AnálisesNintendo

The Legend of Steel Empire – Mais um clássico sendo preservado | Análise

Steel Empire foi um shoot ‘em up desenvolvido pela HOT-B e lançado inicialmente como um exclusivo do Sega Mega Drive em 1992.

Analisado no Nintendo Switch


The Legend of Steel Empire é um shooter de rolagem lateral desenvolvido pela Mebius e distribuído pela ININ Games. O título foi lançado em 23/01/2024 e atualmente está disponível somente no Nintendo Switch, com uma versão para PlayStation 4 que deve chegar mais tarde.

Para quem não conhece ou não se lembra, Steel Empire foi um shoot ‘em up desenvolvido pela HOT-B e lançado inicialmente como um exclusivo do Sega Mega Drive em 1992. Com uma boa recepção, desde seu lançamento o jogo recebeu novas versões para outras plataformas como o GBA em 2005, o 3DS em 2014, o PC em 2018 e agora em 2024 temos uma nova versão para o Nintendo Switch que iremos conferir nesta análise.

 

Steel Empire nos apresenta a uma realidade alternativa, baseada na temática steampunk e situada no século 19. Aqui a humanidade tirou proveito e expandiu sua tecnologia em torno dos motores a vapor e como de praxe houve um conflito mundial entre duas nações, o Império Motorhead que possui mais números e a República Silverhead que dispõem de maior tecnologia. Nessa aventura nós partimos para o combate no papel de um piloto da República Silverhead tendo à nossa disposição duas aeronaves, o ágil avião Striker ou o lento e poderoso Zeppelin. O objetivo é completar missões para tentar acabar com o conflito em uma receita que envelheceu bem.

A jogatina nos traz uma experiência baseada em shooter de rolagem lateral que de certa forma inovou na época, por fazer o jogador ter de desviar de projéteis e inimigos que virão da direita e esquerda acima e abaixo, além de navegar níveis que podem alternar a direção entre esquerda e direita. Os controles são simples e basicamente temos o analógico para controlar a aeronave e três botões, dois para a direção do disparo (esquerda ou direita) e um para a bomba especial. Para completar temos vários power ups coletáveis durante o jogo, estes que estão imbuídos em um sistema de level que melhora as aeronaves, sendo que antes de começar cada missão é possível escolher entre o Striker que é veloz, mas tem pouca armadura ou o Zeppelin que é lento mas tem mais armadura.

Como todo port temos alguns recursos adicionais, mas não temos muitos extras. Os gráficos são baseados na versão HD de PC que trazem mais definição sem retirar totalmente o charme da arte original, temos a preservação da tela 4:3 e uma tela de fundo lateral é colocada em volta da área de jogo, esta que é aproveitada como display para mostrar informações da aeronave como nível, vida e bombas. Apesar da boa apresentação, o jogo traz alguns problemas em sua trilha sonora que tem baixa definição, com sons estourados e às vezes até atrasos, fato este que afeta um pouco da jogatina, mas as vezes passa despercebido dado a ação e a quantidade de projéteis na tela.

No final, The Legend of Steel Empire é mais um clássico que está sendo preservado, esta nova versão traz poucos extras, mas é uma forma de manter este bom shoot ‘em up disponível para velhas e novas gerações. O preço cobrado é um pouco salgado dada a experiência e os poucos extras, por este motivo é melhor esperar por uma promoção.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de The Legend of Steel Empire:

https://youtu.be/znXoJ1oEs6I

The Legend of Steel Empire

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Controles
  • Envelheceu bem

Negativos

  • Problemas com o áudio
  • Preço
  • Poucos extras

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo