AnálisesPC

Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3 – Não só preserva como eleva a experiência original | Análise

A Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3 é um exemplo de serviço bem feito

Analisado no PC


A Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3 é uma coletânea de jogos arcade desenvolvidos originalmente pela Toaplan e agora adaptados e distribuídos pela Bitwave Games. A coletânea tem data de lançamento prevista para 01/02/2024 no PC através das plataformas Steam e GOG.

Sendo a terceira coletânea feita de jogos da Toaplan pela Bitwave, a Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3 continua trazendo uma experiência sólida que traz vários extras e preserva esses jogos clássicos.

Para quem não conhece ou não se lembra a Toaplan foi uma desenvolvedora de jogos japonesa responsável por icônicos shooter de rolagem lateral e horizontal, inicialmente lançados no arcade e depois no Mega Drive. A empresa teve suas operações encerradas em 1994, mas deixou seu nome na história dos arcades e seus jogos vêm recebendo adaptações para os sistemas mais novos e dessa vez a Bitwave está trazendo alguns para o PC.

Chega de enrolação, essa coletânea é composta por quatro jogos do gênero shoot’em up, todos baseados em rolagem vertical e lançados entre os anos 80 e 90, sendo esses Tiger Heli, Vinama, FixEight e Batsugun. Em Tiger Heli (1985), temos um shooter pioneiro dos arcades que nos coloca no controle de um helicóptero onde iremos navegar por níveis enfrentando inimigos e desviando de projéteis. Na sequência temos Vimana (1991), um space shooter com uma apresentação original e um sistema de disparos diferente, seguindo a temática sci-fi temos FixEight (1992), onde controlamos super soldados com a missão de enfrentar ameaças interdimensionais e completamos a coletânea com Batsugun / Batsugun Special (1993), um shooter mais tradicional que traz diferentes personagens para serem escolhidos.

Diferente de compilações feitas por outras empresas que fazem somente o mínimo para os jogos rodarem em sistemas atuais, a Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3 traz um conjunto excelente com muitas opções e extras. Aqui é possível aproveitar desde uma experiência mais original como era no arcade, ou partir para algo mais moderno através das diferentes opções disponíveis. Como atualizações e novidades temos suporte a resoluções maiores, fundos de tela com artes conceituais e até interface de ajuda, temos controles completamente configuráveis, opções de configuração da máquina e extras como uma dificuldade mais baixa e um modo de prática, podemos escolher entre diversas assistências, temos opções de hitboxes com modo visível, é possível utilizar quick save/load e também voltar no tempo com a função rewind e para completar temos placares online e função remoteplay na Steam para os jogos que suportam multiplayer.

Esses definitivamente não são os jogos mais populares no gênero, mas a experiência aqui é excelente. Durante nossos testes não encontramos nenhum slowdown ou problema de crash e a quantidade de recursos extras e configurações torna a jogatina bastante superior quando comparada a uma simples emulação.

Gabe Newell um dos fundadores e atual presidente da Valve tem a frase a seguir atribuída a ele que diz: “Pirataria é quase sempre um problema de serviço e não de preço” e nesse contexto a Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3 é um exemplo de serviço bem feito. Essa é mais uma coletânea desenvolvida pela Bitwave Games com um resultado final que não só preserva jogos clássicos como eleva a experiência original. O preço cobrado é justo, os jogos podem ser adquiridos separadamente e a quantidade de recursos e extras dessa versão deixa qualquer emulador no chinelo, assim se você se interessar vale muito a pena adicionar estes títulos à sua coleção.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gamplay de cada jogo da coleção:

Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol.3

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Muitos extras e recursos
  • Divertido
  • Melhora a experiência original
  • Preço

Negativos

  • Poucos jogos
  • Título não muito populares

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo