AnálisesPC

Wizordum – Impressões do acesso antecipado

Wizordum é um título que promete uma experiência que com certeza irá agradar os fãs do gênero.

Jogo testado no PC


Wizordum é um FPS retrô que está sendo desenvolvido pela Emberheart Games e distribuído pela Apogee Entertainment. O título ainda está em desenvolvimento e será lançado em regime de acesso antecipado para PC na data provável de 29/11/2023, ou seja, hoje.

Lembrando bastante os clássicos Hexen e Heretic que fizeram sucesso nos anos 90, Wizordum traz uma experiência retro divertida que ainda carece de desenvolvimento e correções.

Wizordum

Como este é um acesso antecipado recente a história ainda não está bem desenvolvida, mesmo assim não espere por muito, pois a trama de jogos deste gênero geralmente só está ali para justificar toda a ação. Nessa aventura nós assumimos o papel de um dos últimos Magos do santuário de Wizordum e nossa missão é procurar e eliminar a fonte do caos e da corrupção que está se espalhando.

A jogabilidade é totalmente baseada nos shooters dos anos 90, por isso não espere por controles e recursos atuais. Aqui só é possível mover para frente e lados, atacar com armas e utilizar itens especiais, não temos pulo, bloqueio nem esquiva, a velocidade de movimento é rápida sendo preciso saber quando enfrentar e quando correr. Munidos de um arsenal composto por uma maça e vários artefatos mágicos, nós iremos navegar por mapas que trazem em sua temática masmorras, cemitérios e locais devastados, com muitos inimigos e vários segredos espalhados pelos cantos.

Wizordum

Os gráficos são todos em pixel art com sprites em 2D que ajudam a realçar o estilo retrô, mas por conta de seu estado em desenvolvimento o jogo carece de variedade de modelos, cenários e trilha sonora. Problemas esses que devem ser sanados com futuras atualizações, mas já adianto dado o estado atual, o título ainda precisa de várias correções.

A experiência no geral é positiva, o jogo é divertido de ser jogado e o desafio é considerável dado a limitação de itens e poções de vida nos mapas, a dificuldade pode ser alterada facilitando um pouco a exploração, sendo este um jogo com um bom potencial para quem gosta de speedrun. A temática retrô atinge bastante o fator nostalgia, mas é difícil se acostumar com os controles depois de todos esses anos e o conjunto poderia ser melhorado com a adição de pulo, bloqueio ou esquiva.

Como dito acima o jogo carece de variedade de modelos e por este motivo é possível sentir uma certa repetição com o passar do tempo, você sente estar enfrentando os mesmos inimigos nas mesmas situações. Além destes temos alguns problemas relacionados a save games e itens não registrando, o lado bom é que os problemas podem ser sanados por atualizações e o último patch incrementou bastante a jogatina.

No final, Wizordum é um título que promete uma experiência que com certeza irá agradar os fãs do gênero. O jogo é divertido e nostálgico, mas por conta de seu estado neste recente acesso antecipado, eu prefiro recomendá-lo por enquanto apenas para fãs ou para quem queira dar suporte ao projeto, do contrário é melhor esperar por atualizações.

Confira no vídeo abaixo o gameplay do Acesso Antecipado de Wizordum:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo