AnálisesMobileNintendoPCPlayStationXbox

Air Twister – Ação e aventura arcade com jogabilidade simples e intuitiva | Análise

Air Twister é o típico game casual que quando você percebe, já passou horas jogando.

Analisado no PlayStation 5


Air Twister é o mais recente jogo de ação e aventura arcade desenvolvido pela YS Net, estúdio fundado pelo lendário Yu Suzuki, e publicado pela ININ Games. O título foi lançado em 24 de junho de 2022 para iOS via Apple Arcade e em 10 de novembro de 2023 para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PS4, Xbox One, Switch e PC.

A história de Air Twister é bastante simples e direta, aqui os jogadores assumem o controle da Princesa Arch, que deve defender seu mundo natal, AIR, da invasão de Vanguard. Para isso, ela deve voar em um ganso gigante e disparar sua arma laser contra os inimigos. Não há muito desenvolvimento de personagens ou enredo, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. A história é suficiente para dar um motivo para jogar, mas não é tão complexa que distraia do gameplay.

De fato, para quem busca algo apenas para passar tempo, não irá se importar com essa ausência e neste quesito, Air Twister é um Tetris com poder de fogo.

Air Twister

Indo direto ao ponto, literalmente falando, Air Twister é um jogo de tiro arcade de fantasia o qual tem uma longínqua semelhança com o saudoso Space Harrier, famoso game de 1985 de Yu Suzuki. Além dele, outros games de tiro como Star Fox no Nintendo 64 ou Panzer Dragoon do Sega Saturn, podem servir como exemplos de jogabilidade para Air Twister, que é simples e intuitiva, porém desafiadora.

Os jogadores precisam controlar o ganso usando o analógico esquerdo e disparar sua arma laser usando o botão R2, nessa review usamos o PlayStation 5 e infelizmente o Dual Sense sequer é utilizado, o que por si só é um enorme desperdício visto que a jogabilidade é sim divertida e intuitiva. O jogo também conta com uma variedade de power-ups que podem ajudar os jogadores a superar os desafios.

Com um cenário de fantasia psicodélico que podem atrair jogadores casuais, destaca-se a diversidade dos desafios apresentados tanto nas fases quanto nos inimigos que transbordam ao todo momento.

Air Twister oferece três modos de jogo:

  • Arcade: O modo principal, no qual os jogadores enfrentam uma série de desafios com dificuldades crescentes. Ao final de cada fase, um chefe precisa ser derrotado.
  • Sobrevivência: Um modo que consiste em jogar em apenas um nível, porém infinito ou o máximo que o jogador conseguir sobreviver. Matar inimigos e coletar power-ups faz deste modo, o mais divertido e desafiador.
  • Co-op: Um modo cooperativo que permite que dois jogadores joguem juntos, em tela dividida.
    O modo Co-op é uma boa opção para jogadores que querem jogar com amigos ou familiares escolhendo entre o modo arcade e sobrevivência

O jogo conta com localização em PT-BR, o que auxilia na imersão mesmo que seja quase inexistente, porém é o tal melhor ter do que faltar. A trilha sonora de Air Twister é outro ponto forte do jogo. As músicas são animadas e ajudam a criar uma atmosfera de ação e aventura.

A trilha sonora é de responsabilidade de Valensia, um compositor conhecido por mais de três décadas por manter viva a herança musical de rock e ópera dos maiores sucessos do Queen. Em cada desafio as músicas se encaixam de forma convincente e animam a jogabilidade.

Air Twister

No entanto, Air Twister também tem alguns pontos negativos. O jogo pode ser repetitivo, pois as fases são bastante semelhantes entre si. Além disso, a história é inexistente e o jogo não utiliza os recursos do Dual Sense do PlayStation 5.

No final, Air Twister é um jogo de ação e aventura arcade divertido e desafiador que pode ser apreciado por jogadores de todas as idades. O jogo tem uma jogabilidade simples e intuitiva, uma trilha sonora excelente e uma boa variedade de modos de jogo. A diversidade dos chefes em cada final de fase, os cenários únicos e totalmente diferentes entre eles trazem um certo “conforto” no que Air Twister se propõe. No entanto, o jogo também é repetitivo e carece de uma história envolvente, sendo assim ele pode ser facilmente esquecível, mas não sem antes deixar preencher um bom espaço de tempo para aqueles apenas relaxar sem pensar muito.

Confira no vídeo abaixo o começo de gameplay de Air Twister:

Air Twister

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Jogabilidade simples e intuitiva
  • Trilha sonora excelente
  • Modo sobrevivência

Negativos

  • Repetitivo
  • Falta de história
  • Não utiliza os recursos do Dual Sense.

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo