AnálisesMobileVR

Terra Alia VR – Uma maneira diferente de se aprender um novo idioma | Análise

Analisado no Meta Quest 2


Terra Alia VR é um jogo de aventura e RPG didático, desenvolvido e distribuído pela 30 Parallel Inc. O título foi lançado em 30/11/2023 com versão disponível para a plataforma Meta Quest.

Sendo a adaptação do título Terra Alia lançado em 2021 para as telas flat, Terra Alia VR
melhora e expande a experiência, tornando o aprendizado mais divertido, mas adicionando algumas infelizes peculiaridades.

Terra Alia

A história de Terra Alia se passa em uma realidade alternativa onde a mágica existe e para controlar seu uso regras foram impostas, sendo uma dessas o bloqueio por idioma local. Com essa premissa nós assumimos o papel de um estudante recém graduado que recebe o convite de uma de suas antigas professoras/mentoras para estudar e aprimorar suas habilidades, contudo ao chegar ao novo local você descobre que a professora está desaparecida e agora com o auxílio de um amuleto e de visões será preciso aprender o idioma local para dominar a magia e desvendar esse mistério. A história é legal, mas não espere muita coisa, basicamente tudo aqui serve como plano de fundo para justificar a jogatina.

Este é um jogo que tem como base a didática de línguas, levando ao jogador a aprender palavras e frases básicas em outro idioma. Para começar a jogatina é preciso escolher um idioma base e um novo para ser aprendido, estão disponíveis para escolha os idiomas Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão, Russo, Japonês, Coreano, Chinês e Português Brasileiro. A jogabilidade envolve apontar, ouvir e repetir, ouvindo e repetindo os nomes dos objetos para assim aprender novas palavras, conforme avançamos frases serão introduzidas e tudo vai ficando mais complexo.

Terra Alia

A jogabilidade mistura exploração e puzzles com esse sistema de palavras e frases, o microfone do headset é utilizado para confirmar tudo e você se sente um pouco como um bruxo do universo Harry Potter. A experiência não ficaria completa sem combate que aqui se resume a basicamente um mini game de traduções onde é preciso acertar e combinar as palavras corretas. No geral a experiência é uma adaptação das mecânicas encontradas na versão para tela flat, só que agora com um escopo um pouco menor e com a adição de toda imersão da realidade virtual.

O conceito é bem interessante, entretanto a execução é um tanto inconsistente. Embora a plataforma Quest tenha suas limitações, Terra Alia chega com uma versão que traz gráficos bastante questionáveis, nada aqui é impressionante e temos uma grande variação de modelos, alguns bem feitos bem ao lado de outros com poucos detalhes, o desempenho também não é constante e é possível notar quedas em certos locais. Como o foco aqui está na linguagem, os gráficos podem ser deixados de lado, contudo os sistemas de tradução e voz também não estão completos.

Apesar de termos vários idiomas disponíveis, nenhum está 100%. Testamos as línguas e em todas não foi difícil encontrar problemas e variações de pronúncia, sotaque e acentuação. Em línguas como Chinês e Japonês algumas palavras parecem ser faladas por diferentes dubladores e nem mesmo o Português Brasileiro está completo, para piorar a situação o sistema de identificação de voz não traz nenhuma flexibilidade quanto a pronúncias, ou você fala da mesma forma como o exemplo ou ele não vai reconhecer, o que torna os idiomas de origens asiáticas quase impossíveis de serem aprendidos dado os diferentes fonemas. Essas inconsistências criam uma dificuldade artificial bastante alta que afeta o aprendizado e também a diversão, vale lembrar que os problemas podem ser corrigidos através de atualizações.

Terra Alia

No final, Terra Alia VR é uma adaptação decente que aparenta ainda não estar pronta. O jogo tem um conceito muito interessante e embora tenha algumas inconsistências foi divertido tentar aprender outro idioma. O preço cobrado é um pouco salgado pois a loja da plataforma Meta só cobra em dólares americanos e por causa deste motivo somado as inconsistências eu prefiro recomendar este título em seu estado atual somente para quem realmente se interessar, do contrário é melhor esperar por atualizações ou por alguma promoção.

Confira no vídeo abaixo as primeiras impressões de Terra Alia VR:

Terra Alia

7.8

Nota

7.8/10

Positivos

  • Diferente
  • Didático
  • Interessante

Negativos

  • Desempenho
  • Inconsistências
  • Reconhecimento de voz

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo