AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Capcom Fighting Collection – Atualizando clássicos para os dias atuais | Análise

Os jogos da coletânea também têm acesso a melhorias visuais como filtros de tela, configurações de resolução e de controles

Analisado no PC


Capcom Fighting Collection é uma coletânea de grandes jogos de luta da Capcom para Arcade que está chegando no dia 24/06/2022 para as plataformas PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X | S.

Os Arcades, também chamados popularmente de fliperamas, foram os grandes responsáveis por popularizar os jogos eletrônicos em uma época onde PCs eram de difícil acesso e consoles não existiam. “Pong” lançado pela Atari em 1972, foi o primeiro jogo eletrônico que atingiu sucesso comercial e desta data para os tempos atuais os Arcades foram o berço de várias franquias famosas e jogadas nos consoles e PCs da atualidade.

Por conta da idade e do interesse comercial, infelizmente vários desses jogos não possuem versões atuais e quem tem vontade de jogar estas joias precisa utilizar métodos alternativos para simular os sistemas destas máquinas. Para a alegria de quem cresceu torrando trocados nos fliperamas e para quem é mais novo mas se interessa por estes bons jogos, as empresas vêm desenvolvendo versões atualizadas destes jogos clássicos, por exemplo a SNK já atualizou praticamente todos os seus jogos da série The King of Fighters, introduzindo multiplayer online, placares de líderes e rollback netcode.

Nesse quesito de atualizações a Capcom vem fazendo um excelente trabalho, mostrando que não só sabe fazer jogos novos com seus recentes sucessos, como também deu atenção aos seus jogos clássicos que deram origem a várias de suas franquias de sucesso. Este trabalho começou recentemente com o lançamento do “Capcom Arcade Stadium” em 2021, uma plataforma que contém pacotes de jogos de Arcades da Capcom lançados entre 1984 e 2001, como os clássicos, Ghost’n Goblins, Final Fight, Captain Commando, Strider e 1943 – The Battle of Midway. A plataforma está crescendo e logo mais teremos o lançamento do “Capcom Arcade 2nd Stadium” que contém mais uma leva de jogos para o Arcade.

Capcom Fighting Collection - Vampire Hunter 2 Darkstalkers’ Revenge
Vampire Hunter 2: Darkstalkers’ Revenge era exclusivo do mercado japonês até então

É certeza de que quem se interessa pelo gênero notou a ausência de alguns jogos de luta e é aqui que esta coleção se encaixa. Lançada de forma separada do Arcade Stadium a Capcom Fighting Collection é uma coletânea de 10 jogos de luta que fizeram sucesso nos fliperamas e que agora estão chegando para as principais plataformas com atualizações e melhorias de qualidade de vida que todo jogo moderno possui.

Nessa coletânea você terá acesso aos seguintes jogos, Darkstalkers: The Night Warriors, Night Warriors: Darkstalkers’ Revenge, Vampire Savior: The Lord of Vampire, Vampire Hunter 2: Darkstalkers’ Revenge, Vampire Savior 2: The Lord of Vampire, Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition, Super Puzzle Fighter II Turbo, Super Gem Fighter Mini Mix, Cyberbots: Full Metal Madness e Red Earth. Todos os jogos possuem versões japonesas e americanas com exceção de Vampire Hunter 2: Darkstalkers’ Revenge e Vampire Savior 2: The Lord of Vampire que estão sendo lançados pela primeira vez fora do Japão e por isso só temos acesso a suas versões originais.

Assim como no Arcade Stadium, os jogos da Fighting Collection também têm acesso a melhorias visuais como filtros de tela, configurações de resolução e de controles, porém não é só isso e os jogos desta coletânea receberam um tratamento especial.

Além das já citadas acima, essa coletânea possui várias melhorias de qualidade de vida, começando pelo acesso a um menu de serviço que traz várias opções de customização do jogo, controles, tela e quick save/load game. Nas configurações de jogo é possível alterar a dificuldade, cronômetro, rounds, ligar e desligar personagens secretos e é claro ativar o modo free to play ou habilitar as fichas. Esses são jogos de arcade que utilizam de 4 a 6 botões e como os controles atuais possuem mais botões do que o necessário é possível alocar esses botões não utilizados para funções extras, como um botão para especial ou algum golpe específico. Nas configurações de tela é possível escolher entre vários filtros disponíveis, além de poder trocar ou expandir a tela e desativar a arte lateral que serve para preencher a tela em resoluções wide.

No modo online os jogadores podem disputar partidas, casuais, ranqueadas ou customizadas. Nas partidas casuais é possível escolher a versão do jogo, pareamento inter-regional e botão extra para golpe especial, nas partidas ranqueadas as escolhas mudam, aqui ainda é possível escolher a versão do jogo e o tipo de pareamento, porém os botões extras de especial estão desligados por padrão e você precisa saber jogar. Nos jogos customizados é onde a coisa muda de figura, além das opções citadas acima, nessa modalidade é possível criar eventos com até 9 jogadores e definir as condições de vitória, bem como trancar a sala com senha, ou você pode assistir uma partida no modo espectador. Vale lembrar que o modo online desta coletânea ganhou rollback netcode, algo essencial para minimizar o atraso de comandos.

Jogar esses clássicos com essas melhorias de qualidade de vida foi uma experiência incrível com uma boa dose de nostalgia, mas só jogar não é tudo. Para completar essa coletânea a Capcom introduziu um museu que contém uma galeria com músicas e artes de todos os jogos da coletânea. Nessa galeria é possível acessar mais de 500 artes oficiais, artes conceituais, documentos de design, manuais, guias, cartazes, banners e materiais não publicados de todos os jogos. Na trilha sonora temos mais de 400 músicas que incluem, introduções, músicas temas, trilhas de vitória e derrota, além de alguns remixes e conteúdo inédito exclusivo desta coletânea e você pode aproveitar o museu enquanto espera por uma partida online.

Capcom Fighting Collection - Super Puzzle Fighter II Turbo
Super Puzzle Fighter II Turbo

No final a Capcom Fighting Collection é uma coletânea muito bem trabalhada que atualiza vários clássicos para os dias atuais, introduzindo modo online sem destruir a experiência dos Arcades. Em nossos testes todos os jogos rodaram perfeitamente sem problemas, é possível perceber que muita atenção foi dada aos detalhes e isso reflete no preço. Infelizmente o preço cobrado é bastante salgado, pois mesmo trazendo conteúdo extra estamos falando de jogos “antigos” e a coletânea acaba incluindo 5 jogos de uma mesma franquia. Por estes motivos, eu prefiro indicar com preço cheio somente para quem é fã e realmente quer jogar estes jogos, caso contrário é melhor esperar por uma promoção.

Confira no vídeo abaixo uma partida em cada um dos jogos da Capcom Fighting Collection:

Capcom Fighting Collection

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Conteúdo Extra
  • Online com rollback netcode
  • Várias melhorias e atualizações

Negativos

  • Preço
  • 5 jogos de uma mesma franquia

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo