AnálisesHardware

Samsung Galaxy S24 Ultra – O novo queridinho com IA diferente de tudo | Análise

Samsung Galaxy S24 Ultra entrega o que promete e mais um pouco em tudo

Aparelho cedido pela Samsung Electronics do Brasil


Eu sei que estamos ainda em março de 2024, mas eu garanto que com pouco mais de 15 dias de teste a todo vapor acredito que esse vai ser um dos melhores Androids de 2024.

Além de ser realmente bonito e elegante, o Samsung Galaxy S24 Ultra tem um processador poderoso com um desempenho incrível, uma bateria que aguenta o dia todo, câmaras excelentes, e ainda chega carregado de IA – e uma IA útil

A Samsung chega apostando alto com Galaxy S24 Ultra, apesar dele me remeter ao S23 de imediato, por trazer esse design que não é novidade, o aparelho mostra melhorias e evolução que o diferem do seu antecessor. É difícil achar alguém que não goste da linha S, confiáveis, com telas incríveis, câmeras que conseguem tirar fotos até da lua e, claro, são duráveis. A cada ano que passa, muitas melhorias são aplicadas como por exemplo:

Na tela, onde o S24 Ultra leva tudo para um novo nível, melhorando a imagem seja lá qual for a condição de iluminação do lugar que eu estivesse. O corpo de titânio é sólido e não notei marcas de dedos ficando na carcaça (coisa que me chama muito atenção, pois acredito que nem todos curtam colocar case no seu smartphone), com isso tudo (e a S-Pen), ele não é o celular mais leve do mercado. Mesmo assim, o peso não é algo que fará você desistir dele.

Com display de 6.8 polegadas 1440p AMOLED possui uma taxa de atualização que atinge até 120Hz. Chega até ser covardia falar que roda super bem qualquer tipo de rede social através dele, inclusive ver séries nele as vezes é até mais confortável que na TV dependendo do ambiente.

Samsung Galaxy S24
Notas Inteligentes no Galaxy S24 Ultra | Imagem meramente ilustrativa

Já para aqueles que são mais antenados com a tecnologia e preferem anotar ou utilizar tudo usando a S-Pen, você vai adorar o feedback da caneta na tela e os diversos recursos pensados para esse público (ou apenas utilizá-la como controle remoto para tirar fotos a distância).

O modo DeX, que também não é uma novidade, é outro diferencial da Samsung. Plugar o celular seja sem fio ou utilizando a porta USB-C a um monitor externo o transforma na hora em um computador que rodar uma versão customizada do OS, relembrando o Linux. Dá para fazer muita coisa assim e é sempre bom ter essa opção no bolso.

Samsung Galaxy S24 Ultra - S-Pen
Samsung Galaxy S24 Ultra – S-Pen

Um diferencial do S24 Ultra são suas atualizações, a marca coreana promete 7 anos delas, 2 a mais que a sua linha A. Isso garante uma tranquilidade não só de recursos, mas também de segurança, algo que a marca viu que muitos utilizadores da maçã usavam como desculpa para não se desapegar.

Tal como a Apple colocou widgets em seu sistema, o Google poliu bastante o Android e a Samsung, em parceria com a gigante de buscas, conseguiu fazer o S24 Ultra ser o melhor hardware para sua melhor versão por conta do uso da IA.

Imagem meramente ilustrativa

O Galaxy S24 Ultra chega com uma tela Dynamic, que apesar de não ser útil (ou relevante) para alguns utilizadores, temos 2600 nits de brilho máximo, conseguindo uma boa visualização em condições de muita claridade, bem como um ajuste automático.

Os recursos de melhoria e edição de fotos e videos, tradução de chamadas Instantâneas para conversas no mundo real são algumas novidades, mas o que você mais vai usar, acredite, é o circular para buscar. Nada é mais fácil que esse gesto e é espantoso o quanto algo assim demorou para existir.

Você pode circular algo que sua câmera está vendo ou qualquer coisa na tela do celular: fotos, vídeos, palavras… qualquer coisa. Basta segurar o botão do meio (ou a barra de navegação, caso você use os gestos do Android) e então selecionar o que quer buscar.

Não é nada como nos filmes futuristas, mas diria que entrega 95% do que promete de acordo com os meus testes. E para os preocupados, relaxa que não funciona com rosto de pessoas.

O Samsung Galaxy S24 Ultra chegou muito bem equipado com o poderoso processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, isso ajuda a navegar com Fluidez e rapidez em jogos, por exemplo, os comandos são respondidos de forma instantânea sem aquelas famosas travadas.

Agora em edição de fotos ou vídeos é onde se percebe o desempenho superior, pois os ajustes podem ser feitos de forma muito fluída, sem delays chatos, principalmente em vídeos com gravação ou reprodução em alta resolução sendo até mais fácil fazer capturas de tela.

A edição de fotos fica incrível parecendo até mesmo um trabalho de Photoshop feito por um profissional.

Graças a essa tecnologia do momento que, embora dispersa, está fortemente presente ajuda muito no dia a dia, até mesmo em coisas simples, como a personalizar as telas, conforme mencionado, mas também em elementos mais curiosos, como a fotografia e a edição de imagem.

Com a IA, o Galaxy S24 Ultra ajuda o utilizador a escrever nos vários chats, traduzindo, reformulando frases, entre outros; edita fotografias; procura elementos específicos para se saber mais sobre eles, resume notas, artigos, e outros conteúdos escritos, resume gravações de voz entre outros…

Ps.: Para conhecer, perceber e ativar a maioria das funcionalidades abraçadas pela IA, é necessário ir às Definições do dispositivo e procurar pelas Funções avançadas > Inteligência avançada.

As fotos nesse aparelho ficam espetaculares, mesmo que em alguns lugares fiquem parecendo artificial por conta das cores super realistas de modo geral, é possível que sinta a necessidade de ajustar os tons por conta daquela exagerada que já conhecemos em suas câmeras.

As pessoas podem brincar muito com as câmaras deste S24 Ultra, pois, aqueles que tiverem paciência para explorar, encontrarão uma série de funcionalidades e ajustes como ao fim do dia e à noite, onde as condições de luz são menos favoráveis à qualidade, o resultado é satisfatório.

Senti uma pequena dificuldade em estabilizar o zoom à medida que o aumentamos na câmera frontal, porém ele não desfoca de forma medíocre e destaca todos os poros e mais alguns (aqueles que nem sabíamos que tínhamos).

Já nos vídeos, as cores ficam realistas e os detalhes são evidenciados. A possibilidade de ajustar a resolução, de HD, FHD e UHD, até 8K com a ajuda da IA, a edição vai, agora, mais longe, e é possível fazer uma série de alterações, recorrendo apenas a alguns cliques.

Além disso, a Samsung oferece, neste S24 Ultra, uma funcionalidade curiosa para os fãs de vídeos lentos, pois permite que o utilizador veja como ficará um conteúdo em slow-motion, se o pressionar continuamente. Uma das falhas é que, para guardar o vídeo dessa forma, é necessário editá-lo, não sendo tão direto e simples como aparentava.

E antes que eu me esqueça, mesmo com tudo isso, você consegue tranquilamente ficar com a bateria carregada por pelo menos 20h diretas sem interrupção, assistindo vídeos editando fotos, em chamas telefônicas e ou vídeos e fazendo várias atividades ao mesmo tempo sem travas ou demora no comando.

E graças a sua função rápida de carregamento, promete no mínimo 5 horas de utilização em apenas 30m de carga.

Abaixo segue ficha técnica:

  • Dimensões: 162,3 x 79,0 x 8,6 mm
  • Peso: 232 g
  • Moldura reforçada com titânio
  • Tela: 6,8” Dynamic AMOLED 2X, 2600 nits
  • Resolução: QHD+
  • Taxa de atualização: varia de 1 Hz para 120 Hz
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 3 Qualcomm SM8650-AB
  • RAM: 12 GB
  • ROM: 256 GB/ 512 GB/ 1 TB
  • Câmaras traseiras: 200 MP, 12 MP, 10 MP 3X telefoto, 50 MP 5X periscópio
  • Câmara frontal: 12 MP f/2.2
  • Bateria: 5000 mAh
  • Carregamento: 45 W
  • Carregamento sem fios: 15 W
  • Cartão SIM: NanoSIM e eSIM
  • Software: Android 14/ One UI 6
  • Suporte: 5G, Wi-fi 7, NFC, Bluetooth 5.3
  • Cores disponíveis: Violeta Titânio, Cinza Titânio, Preto Titânio, Creme Titânio, Azul Titânio, Verde Titânio, Laranja Titânio
  • Certificação IP68

O Samsung Galaxy S24 Ultra acompanha um Manual instruções, um ejetor de cartão SIM, um cabo USB-C para USB-C e uma S-Pen

Galaxy S24 Ultra - Cores exclusivas loja Samsung
Galaxy S24 Ultra – Cores exclusivas loja Samsung

Samsung Galaxy S24 Ultra entrega o que promete e mais um pouco em tudo, por se tratar de um equipamento com muita competência, o preço que está disponível não será para qualquer bolso. Caso seja para o seu, é uma alternativa a considerar, porque é uma máquina incrível.

Importante destacar, por se tratar de um smartphone extremamente tecnológico e sofisticado, podemos dizer que, alguns utilizadores podem achar desnecessárias essas vastas funções que ele possui, tornando-o apenas para um celular para status, coisa que o mesmo não é, ao contrário de muitos modelos lançados por outros marcas nos últimos tempos, que prometem ter muitas funções, porém não entregam de forma satisfatória, não correspondendo com as expectativas criadas, que os tornam apenas um modelo esteticamente agradável, por esse motivo o Samsung Galaxy S24 Ultra acaba se tornando completo, entregando várias funções com um design muito bonito, que pode agradar vários gostos.

Samsung Galaxy S24 Ultra

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Carregamento rápido com bateria durável
  • Fluidez na troca de tarefas
  • Certificação IP68
  • IA útil que ajuda no dia a dia
  • Processador

Negativos

  • A distribuição das câmeras afeta o visual do aparelho

Leo Gomes

Viciado em Power Rangers, Comida, Cultura Geek e programas culinários
Botão Voltar ao topo