AnálisesNintendoPC

Decarnation – É fantástico em toda sua narrativa | Análise

Analisado no PC


Decarnation é um jogo de aventura e terror desenvolvido pela Atelier QDB e distribuído pela Shiro Unlimited em parceria com a East2West e com a Games (Greater China), disponível desde 31 de maio de 2023 para PC e Nintendo Switch.

O jogo acompanha Gloria, uma dançarina de cabaré que possui diversos problemas e aflições. O game foca justamente nisso, focado em uma narrativa maravilhosa, você abordará a fundo todos os dramas que correm na vida da protagonista, e como ela, enfrentará eles face a face, literalmente.

O sistema do jogo funciona desta forma, com a Gloria enfrentando essas aflições em formatos físicos e monstruosos ao decorrer do jogo em seus sonhos, tornando os medos literalmente palpáveis. E com essa “mecânica” o jogo também apresenta Puzzles criativos que auxiliam na imersão da gameplay.

E esse é o ponto mais forte do jogo, o jogador entrará de cabeça na vida da protagonista e sofrerá com ela, isso graças a ambientação e ao roteiro incrível que esse jogo consegue trazer, ao ponto que, desde os primeiros dez minutos de gameplay o player já estará completamente envolvido com toda a história.

Porém, um ponto a ser levado em consideração é que o game trata de assuntos muito sérios e não deve ser recomendado para menores de idade, já que os assuntos tratados através da história não são apropriados para faixas etárias muito reduzidas e podem até mesmo gerar diversos gatilhos a algumas pessoas.

Justamente essa densidade da história a torna tão interessante de se acompanhar e “vivenciar”, e demonstra como os assuntos tratados no jogo merecem sim atenção, pois são mais comuns que parecem ao redor de nossas vidas.

Decarnation

Para ajudar a transportar o jogador para o mundo de Decarnation, o jogo conta como uma trilha sonora maravilhosa, que entra perfeitamente em algumas cenas, levando o jogador a sentir raiva, desespero, frustação, tristeza, e até em alguns poucos momentos, alegria.

Também com o objetivo de auxiliar a imersão, os gráficos são um show à parte, e transportam o player ao mundo de Decarnation com visuais únicos que imitam jogos feitos em RPG Marker, porém, com uma atenção aos detalhes difícil de ser vista em qualquer tipo de jogo. Cada detalhe dos gráficos do jogo parece ter tido uma dedicação extensa, que conquista o jogador a cada jogatina.

Decarnation

Em resumo, Decarnation é uma experiência obrigatória para fãs de jogos estilo RPG Maker, como To the Moon, mas também, pode servir para qualquer jogador que busca um jogo com uma história fantástica e situações de tirar o folego desde o começo de sua narrativa.

Acompanhe o começo de Decarnation no vídeo abaixo:

Decarnation

9.8

Nota

9.8/10

Positivos

  • História Fantástica
  • Gráficos Maravilhosos
  • Trilha sonora incrível

Negativos

  • Temas sensíveis para algumas audiências

João Pedro Belvedere

Jornalista e gamer! Jogar sempre foi meu hobbie favorito e escrever sobre eles se tornou um sonho!
Botão Voltar ao topo