AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Jurassic Park Classic Games Collection – Uma coletânea para preservar jogos antigos | Análise

Analisado no Nintendo Switch


Jurassic Park Classic Games Collection é uma coletânea de jogos dos anos 90 distribuída pela Limited Run Games. A coleção, que utiliza a Carbon Engine da Limited Run, foi lançada em 22/11/2023 com versões disponíveis para as plataformas, PC, PlayStation 4|5, Nintendo Switch e Xbox Series X|S.

Jurassic Park, o filme originalmente lançado em 1993 abriu as portas para uma franquia de sucesso que chegou a marca de 30 anos em 2023. Com a grande popularidade, a franquia recebeu várias adaptações para jogos durante todos esses anos e a Jurassic Park Classic Games Collection é uma compilação tímida de jogos lançados nos anos 90 que infelizmente traz poucos recursos adicionais em um catálogo com títulos que não envelheceram bem.

Sem enrolações, esta coletânea é composta por títulos da era 8 e 16 bits, sendo estes Jurassic Park (NES), Jurassic Park (Game Boy), Jurassic Park (SNES), Jurassic Park (Mega Drive), Jurassic Park Part 2: The Chaos Continues (SNES), Jurassic Park Part 2: The Chaos Continues (Game Boy) e Jurassic Park: Rampage Edition (Mega Drive). Os títulos foram lançados entre os anos de 1993 e 1995 com todos se baseando no primeiro filme, entretanto diferente do longa-metragem nenhum atingiu um impressionante sucesso comercial. Os títulos não envelheceram bem dado as mecânicas de jogo e as limitações da época, assim somente os jogos de SNES e Mega Drive trazem uma melhor jogabilidade nesta compilação.

Como é de praxe, além dos jogos a coletânea também traz recursos adicionais e aqui nós temos os típicos save states, filtros e opções de tela, além de um botão para “rewind” que nos deixa retroceder alguns segundos, o que é uma mão na roda pois os jogos não são nada fáceis. Os recursos adicionais são bem-vindos, mas faltam algumas opções e um certo polimento, aqui nós não temos opções de remapeamento de botões e o filtro CRT não está bem implementado, deixando alguns jogos bastante escuros e atrapalhando na visualização. Os controles também não estão precisos e apesar de ser possível controlar o personagem através dos analógicos é comum ter problemas com as diagonais, o que é compreensível pois originalmente esses títulos foram pensados para plataformas que só utilizavam os botões direcionais (d-pad).

A performance dos jogos no geral é aceitável, mas poderia ser melhor. Jogamos a versão de Nintendo Switch e aqui encontramos alguns problemas com os jogos nas versões de NES e Mega Drive, onde no NES os controles sofrem com um pequeno atraso e no Mega Drive temos alguns problemas com FPS. Além desses, também foi possível notar várias falhas de áudio, com as trilhas tocando fora de sincronia ou em um volume muito alto sem qualidade alguma.

No final, Jurassic Park Classic Games Collection traz uma experiência um pouco antiquada, por ser composta de títulos que não fizeram muito sucesso e não envelheceram muito bem, seus recursos adicionais são bastante simples, faltando conteúdo extra para incrementar a experiência. O preço cobrado é um pouco salgado e por conta da experiência eu prefiro recomendar esta coletânea somente para fãs.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Jurassic Park Classic Games Collection:

Jurassic Park Classic Games Collection

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Uma forma de preservar jogos antigos
  • Nostalgia

Negativos

  • Faltam extras
  • Performance
  • Lista de jogos
  • Como toda coletânea vinda dos EUA, o Master System foi deixado de lado

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo