HardwareNotícias

Dell Technologies renova linhas XPS e Inspiron no Brasil com recursos de IA e novos designs

Com recursos específicos de Inteligência Artificial, as novidades incluem ainda designs compactos com construção em metal, processadores Intel Core Ultra e Intel Core.

A Dell Technologies anuncia a expansão de sua linha de notebooks premium no Brasil, com a introdução do novo XPS 13 e de três modelos da família Inspiron – Inspiron 14Inspiron 14 2 em 1 Inspiron 16 Plus. Com recursos específicos de Inteligência Artificial nos modelos XPS 13 e Inspiron 16 Plus, as novidades incluem ainda designs compactos com construção em metal e as gerações mais recentes de processadores Intel Core Ultra e Intel Core.

XPS 13

Na linha ultracompacta, o XPS 13 junta-se ao XPS 16 – lançado em janeiro deste ano – como o primeiro notebook fabricado pela Dell no Brasil com o processador Intel Core Ultra, que oferece ganhos significativos de eficiência e desempenho, incluindo uma NPU para processamento local de tarefas de Inteligência Artificial (IA).

Recursos de Inteligência Artificial são um destaque nos novos XPS 13, com aceleração pela tecnologia embarcada na configuração com processador Intel Core Ultra 7. Isso permite que o computador funcione de maneira mais eficiente, consumindo menos bateria. Por meio da NPU, é possível processar localmente tarefas de IA como desfoque do fundo com o Windows Studio Effects e também outros softwares terceiros, resultando em melhor performance e eficiência. Além disso, o novo portfólio XPS inclui o Copilot no Windows 11, oferecendo o poder da IA para responder perguntas, inspirar criatividade e otimizar o uso do equipamento, acessível através de uma tecla dedicada no teclado.

Em relação ao design, o XPS 13 mantém o estilo inovador já conhecido da linha XPS, desafiando os padrões pré-estabelecidos da categoria e seguindo as linhas de simplicidade, simetria e serenidade. O modelo traz o touchpad em vidro integrado ao palmrest em uma placa única do mesmo material, proporcionando feedback tátil através de sensores e motores que respondem de forma precisa aos cliques. O teclado sem bordas oferece uma experiência única de digitação, complementando o visual minimalista e sofisticado do notebook. A composição do equipamento é de alumínio usinado CNC e Gorilla Glass 3 (na versão com tela touch), com curvas elegantes e cores tom sobre tom, disponível pela primeira vez no Brasil exclusivamente na cor prata.

“Os avanços significativos que estamos trazendo para o nosso portfólio vêm em um momento em que os usuários de notebooks buscam equipamentos prontos para o futuro, capazes de aproveitar as possibilidades oferecidas por novas tecnologias como a Inteligência Artificial”, explica Nicole Benvegnú, gerente da linha XPS na Dell Technologies do Brasil.

O notebook premium é o primeiro da marca a contar com painel OLED no Brasil, disponível na versão touch. Para o mercado brasileiro, a Dell oferece opções de tela com resolução 3K+ OLED e fidelidade de cores 100% DCI-P3 e taxa de atualização de 60Hz. Está disponível também um modelo LCD, sem touch, com resolução FHD+, 100% sRGB e taxa de atualização variável de 30-120Hz.

O equipamento conta ainda com uma nova webcam inteligente de resolução Full HD, o dobro da geração anterior, e um sistema de áudio aprimorado com quatro alto-falantes totalizando 8W. Ambos os modelos são compatíveis com Dolby Atmos e Surround Stereo 3D da MaxxAudio Pro by Waves.

Novidades na família Inspiron

Compondo os anúncios dos equipamentos com foco em design premium e alto desempenho, a Dell amplia também seu portfólio com os novos notebooks da linha Inspiron.

Os modelos Inspiron 14, disponíveis na versão convencional (Inspiron 14) ou 2 em 1 (Inspiron 14 2 em 1) com tela touch e dobradiça 360º, oferecem alto desempenho graças aos mais novos processadores Intel Core, tela de 14 polegadas com resolução FHD+ e webcam FHD com duplo microfone com redução de ruído por IA, tudo isso em um chassi resistente de metal com dimensões compactas.

Os novos Inspiron 14 e Inspiron 14 2 em 1 também trazem melhorias significativas em relação aos modelos anteriores da família Inspiron, incluindo memórias mais rápidas no padrão DDR5 (até 5200MT/s) e expansibilidade de até 32GB. O modelo convencional (Inspiron 14) também está disponível com a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX570, ideal para aplicativos e jogos que demandam maior capacidade de processamento gráfico.

Inspiron 16 Plus é a nova oferta da linha projetada para o máximo desempenho. Equipado com placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4050 ou 4060, este modelo também inclui capacidade de processamento local de Inteligência Artificial através da NPU integrada ao processador Intel Core Ultra 7. As configurações são complementadas com memória RAM de até 32GB DDR5 5600MT/s e opções de armazenamento SSD de 512GB ou 1TB.

“Intel e Dell novamente formam uma parceria de muito sucesso para oferecer uma excelente performance e experiência para todos os usuários. Assim, agora as linhas Inspiron e XPS também contam com Intel® Core™ Ultra, responsável por inserir a IA por meio da NPU, reforçando o compromisso de ambas as empresas com a inovação e um mundo cada vez mais tecnológico”, destaca Ricardo Ferraz, Diretor da área de AI PC da Intel para Américas.

A tela de 16 polegadas do Inspiron 16 Plus atende às necessidades de usuários exigentes e profissionais, apresentando uma taxa de atualização de 120Hz, resolução QHD+ e fidelidade de cores avançada (100% sRGB). Similar aos modelos de 14 polegadas, a webcam Full HD possui sistema de redução de ruídos e setup com dois microfones para videoconferências.

No design, destaque para o alumínio tanto na tampa quanto no palmrest e na base do notebook, conferindo robustez e elegância ao equipamento. Para suportar os componentes de alto desempenho e garantir autonomia longe das tomadas, o modelo é equipado com uma bateria de 6 células de 90Wh.

Os novos Inspiron de 14 e 16 polegadas também receberam alguns recursos importantes também para quem precisa de confiabilidade e segurança, como leitor de impressão digital, além de terem passado pelos rigorosos testes da certificação militar MIL-STD-810H, demonstrando sua durabilidade e resistência para suportar tanto o trabalho diário quanto a diversão nas horas vagas.
Preço e disponibilidade

● Os novos XPS 13 estão disponíveis no Brasil a partir de hoje com preço inicial de R$ 9.999;

● Os modelos Inspiron chegam ao país em julho.

Botão Voltar ao topo