AnálisesPC

Synced – Um conceito interessante que não se desenvolve | Análise

O combate é um pouco genérico mas acaba sendo divertido e dinâmico

Analisado no PC


Synced é um jogo de ação e tiro em terceira pessoa desenvolvido pela NExT Studios e publicado pela Level Infinite. O título foi lançado para PC em 08/09/2023 com possíveis versões para console que devem chegar mais tarde.

Desenvolvido por subsidiárias da Tencent, Synced traz um conceito interessante que infelizmente é pouco desenvolvido em uma experiência mediana que sofre com suas limitações de customização e por sua monetização, que é parte baseada em gacha.

A história se passa em uma realidade alternativa pós apocalípticos, onde a Terra foi dizimada por nanotecnologia que não só consome como transforma a matéria orgânica. Com esses cenários nós embarcamos em aventuras como “Runners”, velocistas que se aventuram nos limites desse mundo devastado em busca de informações, dados e recursos para sobreviver e quem sabe tentar parar o avanço das máquinas. O conceito é legal, mas infelizmente nada aqui está bem desenvolvido, a história é básica e os personagens são pouco desenvolvidos, restando a jogatina para tentar segurar a sua atenção.

Na jogabilidade Synced tem algumas semelhanças com a franquia The Division, colocando o jogador em um combate em terceira pessoa contra o ambiente e também contra outros jogadores, mas apesar de termos habilidades e classes, as semelhanças param aqui pois as mecânicas são completamente diferentes.

Synced

O jogo se divide em modos PVP e PVE, com o PVP sendo em um ambiente PVPVE e o PVE com missões coop ou solo. Para jogar é preciso escolher um corredor e atualmente o jogo conta com seis diferentes, cada um deles tem uma especialização específica desempenhando um papel no combate. Além do corredor também é preciso escolher o seu Nano, uma espécie de golem com ataques especiais que pode ser invocado durante o combate e que assim como os velocistas também é separado entre especializações com quatro tipos diferentes para serem escolhidos.

O combate é um pouco genérico mas acaba sendo divertido e dinâmico, com um sistema de RNG governando habilidades especiais que podem ser adquiridas durante a exploração de cada mapa através de um tipo de moeda adquirida ao eliminar inimigos. Apesar de ser um jogo baseado em terceira pessoa também temos acesso a miras de ferro das armas, mas infelizmente o sistema não está bem polido e as miras ficam com sensibilidades diferentes dificultando a jogatina, outro ponto negativo é a lenta animação de cura que faz ser praticamente impossível curar o personagem durante o combate pois ficamos muito tempo presos na animação e assim vulneráveis.

Synced

A ambientação é um mix, no visual temos belos gráficos com boas texturas, muitas cores e bons efeitos, mas infelizmente o conjunto traz poucos modelos de personagens e inimigos. A trilha sonora é básica e traz músicas nada interessantes e efeitos de armas bastante genéricos que não impressionam. O desempenho é um pouco instável e durante nossos testes encontramos problemas de otimização e de estabilidade com desconexões e quedas de quadros.

A pior parte dessa experiência e o que acaba com grande parte da diversão é a forma com que o jogo é monetizado. Synced é um jogo gratuito para ser jogado e vale o ditado de que “quando algo é gratuito, você geralmente é o produto”, a monetização é bastante agressiva e chega através de diferentes moedas, passe de batalha e um sistema de gacha que garante uma arma lendária a cada 60 tentativas. O sistema de grind é pesado e as recompensas são desanimadoras principalmente na questão da customização dos personagens que é baseada em skins únicas para cada um, assim o custo dessa brincadeira acaba saindo bastante salgado em consideração com outros jogos do gênero como The Division e Destiny 2 que trazem experiências completas.

Synced

Apesar de ter um conceito interessante, Synced não desenvolve bem sua história e nem sua jogabilidade, o título acaba deixando um gosto amargo por conta de seu sistema de monetização que passa a impressão de ser só mais um jogo gacha, feito para tirar o dinheiro dos jogadores em troca de uma experiência básica. Apesar de ser gratuito eu prefiro recomendar este título somente para quem realmente se interessar, do contrário é melhor partir para jogos já consolidados que entregam experiências mais sólidas ou então aguardar atualizações para ver se as coisas evoluem mais.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Synced:

https://youtu.be/7lNjRRCEJ0U

Synced

6.5

Nota

6.5/10

Positivos

  • Conceito
  • Jogável Solo ou em grupo
  • Nanos

Negativos

  • Monetização
  • Gacha
  • Bugs
  • História

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo