AnálisesPC

Unholy – Praticamente não tem nada de santo | Análise

O conceito é divertido quando funciona, porém quase tudo é simplesmente inconsistente e bugado.

Analisado no PC


Unholy é um jogo de aventura, suspense e terror, desenvolvido pela Duality Games e distribuído pela HOOK. O título está com data de lançamento prevista para 20/07/2023 no PC, com versões para consoles esperadas para mais tarde.

Apesar de ter uma proposta legal, com uma história interessante e uma boa ambientação, Unholy infelizmente é mais um título que não consegue se desenvolver por conta de problemas técnicos.

Unholy

Sem spoilers, a história é interessante e traz a jornada de uma mãe na tentativa de salvar seu filho desaparecido. A trama mistura elementos como religião, falsos profetas, promessas e traumas, apresentando uma protagonista que precisa enfrentar seu passado e até oferecer suas memórias em troca de respostas para alcançar seu objetivo. Tudo aqui é separado em atos e a história vai se desenvolvendo através de cinemáticas e notas que você irá encontrar conforme avança no jogo.

Na jogabilidade temos o tradicional survivor horror com partes de suspense, ação e vários puzzles. A jogatina aqui é dividida em basicamente duas etapas, uma onde será necessário procurar pistas em um ambiente sombrio com muito suspense e outra com ação e puzzles onde é preciso evitar inimigos, se escondendo e esperando aberturas para procura pelas resoluções dos quebra cabeças abrindo portas, baús entre outros e assim conseguir progredir no nível.

Unholy

A experiência no geral é mista e apesar do jogo acertar na ambientação, praticamente todos os outros elementos são inconsistentes e alguns acompanhados de bugs que quebram completamente a progressão. A ambientação é a melhor parte do jogo, este que foi desenvolvido utilizando-se da Unreal Engine e traz cenários bem feitos em uma combinação com pouca iluminação e vários efeitos sonoros, resultando em um constante ar de tensão. Os puzzles por outro lado são inconsistentes com poucos exigindo atenção do jogador, outros com respostas espalhadas em notas pela sala e alguns que simplesmente foram feitos para fazer você perder tempo.

Infelizmente a pior parte da jogabilidade esta ligada aos elementos de combate e sobrevivência, estes que compõem grande parte da jogatina e acabam sendo piorados pelos bugs. Unholy não traz um combate por si só, ele é opcional e tecnicamente não é recomendado enfrentar inimigos, mas se quiser fazê-lo é possível derrotá-los com a utilização de elementos do cenário como explosões, eletricidade, etc. A melhor alternativa é quase sempre correr e se esconder e a AI ajuda bastante pois ela é ruim e você pode entrar em um armário na frente de um inimigo que ele irá parar de te perseguir.

Unholy

O conceito é divertido quando funciona, porém quase tudo é simplesmente inconsistente e bugado. Por exemplo, as caixas de interações são pequenas e imprecisas e por isso as às vezes as ações não registram e quando acontecem são acompanhadas de animações lentas, onde o personagem não fica invulnerável e acaba recebendo dano. A AI além de ruim também possui caixas de detecção inconsistentes e pode perder o pathfinding muitas vezes ficando parada na frente de um esconderijo e forçando o jogador a ter de reiniciar, o que não é uma boa ideia, pois os checkpoints estão colocados em pontos ruins e você perde muito tempo. Além desses problemas o jogo não está bem otimizado e apesar de termos suporte a ultrawide e legendas em português, é comum encontramos quedas de quadros que acontecem de maneira aleatoria indo de 144 para até 30 ou menos em um virar da câmera. Vale lembrar que testamos uma versão anterior a de lançamento e a versão final poderá vir com correções.

No final, Unholy traz uma experiência que tem potencial para agradar os fãs do gênero, mas isso só para quem conseguir ignorar os problemas. O título traz uma história interessante e uma boa ambientação, mas infelizmente atualmente ele sofre com vários problemas técnicos. Ainda não temos um preço confirmado para a versão de PC e por conta da experiência eu prefiro recomendar este título em seu estado atual somente para quem se interessar.

Confira a primeira hora de Unholy no vídeo abaixo:

Unholy

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • História
  • Ambientação

Negativos

  • Bugs
  • Puzzles cansativos

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo