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Governo de SP prorroga CreativeSP e prevê a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural

Programa leva empresas paulistas para os principais eventos do mundo de áreas como entretenimento, games, música, audiovisual, tecnologia e inovação

O Governo de São Paulo anunciou ontem, 17 de outubro, a prorrogação por mais cinco anos do programa CreativeSP. Esta iniciativa, resultante da colaboração entre a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo levar empresas de todo o Estado para os principais eventos de economia criativa ao redor do mundo. O investimento previsto é de R$ 33 milhões, com uma estimativa de retorno 60 vezes maior e a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo até metade dos custos das empresas selecionadas para a viagem. Além disso, o programa facilita eventos de networking durante as missões e fornece serviços de consultoria, acompanhamento de resultados e suporte pós-evento. Além de fomentar negócios, a iniciativa busca promover a presença internacional de São Paulo, estimular a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

“O programa CreativeSP representa uma oportunidade para as empresas expandirem seus negócios, fazerem novos contatos no exterior e também serem reconhecidas dentro e fora do Brasil pelo trabalho que exercem. Além disso, essa expansão gera mais empregos e impulsiona ainda mais a economia no Estado de São Paulo. As 14 missões que realizamos neste ano foram um sucesso e sabemos que as próximas também serão”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Até o momento, 118 empresas participaram de 14 missões em eventos como SXSW (Estados Unidos), Festival de Cinema de Cannes (França), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Web Summit (Portugal). Prevê-se que, a médio prazo, essas empresas injetem R$ 636 milhões no setor cultural paulista, com a criação de 9,6 mil empregos.

“Além da geração de emprego e renda, inclusive para os jovens, o setor de economia criativa é um dos que mais promovem a inovação no país. Por isso o esforço da InvestSP para colocar à disposição dos empreendedores todo o conhecimento da agência na atração de investimentos, na promoção do Estado e na internacionalização de empresas”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Próximas missões

Pelo menos mais quatro missões estão programadas para 2023. Em outubro, o CreativeSP levará 10 empresas paulistas para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e para o Womex, evento da indústria musical realizado na Espanha. E, em novembro, o destino será a Web Summit, feira de inovação e tecnologia realizada em Portugal, além do Ventana Sur, evento do setor audiovisual que acontece na Argentina e cujas inscrições estão abertas pelo site da InvestSP.

Já para 2024, estão previstas, inicialmente, oito missões:

  • SXSW (EUA)
  • Games Developer Conference (EUA)
  • Berlinale (Alemanha)
  • Festival de Cannes (França)
  • Gamescom (Alemanha)
  • Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
  • Web Summit (Portugal)
  • Semana de Design de Milão (Itália)

As regras e as datas de inscrição serão divulgadas em breve no site da InvestSP.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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