AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

STAR WARS Battlefront: Classic Collection – Preservando dois jogos divertidos | Análise

Essa coletânea não é um remaster nem um remake e sim uma espécie de atualização com algum conteúdo adicional

Analisado no PC


Star Wars: Battlefront Classic Collection é uma coletânea dos jogos originais da série Battlefront que está sendo desenvolvida e distribuída pela Aspyr. A coleção tem data de lançamento esperada para 14/03/2024 e versões para as plataformas, Nintendo Switch, PC, PlayStation e Xbox.

Conhecida por seus ports e coleções, a Aspyr acerta a mão mais uma vez e Star Wars: Battlefront Classic Collection é uma coletânea de jogos divertidos e bem adaptados para os sistemas modernos.

Star Wars Battlefront Classic Collection

Originalmente desenvolvidos pela Pandemic Studios e publicados pela LucasArts nos anos de 2004 e 2005, Star Wars: Battlefront I e II fizeram sucesso nos consoles e PCs da época, os títulos colocam os jogadores em enormes batalhas multiplayer, com cenários baseados nos filmes da franquia e um combate arcade de fácil adaptação. Apesar da franquia ter recebido remakes em 2015 e 2017, seus jogos originais ainda estão disponíveis para PC mas requerem atualizações para funcionar corretamente, essa coletânea chega não só para preservar esses dois bons jogos, como também para trazer a experiência para os consoles mais recentes.

Para quem não conhece ou não se lembra, os jogos da série Battlefront trazem uma dinâmica de combate baseada em controle de pontos ou de objetivos, com combates realizados em mapas grandes com muitas unidades na tela e modos singleplayer e multiplayer. O primeiro jogo tem um foco maior nos filmes da franquia e entrega uma experiência que é limitada ao combate em solo, já o segundo jogo expande a dinâmica adicionando batalhas espaciais a jogatina, sendo que ambos possuem um modo de Conquista Galáctica que adiciona uma camada de “táticas” antes dos combates, sendo que no segundo jogo este modo é aprimorado.

Essa coletânea não é um remaster nem um remake e sim uma espécie de atualização com algum conteúdo adicional, assim a experiência original do modo single player está mantida, sendo que temos pequenas novidades no multiplayer. Jogamos no PC e aqui de início já é possível perceber algumas atualizações no menu, como suporte a maiores resoluções e quadros, alguns filtros de cores e remapeamento de controles que chegam como uma boa opção. As maiores mudanças foram feitas no modo multiplayer e essas são para todas as plataformas, sendo que agora ambos jogos receberam novos mapas e o segundo título também ganhou dois novos heróis.

O combate é bastante arcade e até um pouco datado, mas no geral o sistema envelheceu bem e continua extremamente divertido. Infelizmente por conta do caráter de acesso antecipado para a análise, não foi possível aproveitar muito do multiplayer, sendo que os mapas tinham poucos jogadores e os times de 64 unidades acabavam sendo preenchidos por bots, além disso o jogo não traz crossplay, então dependendo da plataforma escolhida o modo multiplayer poderá ser afetado. Para aliviar um pouco essa situação, na versão de PC o modo splitscreen foi mantido e na Steam o jogo tem suporte ao Steam Remote Play Together que pelo menos facilita a jogatina coop.

Star Wars Battlefront Classic Collection

No final, a Star Wars: Battlefront Classic Collection é mais uma coletânea de qualidade feita pela Aspyr. Apesar da idade, os jogos são divertidos e envelheceram bem, o preço cobrado é justo e apesar da falta de crossplay, eu posso recomendar essa coleção a todos que procuram por algo simples e divertido para jogar sozinho ou com amigos.

No vídeo abaixo você confere um trecho de gameplay de Star Wars: Battlefront Classic Collection:

Star Wars: Battlefront Classic Collection

8.5

Nota

8.5/10

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo