AnálisesMobilePCVR

The 7th Guest VR – Impressões da Demo

The 7th Guest VR é a reimaginação do clássico, que moderniza a experiência

Jogo testado no PC em VR


The 7th Guest VR é um jogo de aventura, exploração e puzzles desenvolvido e distribuído pela Vertigo Games. O título ainda está em desenvolvimento e tem data de lançamento esperada para 19/10/2023 com versões para as plataformas Meta Quest, PC VR e PS2 VR.

Sendo um dos primeiros jogos a serem lançados apenas em CD-ROM e trazendo gráficos avançados para o seu tempo, The 7th Guest foi inicialmente lançado em 1994 sendo este um título popular na sua época. The 7th Guest VR é a reimaginação do clássico, que moderniza a experiência, adaptando a temática em uma jogatina exclusiva para a realidade virtual que ainda precisa de polimento.

The 7th Guest VR

Por este ser um novo jogo feito para a realidade virtual e não um remake, vários elementos como puzzles tiveram de ser adaptados ou refeitos para a nova plataforma. No geral a jogabilidade se resume a um walking simulator interativo, onde iremos navegar pela mansão munidos de uma lanterna que modifica o ambiente nos mostrando o passado, sendo necessário manipular objetos e realizar vários puzzles para liberar os cômodos do lugar.

Os puzzles chegam em diferentes níveis para todos os gostos, com alguns sendo inspirados em jogos tradicionais de mesa, já outros envolvendo manipulação de objetos e até mágica. A demo mostrou que o sistema é bem casual e em cada cômodo é possível encontrar moedas escondidas, essas podem ser utilizadas em troca de dicas e soluções dos quebra cabeças, assim você não fica preso no progresso já que alguns puzzles são um tanto frustrantes dados os controles do VR mas falaremos disso mais abaixo.

The 7th Guest VR

Nos controles, temos um conjunto que está no caminho certo, mas os sistemas de interação e locomoção precisam de refinamento. Nas opções é possível escolher e alternar entre modos de movimentação por teleporte ou por analógicos e opções de câmera com smooth turn ou por ângulos, mas é melhor preparar o estômago pois a locomoção por analógicos e a camera por smooth turn são bastante lentos e um tanto desagradáveis de se jogar. A falta de acessibilidade também é um problema, visto que apesar de termos modo de pé ou sentado o jogo não traz recursos de gravity grab para alcançar itens distantes e as caixas de interação estão bastante pequenas e um tanto imprecisas, jogar sentado foi uma tarefa desagradável mesmo o jogo trazendo um botão para levantar ou abaixar o personagem.

Assim como o original, a apresentação visual não deixa a desejar e a experiência incorpora pequenos trechos com cenas gravadas por atores reais e alguns elementos no cenário que tem um toque foto realista, embora a maior parte seja composta por modelos 3D comuns com baixas texturas que podem ser um indício da versão de PC estar sendo segurada pela limitação das outras plataformas. A trilha sonora está boa e além de efeitos, temos uma boa dublagem que claro traz novas vozes para os personagens.

No final, a demo de The 7th Guest VR mostra um título com muito potencial e uma aventura divertida com muitas interações e puzzles, mas os sistemas claramente ainda precisam de refinamento. De toda forma, este é um título que vale a pena acompanhar e adicionar à sua lista de desejos.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo