AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Oxide Room 104 – Um Roguelike de Terror | Análise

Oxide Room 104 é o típico game que vale a pena quando disponível no Game Pass, Playstation Plus ou quando houver uma boa promoção de preço

Analisado no PlayStation 5


Desenvolvido pela Wild Sphere e com seu lançamento em 16 de junho de 2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC, Oxide Room 104 traz bons sustos e um ambientação fantasmagórica, mas será que consegue fugir do “mais do mesmo”?

Importante informar que Oxide Room 104 não poupa os jogadores de temas extremante sensíveis tais como, suicídio, mutilação e outras situações para não dizer o mínimo, bizarras. Logicamente que somente aqueles que não se importam com essa temática terão uma imersão melhor ao decorrer da história.

Em Oxide Room 104 você controla Matthew, um jovem rapaz que se vê obrigado a ir até um Motel para atender a um pedido de socorro de um amigo e chegando lá se depara com uma emboscada o qual o faz ficar preso neste local.

Ainda que a história se inicie sem muita clareza e a única referência seja você acordando em um quarto de número 104, diversas anotações espalhadas pelo cenário fazem o papel de construção da trama, mas também esboçam a sensação de que já vimos isso em outros títulos do gênero.

O primeiro ponto negativo em Oxide Room 104 é sobre o personagem principal do game o qual inexiste qualquer carisma ou motivação, dando a impressão de que uma porta de madeira segurando uma arma teria a mesma semelhança. As reações de quando algo tenebroso acontece com Matthew não convencem e por muitas vezes até estragam a experiência, sendo até mesmo divertidas, por incrível que pareça.

Oxide Room 104

Está claro que se trata de um título de baixo orçamento, mas isso não isenta a Wild Sphere de ter um maior cuidado com o personagem principal assim como a dublagem do game que é sofrível em certos momentos.

Os efeitos sonoros são rasos e quase tudo no game dá a impressão de que está faltando algo como portas batendo, sons de vento, chuva, faíscas de lâmpadas. Talvez essa ausência seja proposital pois quer queira ou não, nos momentos de tensão onde seu personagem está em perigo, a trilha sonora cumpre seu papel.

Outro aspecto interessante em Oxide Room 104, é que ao morrer seu personagem retorna a vida, porém, itens do cenário e até mesmo portas, janelas e corredores estão alterados, criando assim uma nova run, no melhor estilo Returnal do PS5. Essa escolha foi muito bem acertada pois o fator replay não é tão comum

Oxide Room 104

Os gráficos estão muito aquém do que se espera até mesmo para a antiga geração de consoles, mas por termos uma ambientação mais escura e poucos objetos em cena, acaba por ser razoavelmente satisfatório. A paleta quase em sua totalidade acinzentada cria uma atmosfera que lembra, ainda que vagamente a títulos como Silent Hill e Resident Evil 0.

Oxide Room 104 é o típico game que vale a pena quando disponível no Game Pass, Playstation Plus ou quando houver uma boa promoção de preço e nem seria pelos defeitos do título, mas sim por ser extremamente curto. Sem muito esforço, com 2h ou 3h de duração já é possível finaliza-lo.

Confira neste vídeo um trecho de gameplay de Oxide Room 104:

Oxide Room 104

Oxide Room 104

5.5

Nota

5.5/10

Positivos

  • Ambientação interessante
  • Mudanças aleatórias no cenário

Negativos

  • Extremamente curto
  • Uma porta tem mais carisma que o personagem
  • Ausência de efeitos sonoros

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo