AnálisesHardwarePC

Notebook Nave Estelar GM5AG0O – Potência gamer, mas versátil para o dia a dia | Análise

O Nave Estelar GM5AG0O apresenta um design discreto e elegante, com a tampa superior em metal.

Aparelho cedido pela Nave Gamer


O Nave Estelar GM5AG0O, notebook gamer da marca brasileira NAVE, é uma opção versátil para usuários que buscam um bom desempenho em jogos e aplicações profissionais. Com especificações técnicas robustas, design discreto e excelente qualidade de construção, o dispositivo se destaca no segmento.

O GM5AG0O vem equipado com um processador Intel Core i7 de 12ª geração (12700H) combinado com uma placa de vídeo GeForce RTX 3060, um conjunto que garante uma boa qualidade gráfica e um bom desempenho em seu uso. O modelo que testamos possuía 16 GB (2×8) de RAM DDR5 4800 MHz, armazenamento SSD do tipo M.2 de 512 GB e sistema operacional Windows 11. Esses três últimos itens podem ser personalizados no momento da compra, sendo possível aumentar a RAM para 32Gb, reduzir o SSD para 256GB caso deseje por algum motivo (recomendo não fazer isso) e também removendo o Windows em troca pelo Linux, este último que diminui o custo. Na página de configuração de compra existe um local para adicionar um segundo armazenamento que aparece desativada, mas as especificações técnicas indicam que existe um segundo slot M.2 para a inserção de um segundo SSD.

Nave Estelar GM5AG0O
Visual é agradável e bem construído

O aparelho vem numa embalagem bonita e bastante minimalista, nela estão o notebook dentro de uma capa protetora, uma proteção para o teclado, fonte e cabo de energia, além dos papéis usuais de garantia e um guia rápido. O Nave Estelar GM5AG0O apresenta um design discreto e elegante, com a tampa superior em metal. O restante do chassi é de plástico, mas é notável a qualidade da construção, ele parece sólido e bastante rígido ao toque, sem aquela sensação de material fraco com o uso de plástico barato.

Com 2,3 cm de espessura e peso de 2,1 kg, o dispositivo oferece uma boa portabilidade. O notebook conta um bom número de conexões, são: 4 portas USB, sendo 1 do Tipo-C e 3 do Tipo-A, saída de vídeo HDMI, entrada de cabo de rede, cabo de energia, plug para microfone e audio do tipo P2, além de leitor de cartões SD e porta de bloqueio Kensington. O Nave Estelar tem suporte aos padrões mais modernos de Wi-Fi em versão 6 e Bluetooth 5.0, além disso, o modelo é equipado com placa de som Sound Blaster 6, contando com dois alto-falantes e microfone integrado. Integrado no seu corpo também estão duas câmeras, uma Webcam de qualidade HD (720p) e um segunda de AI para login via Windows Hello.

Nave Estelar GM5AG0O
Notebook é bem serviço de conexões

Durante seu uso o teclado ABNT 2 de membrana merece elogios pela digitação confortável e é retroiluminado RGB, permitindo personalização pelo aplicativo NAVE Gaming Center. O touchpad também é bom, de um tamanho grande e toque macio, é confortável ao usar.

A tela de 15,6 polegadas conta com resolução Quad HD (2560x1440px) e oferece uma reprodução de cores notável, segundo a marca atingindo 100% do aspecto sRGB. O modelo pode atingir até 165Hz de taxa de atualização variável e conta com o recurso Nvidia Optimus que quando ativado alterna entre as GPUs dedicada e integrada conforme a carga de trabalho, o que acaba ajudando a economizar bateria, além de diminuir a temperatura evitando aquecimento desnecessário.

Nave Estelar GM5AG0O
Tela de 15,6″ com resolução Quad HD e taxa de atualização de 165Hz

Muitas configurações e recursos podem ser modificados através do NAVE Gaming Center, aqui temos desde ajustes das luzes do teclado, configurações do display, informações da bateria, configurações gerais do sistema, informações sobre o notebook e claro, ajustes de performance. Para mim as mais úteis estão na área de performance, onde você pode escolher modos de operação entre escritório, game e turbo, isso basicamente vai controlar a intensidade do sistema de refrigeração, são várias opções que podem ser ajustadas de acordo com o uso do jogador ou criação de perfis vinculados a games específicos.

Nesse controle também é possível determinar cor e intensidade de brilho e modo de operação das luzes RGB do teclado. Ajustes como fixar uma taxa máxima do display, brilho, contraste e saturação, além de informações sobre a saúde da bateria e tempo estimado de funcionamento restante.

Nave Estelar GM5AG0O
Teclado retroiluminado RPG oferece boa customização

Nos testes de desempenho, o Nave Estelar GM5AG0O se destacou em diversas áreas. Para uso diário e leve o modelo é bastante rápido e silencioso, seu teclado e touchpad confortáveis melhoram ainda mais o uso. Em aplicações mais pesadas para uso profissional com a tríade da Adobe: Photoshop, Illustrator e Premiere o modelo vai bem, nesses usos a GeForce entra em ação e entrega bom desempenho. Em uso de edição com o Vegas Pro o encoder NVIDIA NVENC faz bem seu trabalho, acelerando de forma considerável o tempo de renderização.

No que diz respeito aos games fica aquilo, em nossos testes foi possível constatar que o modelo é mais do que capaz de entregar alta qualidade de imagem com boa taxa de quadros na maioria dos jogos mais comuns do público. Em títulos de maior demanda, os AAA mais recentes foram necessários ajustes em algumas opções, como reduzir um pouco os efeitos, equilibrando melhor as texturas por conta dos 6Gb de VRAM e outras coisas mais, porém, vale lembrar que esses ajustes foram necessários quando os games foram testando sem o auxílio do DLSS presente na 3060 e em resolução máxima de 1440p. Com a técnica de reconstrução da NVIDIA em ação, o notebook foi capaz de rodar tudo que testamos com alta qualidade acima dos 60FPS ou próximo disso mesmo usando Ray-Tracing, ele possivelmente não superou muito essa marca devido a limitação causada pelos máximos de 86°C que a GPU opera, até porque, nessa temperatura o sistema de arrefecimento já vai trabalhar no limite e o teclado começa a ficar bem incômodo de uso devido à temperatura.

Nave Estelar GM5AG0O
O Estelar conta com 4 saídas de ar para ajudar no sistema de resfriamento, uma em cada lado e duas na traseira

Outro ponto que merece atenção sobre o desempenho, é de que esses cenários citados acima, foram obtidos com o Nave Estelar GM5AG0O conectado à energia, se for apenas com o uso da bateria o aparelho tem rendimento limitado e o tempo de uso é drasticamente reduzido, eu fiz um teste de renderização de vídeo na bateria e com o modelo trabalhando de forma bastante agressiva ela durou algo próximo a 1h30, em uso mais comum de trabalho moderado, ouvindo música, vendo algo por streaming esse número melhora bastante, algo tem torno de 5h30 por aí, isso varia bastante

No que diz respeito ao uso de dia a dia alguns pontos me incomodaram, o maior dele é a facilidade  de absorver marcas de dedos no corpo do notebook, é algo irritante, encostou o dedo em uma área que não “deveria”, marcou, além disso, em alguns trabalhos sentia que o modelo era um pouco exagerado na forma como as ventoinhas ativavam repentinamente para logo em seguida ficarem bem silenciosas, eu preferiria um controle mais equilibrado nesse quesito, eu sei, que o Gaming Center oferece ajustes, mas mesmo controlando isso, em alguns momentos isso me pareceu algo meio estranho.

Nave Estelar GM5AG0O
Tampa superior em metal da um ar mais premium ao notebook

O Nave Estelar GM5AG0O é uma boa opção para usuários que buscam um notebook potente e versátil. Ele oferece um bom desempenho em jogos e aplicações profissionais, em um conjunto que traz um visual bonito com design discreto e excelente qualidade de construção. Sim, alguns pontos poderiam ser melhores, mas não há nada muito grave que atrapalhe o seu uso, o quesito temperatura pode ser sim um problema pontual, mas isso depende muito do uso e do ambiente, é interessante utilizá-lo com uma base de resfriamento para jogos e trabalhos mais pesados. Para concluir, o GM5AG0O traz um conjunto bastante adequado e competitivo no segmento e pode ser uma boa pedida.

Nave Estelar GM5AG0O

Nave Estelar GM5AG0O

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Boa qualidade de construção
  • Especificações são condizentes com o segmento
  • Opção de upgrade de SSD
  • Modelo é leve e compacto

Negativos

  • Ele pode esquentar bastante
  • O barulho das ventoinhas pode incomodar
  • É verdadeiramente um colecionador de impressões digitais...

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo