AnálisesHardware

Acer Aspire 3 – A315-24P-R06B – Um bom custo-benefício com muita bateria | Análise

O preço atual é próximo ao de um chromebook mas com muito mais desempenho e opções.

Equipado com um processador da linha Ryzen 7000, o modelo A315-24P-R06B é um laptop ideal para usuários domésticos, estudantes e profissionais que procuram por uma máquina para tarefas básicas em um conjunto com um bom custo-benefício e muita bateria.

Este Aspire 3 A315-24P-R06B vem equipado com um processador Ryzen 7320U que embarca uma GPU integrada Radeon 610M, 8GB de memória RAM DDR5 5500MHz soldada e um SSD NVMe de 512GB. O painel é TN com tela de 15,6’’ polegadas e resolução HD (1366 x 768), o corpo é em plástico na cor prata com acabamentos bem feitos e quinas arredondadas, o teclado é no estilo chiclete (aquelas achatadas) no layout ABNT2, sua webcam é HD 720P, temos Wi-fi 6, Bluetooth 5.0 e de quebra o modelo vem com uma versão original do Windows 11 Home.

Acer Aspire 3 - A315-24P-R06B

O modelo traz um design minimalista e compacto, por isso temos poucas entradas com um USB-C, um USB 3.1 e uma entrada HDMI do lado esquerdo e um USB 3.1, uma entrada P2 e uma trava de segurança do lado direito, tudo isso compactado em uma carcaça robusta de plástico com cerca de 36,2 x 23,7 cm e 1,9 cm de espessura, pesando cerca de 1,75 Kg. Apesar do design ser elegante, ele não é perfeito e o conector de energia é pequeno  passando a impressão de ser um tanto frágil, além disso a saída de exaustão de ar é superior, soprando o ar quente em direção à tela, um estilo que não me agrada por conta de potenciais problemas de aquecimento, mas a configuração aqui provavelmente não irá os ocasionar durante o uso do dia a dia.

Este Aspire 3 foi o escolhido para substituir o meu já cansado e velho laptop Samsung que embarca um processador Intel I5-3230M que recentemente fez seus 11 anos. O objetivo era procurar uma máquina compacta para trabalhos leves de office e pequenas edições, algo que o modelo faz com folga. O Ryzen 7320U é um processador de 4 núcleos e 8 threads, com clock básico de 2.4GHz e turbo de até 4.1 GHz, especificações que não impressionam, mas apesar de ser o mais básico da família 7000, este é um chip novo com maior IPC e eficiente enérgica, um conjunto que deixa o velho I5 facilmente para trás.

Acer Aspire 3 - A315-24P-R06B

O processador é acompanhado de 8GB de memória RAM DDR5 5500MHz em Dual-Channel, que são o suficiente para rodar o W11 e aplicações leves, caso queira também é possível instalar alguma distro Linux e ter um pouco mais de folga no uso da memória. Infelizmente os módulos são soldados e não existe slot de expansão, ou seja, não será possível realizar upgrades futuros e qualquer reparo irá necessitar de uma assistência técnica especializada. Algo que também vale parcialmente para o slot de SSD, pois temos somente 1 slot disponível, este que é preenchido pelo SSD NVMe de 512GB, armazenamento o suficiente para a maioria dos usuários, mas quem quiser fazer upgrade terá de substituir o drive.

Em uso office com pequenas edições no Gimp e Aseprite, o desempenho no geral foi bem satisfatório. Essa carga de trabalho foi tranquila para o 7320U, o processador deu conta de todas as atividades sem problemas, o sistema não apresentou nenhum travamento ou slow down e o chip mostrou sua eficiência, onde dependendo da carga de trabalho foi possível extrair uma média de 7 a 10 horas da bateria, valores muito bons para um dispositivo móvel com foco no trabalho.

Acer Aspire 3 - A315-24P-R06B

Claro que PCs também são sinônimos de jogos e apesar de não ser o objetivo principal desta máquina, nós também testamos alguns jogos. Sim, é possível rodar Crysis mas no geral os resultados não foram bons, pois além do processador mais discreto, o sistema aqui também é limitado pela Radeon 610M que é o chip gráfico mais fraco dessa série e pelos 8GB de RAM, assim não espere rodar nenhum jogo mais atual.

Nós testamos com jogos mais antigos e foi possível rodar títulos de mundo aberto como Skyrim, GTA V e Sleeping Dogs com configurações baixas, a uma média que oscilou entre 30 e 45 quadros. Jogos como Batman Arkham City e Crysis rodam a 60 quadros com algumas quedas, no geral será possível rodar a maior parte dos títulos em 3D lançados na época dos consoles Xbox 360 e PlayStation 3 com algum comprometimento gráfico. Como dito acima este não é o foco desta máquina e embora seja possível jogar alguns jogos a experiência não é das melhores e nosso Nintendo Switch consegue rodar Skyrim e Arkham City com qualidade melhor e quadros mais consistentes.

Acer Aspire 3 - A315-24P-R06B

Como dito mais acima, o exaustor fica na parte superior soprando o ar quente para tela ao invés dos lados e nossos testes revelaram que isso pode ser um problema dependendo de como utilizar a máquina. Fizemos testes de temperatura sempre ligado a energia ao mesmo tempo em que testamos os jogos, visto que o sistema aqui foi estressado perto do limite e os resultados foram estes. Encontramos a temperatura de 80ºC enquanto a máquina estava posicionada em cima de uma almofada que limitada em parte a entrada de ar inferior, a temperatura estabilizou em 74º quando colocamos o notebook em uma superfície plana que possibilita a entrada de ar e tivemos 65ºC o utilizando em cima de uma mesa com coolers.

A temperatura de jogo é um pouco alta e o exaustor sopra diretamente para a tela, o que pode acabar ocasionando problemas futuros, porém estes foram os resultados durante o jogo com a máquina ligada na tomada, algo que não iremos fazer dada a finalidade desta máquina. Utilizando o computador fora da tomada, em trabalho office e com pequenas edições no Gimp e Aseprite, essa situação muda completamente e encontramos temperaturas que beiram os 45ºC, com o computador rodando frio e sendo possível utilizá-lo de maneira confortável sem correr o risco de se queimar.

Acer Aspire 3 - A315-24P-R06B

Apesar de não trazer as melhores especificações, o Acer Aspire 3 – A315-24P-R06 se mostrou uma máquina com excelente custo-benefício. Sua configuração consegue atender tranquilamente usuários domésticos, estudantes e profissionais que não exigem aplicações mais pesadas durante o trabalho. O modelo é leve e prático, com um design robusto, um desempenho OK e uma boa eficiência energética, sendo que o preço atual é próximo ao de um chromebook mas com muito mais desempenho e opções.

Acer Aspire 3 - A315-24P-R06

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Duração da bateria
  • Wi-Fi 6
  • Vem com licença Windows 11
  • Desempenho satisfatório para a proposta

Negativos

  • Conector de energia aparenta ser frágil
  • Sem slot de memória (Módulos soldados)
  • Somente um slot NVMe (preenchido)

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo