AnálisesMobilePCPlayStationVR

Space Docker VR – Seja um operador de “empilhadeira” espacial | Análise

Space Docker VR é um dos exemplos de jogos muito bem adaptados para a realidade virtual.

Analisado no PC com o Quest 2


Space Docker VR é um jogo de simulação com temática espacial, desenvolvido e distribuído pela Cat Commandos. O título foi inicialmente lançado em 15/12/2021 como acesso antecipado para PC VR e atualmente também conta com versões para Meta Quest e PlayStation VR2.

Trazendo uma experiência relaxante, divertida e totalmente baseada na física, Space Docker VR é um dos exemplos de jogos muito bem adaptados para a realidade virtual.

Space Docker VR

Assim como o nome sugere, em Space Docker VR nós iremos jogar como um operador logístico espacial, um motorista de “empilhadeiras” que tem como objetivo buscar, entregar e organizar cargas (contêineres) com o auxílio de uma pequena nave. Não temos história e sim tutoriais que colocam o jogador como um novato nesse trabalho, nos ensinando o básico de como controlar a nave e operar cada tipo de carga.

O jogo é dividido entre modo carreira, trabalhos aleatórios e modo corrida. No modo carreira é onde teremos os tutoriais e missões que irão nos ensinar os comandos e objetivos, as missões aleatórias chegam com trabalhos pequenos e outros semanais para você testar suas habilidades e por fim o modo corrida te coloca para correr em um circuito alcançando checkpoints no menor tempo possível.

Space Docker VR

Este é um simulador espacial construído com base da física newtoniana, por este motivo o jogador precisa sempre prestar atenção ao impulso, ajustando os controles para não sair do percurso ou colidir. As missões sempre envolvem a recuperação ou movimentação de cargas e o jogo traz diferentes tipos destas, bem como obstáculos e interferências que colocam um pouco de desafio nessa experiência.

O título fornece uma experiência bastante imersiva e o maior fator que contribui para isto são os controles do VR, que por padrão aqui são utilizados na forma de mãos para realizar todas as interações. O jogador literalmente precisa apertar os botões na cabine e também agarrar os manches de controle da nave, sendo que os controles de movimento e aceleração são realizados ao virar e inclinar os pulsos enquanto segura os manches.

Se por um lado esta abordagem torna a jogatina imersiva, por outro ela deixa tudo bastante cansativo e é fácil começar a sentir um desconforto nos pulsos depois de um tempo de jogo, fato este que é agravado pela necessidade de manter os botões de grip pressionados o tempo todo para manter as mãos nos manches. Jogamos no PC e felizmente nesta plataforma é possível configurar um conjunto de HOTAS/HOSAS (manche e acelerador, ou dois manches) como controles, a configuração é fácil de se fazer e a jogatina fica muito mais precisa e confortável com os controles físicos, em contra partida o jogo perde um pouco da imersão, pois as mão são deixadas de lado.

Não temos informações sobre o suporte a diferentes controles nas outras plataformas, mas tirando esse fato, o título também se mostrou bastante acessível com diversas configurações disponíveis para ajuste. Aqui é possível modificar quase tudo, partindo desde a altura e distância do assento, controles, tamanhos de fonte e outros, o jogo está formatado para qualquer jogador conseguir aproveitar essa experiência e para melhorar a ainda mais a acessibilidade temos um assistente de voo, este que chega com alguns modos ajuda encarregados de controlar o contraimpulso, algo que é de extrema importância para auxiliar os jogadores menos experientes a controlar e estabilizar a nave.

Space Docker VR

Como é de se esperar a ambientação é espacial, mas não espere nada impressionante, até porque o foco aqui está na jogatina. Os gráficos e modelos no geral são simples com poucos detalhes e as texturas são um tanto apagadas, o ponto mais alto do visual são efeitos de iluminação que fornecem um pouco de destaque para os modelos. Para completar a ambientação, temos uma trilha sonora composta por músicas calmas e relaxantes que se alternam entre momentos de silêncio, onde só iremos ouvir o som dos propulsores da nave.

No final, Space Docker VR traz uma experiência imersiva e muito bem adaptada para a realidade virtual, o título é mais uma prova de que não é necessário gráficos de última geração para se construir uma boa experiência. O preço cobrado é camarada e com certeza vale a pena adicioná-lo à sua biblioteca.

No vídeo abaixo você confere as primeiras impressões de Space Docker VR:

Space Docker VR

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Relaxante
  • Imersivo
  • Suporte a HOTAS/HOSAS no PC
  • Preço

Negativos

  • Controles padrão cansam
  • Pode ficar repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo