AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Thymesia – Muitos riscos para pouca recompensa | Análise

Não existe criação de personagem, mas a customização é grande e você é “incentivado” a testar diferentes habilidades.

Analisado no PC


Thymesia é um RPG de ação “souls like” desenvolvido pela OverBorder Studio e publicado pela Team17. O jogo está com data de lançamento prevista para 18/08/2022 com versões disponíveis nas plataformas PC, PlayStation 5, Xbox Series S|X e Nintendo Switch via Cloud Gaming.

Com uma mistura de gêneros souls, Thymesia traz uma experiência com algumas novidades que certamente irá agradar vários fãs do gênero, ao mesmo tempo que afastará alguns e deixará outros loucos de raiva por causa de suas inconsistências.

Thymesia

A história segue a temática padrão de mundo corrompido e um herói tentando parar essa corrupção. Sem spoilers, em Thymesia o uso descontrolado da alquimia acabou gerando uma praga que se espalhou infectando tudo o que tocava e acabou corrompendo o reino de Hermes. Nessa aventura nós iremos acompanhar a jornada de “Corvo”, um herói que detém a chave para parar esta praga mas que acaba perdendo suas memórias e para recuperá-las você deverá se aventurar assim como na série Souls, onde a história é contada através de encontros, mensagens e itens espalhados pelo mundo.

Apesar de ter múltiplos finais e alguns encontros interessantes, a história serve mais como um plano de fundo e o principal diferencial são os sistemas de combate que seguem a base da série “Souls” com a adição de várias mecânicas.

Thymesia

Superficialmente o combate do jogo segue a base dos jogos da FromSoftware, com inimigos que causam muito dano, porções limitadas, sistema de fogueiras etc, a mesma receita de sempre porém aqui temos algumas novidades. Para se diferenciar o Thymesia introduz duas barras de “vida”, armas especiais, árvore de habilidades que pode ser resetada em qualquer fogueira, poções customizáveis e penas.

Quem é experiente na série Souls vai sofrer um pouco para se acostumar com os novos sistemas. Todos os inimigos em Thymesia possuem uma barra de defesa e uma barra de vida, para expor a barra de vida é necessário abaixar a barra de defesa primeiro e para eliminar os inimigos é preciso utilizar ataques básicos e ataques especiais com a garra. Os ataques básicos sempre causam dano na barra de defesa e você só consegue atingir a vida através deles após a barra de defesa se esgotar, contudo esses ataques causam muito pouco dano à vida e se você quiser realmente eliminar o inimigo é preciso utilizar os ataques da garra que só causam dano a vida dos oponentes.

Dito isso, o combate de Thymesia basicamente gira em torno do jogador gerenciar o dano a defesa e o dano a vida de cada oponente e aqui não existe espaço para jogar defensivamente, pois a barra de defesa de todos os inimigos se regenera com o tempo caso eles não sofram dano. Se não bastassem essas diferenças, o jogo ainda introduz um sistema de armas especiais onde após um ataque carregado da garra você ganha uma habilidade especial que causa bastante dano e é baseada no tipo de inimigo que você está enfrentando, com cada inimigo gerando armas específicas e também temos um sistema de penas que servem como projéteis utilizados para um ataque crítico de um inimigo.

Thymesia

Não existe criação de personagem, mas a customização é grande e você é “incentivado” a testar diferentes habilidades. Ao subir de nível o Corvo ganha pontos de habilidade que são utilizados para modificar a forma do combate completamente, temos modificações de esquiva e desvio de dano, habilidades ofensivas, defensivas, regenerativas, etc, é possível resetar a árvore de habilidades sem custo algum nas fogueiras e o jogo te incentiva a fazer isso, visto que certas habilidades são quase que necessárias para se conseguir vencer alguns confrontos, assim se estiver com dificuldades é melhor tentar outra combinação de habilidades.

Os gráficos são um mix, o jogo não é feio mas também não é incrível. Por um lado nós temos cenários bem feitos com bons efeitos de iluminação que se estendem ao combate, por outro lado nós temos baixa variedade de inimigos com modelos bastantes simples e nada de impressionante. A ambientação final é boa e a trilha sonora ajuda bastante, contudo a baixa variedade de inimigos acaba gerando um certo tédio após a primeira hora de jogo.

Thymesia

Como estamos falando de um jogo indie de orçamento limitado é esperado que os sistemas tenham inconsistências e infelizmente temos várias dessas. Começando pelos inimigos, o jogo possui basicamente três tipos de inimigos, comuns, elite e chefes. A inconsistência aqui está na dificuldade dos inimigos elite em relação aos chefes, basicamente a maior parte deles causa mais dano, tem maiores esquivas e reações mais rápidas, sem falar na menor janela de dano do que inimigos chefe. Alguns destes dão muito trabalho para serem eliminados, pelo menos eles não retornam quando utilizamos a fogueira, esta que só restaura os inimigos comuns.

Se não bastasse essa inconsistência nos inimigos, todo o sistema de combate do jogo tem problemas que fazem a experiência de ter de se manter no ataque de maneira agressiva algo extremamente frustrante, você quase sempre se vê em uma situação de alto risco com baixa recompensa.

Thymesia

Em comparação com a demo disponibilizada anteriormente o combate teve algumas pequenas melhorias, contudo a grande parte dos problemas ainda está relacionada às animações. Basicamente todas as animações de combate são lentas e te deixam travado sem poder fazer outro movimento por cerca de menos de meio segundo após elas serem concluídas. Mesmo sendo pouco tempo isso causa um problema de tirar a paciência pois não existem iframes (quadros de invencibilidade) durante as animações de habilidade e você acaba se expondo e tomando muito dano ao tentar realizar um movimento especial, isso é extremamente frustrante principalmente quando você precisa defletir um ataque, utilizar a garra para abaixar a vida do oponente ou se esquivar de sequências de ataques.

Mesmo podendo escolher entre dois estilos de esquiva, as animações de esquiva são curtas, justas e como não temos barra de energia elas acabam sendo baseadas em um tempo de uso. Por causa disso a esquiva nunca é certeira sendo muito difícil de se esquivar de alguns combos de chefes, restando ao jogador deixar a barra de defesa do chefe se recuperar ou tentar defletir o golpe se ele conseguir adivinhar quando defender. Infelizmente as animações de combate fazem a deflexão de golpes ser quase um mistério com cada ataque ocorrendo de maneira diferente, leva tempo para se acostumar com esses sistema e mesmo assim não é algo perfeito, assim não espere por nada refinado igual ao encontrado em Sekiro.

Outro problema que quebra a jogatina é o excesso de “super armadura” que impede os inimigos de serem atordoados. Basicamente todos os inimigos podem ser atordoados por breves momentos, contudo isso é algo extremamente inconsistente pois praticamente todos ganham super armadura em suas animações de ataque e essa super armadura as vezes dura mais do que previsto com seu efeito continuando mesmo após a animação de ataque. Essa super armadura também vale para o Corvo, contudo para tê-la é preciso adicionar pontos de habilidades em uma área específica e infelizmente na prática é algo quase inútil pois ela não dá iframes, assim mesmo que não seja interrompido você ainda receberá dano.

Se não fosse suficiente, o jogo ainda conta com alguns problemas relacionados a caixas de dano, estas que às vezes são imprecisas e resultam no personagem acabar recebendo dano que em teoria não seria registrado. Isso é mais frequente em ataques de área ou ataques críticos e também podem afetar o Corvo, com os ataques da garra atravessando inimigos e não registrando dano. Todos esses fatores combinados com a mecânica de duas barras de vida fazem com que o combate hora seja divertido e hora seja extremamente frustrante

No final Thymesia é mais um título que ou você ama ou odeia, suas mecânicas em combinação com suas falhas fazem desta uma experiência com muito altos e baixos que podem agradar ou não aos fãs do gênero. Ainda não temos um preço definido e por causa da experiência que tive eu prefiro deixar a recomendação deste jogo a seu critério, caso decida embarcar nesta jornada saiba que este não é um jogo com a mesma qualidade de um AAA.

Confira neste vídeo de gameplay o começo de Thymesia:

Thymesia

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Ambientação
  • Mecânicas diferentes

Negativos

  • Animações lentas
  • Falta Polimento

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo