AnálisesPCPlayStationXbox

Skull and Bones – Impressões do último Beta Aberto

É uma das melhores experiências coop que jogamos nos últimos anos.

Jogo testado no PC


Skull and Bones é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ubisoft Singapore e distribuído pela Ubisoft. O título tem data de lançamento esperada para 16/02/2024 com versões para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Nós pudemos acompanhar a evolução do jogo desde os primeiros betas fechados e é nítida a evolução. Esse último Beta tem o progresso carregado para a versão final, nesta que é uma das melhores experiências coop que jogamos nos últimos anos.

Demorou 11 anos, mas a Ubisoft finalmente conseguiu retirar o sistema de navegação de Assassin’s Creed IV: Black Flag, adaptando esta que de longe era a melhor parte jogo em uma nova IP standalone. Para quem não conhece Skull and Bones é um jogo de ação e aventura baseado na temática de piratas, aqui nós iremos nos aventurar em um mapa de jogo baseado no caribe na pele de um pirata que busca fama e ouro.

O título está em desenvolvimento a vários anos e durante esse tempo tivemos várias remodelações em seus sistemas. Este último Beta é basicamente como o jogo estará em seu lançamento e a experiência foi excelente, principalmente quando jogamos em coop com amigos.

Skull and Bones

Começando pela navegação que finalmente está baseada na de Black Flag. Aqui nós temos um sistema semi-arcade que deixa o navio à mercê do vento e das ondas, por isso não é só apontar para um rumo e esperar o navio chegar até o destino. Aqui é necessário realizar constantes ajustes na sua navegação sejam eles pequenos ou grandes, alterando a velocidade e a direção levando em conta as condições do tempo. O sistema deixa a navegação um pouco complexa, mas ao mesmo tempo divertida, existem várias aberturas para estratégias durante o combate e o tipo de barco escolhido te dará vantagens e desvantagens ao navegar em mar aberto, ou nos pequenos trechos de rio.

No combate e customização, temos diferentes tipos de embarcações e equipamentos. Os barcos aqui são separados em três diferentes categorias, Suporte, Dano e Tank, assim como em um sistema de RPG, sendo que cada um traz vantagens únicas com o Suporte aumentando a cura, o Dano trazendo efeitos especiais para as armas e o Tank sendo o mais resistente. Para customizar os barcos, o jogo traz diferentes armas e efeitos, temos canhões focados em dano a curta ou longa distância, outros com efeitos secundários, explosivos, arpões, lançadores de “míssil” e outros. A customização é grande e é possível fazer diferentes combinações de armas, acessórios e barcos, alterando completamente a forma de engajamento nos combates.

O Beta trouxe uma experiência que mostrou um jogo baseado em PVE com PVP opcional, de certa forma o sistema é excelente para quem procura por uma jogatina casual com amigos. Na maior parte do tempo nós jogamos em grupo realizando missões PVE que envolviam caça de navios, entrega de recursos e saque/dominação de pontos, o jogo também traz alguns eventos dinâmicos juntamente com um sistema de ajuda no mapa que alerta outros jogadores ao redor da atividade, uma forma de assistência pois aqui existe “honra” entre os piratas. Os modos PVP estão separados a contratos e eventos específicos, nesses os participantes automaticamente ficarão com PVP ativo até o final da atividade.

Skull and Bones

Além dos combates marítimos, também pudemos experimentar um pouco do sistema de contrabando que parece ser o foco do fim de jogo. Este sistema nos apresentou a uma base de operações que pode ser melhorada pelo jogador, mas para isso é necessário concluir os contratos específicos desta, com missões de saque e entrega de mercadorias aliado a um sistema de manufatura de bens. Nós notamos que todas as melhorias aqui têm duração limitada e irão expirar após o final da temporada, levando a crer que o jogo poderá ser baseado em temporadas de diferentes naturezas.

Durante a jogatina nós passamos 90% do tempo no controle do navio, os outros 10% são gastos no controle do personagem a pé, explorando ilhas e locais para conversar com NPCs, acessar serviços e procurar tesouros. Esses 10% são o ponto mais baixo da experiência, o personagem é lento e a caça de tesouros é pouco recompensadora pelo tempo gasto, para piorar temos telas de carregamento da animação toda vez que entramos ou saímos de algum lugar. Fato este que você poderá ter de conviver constantemente no fim do jogo visto que para utilizar a viagem rápida entre pontos é necessário desembarcar em algum local.

Para completar temos a customização do capitão que traz diversas roupas e acessórios para você modificar seu personagem da forma que quiser. Alguns itens podem ser comprados com prata, já outros exigem moedas específicas, o interessante é que podemos mudar a aparência e a cor de pele livremente sem nenhum custo.

Skull and Bones

No final, nós jogamos mais de 20 horas em coop neste último Beta e a experiência no geral foi bastante positiva. O jogo evoluiu muito desde os primeiros testes fechados e apesar de não ser o que todos queriam, Skull and Bones tem uma receita divertida que com certeza irá agradar a todos que procuram por algo coop, já quem preferir jogar sozinho ou focar no PVP poderá desanimar.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo