos com cartas. Aqui, cada nível representa uma situação que envolve alguém com dinheiro e a dupla dinâmica querendo aumentar suas economias, como cada situação é única, você será forçado a aprender, praticar, memorizar e adaptar cada truque durante o caminho até o local.

No papel isso é bastante interessante e o jogo aproveita para nos apresentar a diversos truques com cartas, partindo de técnicas de embaralhar, marcar cartas, indo até múltiplos baralhos. Claro que truques mais complexos precisam de uma distração e você será forçado a chamar a atenção de alguma forma para executar algumas ações. Parece legal né, mas truques com cartas requerem bastante coordenação e infelizmente a jogabilidade não ajuda em nada nessa experiência.

Card Shark

Na prática, todos os truques são realizados com base em quick time events e comandos que representam as etapas, seja embaralhar, marcar, substituir cartas, fazer sinais ou interagir com algo. O problema aqui é que cada nível possui truques completamente diferentes com sequências de botões específicas, nada é padrão, a interface só é mostrada uma vez durante a viagem quando somos apresentados ao truque e basta um único erro para acabar com toda a jogatina. Esses fatores fazem com que você se sinta em um eterno tutorial, sendo forçado a praticar um ciclo onde é preciso memorizar e esquecer comandos a todo momento.

A dificuldade começa moderada e vai para alta rapidamente, tudo aqui está ligado a sua concentração e sua capacidade de memorizar os passos de cada truque. Essa combinação faz deste um jogo extremamente frustrante e punitivo, pois os truques vão ficando cada vez mais complexos conforme você avança na história, mesmo na dificuldade mais baixa a interface não está presente durante a jogatina nem ao menos para te lembrar do que fazer, assim é fácil esquecer os comandos ou se confundir e acabar apertando um botão errado e como dito, apenas um erro é o suficiente para que você falhe. Para piorar os controles nativos do PC são terríveis, o jogo claramente não foi pensado para ser jogado em teclado/mouse e um controle é necessário para uma melhor experiência.

Card Shark

Se a jogabilidade tem suas falhas, por outro lado a ambientação é boa. Os gráficos são simples e com poucos detalhes, mas não atrapalham a jogatina, sendo que a arte acaba dando um charme para o jogo. A trilha sonora é toda baseada em música clássica, o que não só combina com a temática e o período, como complementa perfeitamente a jogatina.

No final Card Shark é um jogo com uma proposta completamente original que empolga nos primeiros níveis, contudo esta empolgação pode durar pouco e acabar se transformando em muita frustração por causa da jogabilidade e de seus sistemas punitivos. O preço cobrado é um pouco salgado para o que o jogo entrega, assim eu prefiro recomendar este título somente para quem realmente se interessar e fica a dica, se você não tiver bastante paciência e uma boa memória é melhor passar longe.

Confira o inicio de Card Shark neste vídeo de gameplay:

Card Shark

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Original
  • Diferente
  • Ambientação

Negativos

  • Jogabilidade
  • Punitivo
  • Frustrante

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo