IREM Collection Volume 2 – Mais uma coletânea tímida que preserva jogos clássicos | Análise
Analisado no Nintendo Switch
IREM Collection Volume 2 é uma coletânea de jogos da Irem que está sendo distribuída pela ININ Games. A coleção é a segunda de 5 volumes e está prevista para ser lançada em 14/11/2024 com versões disponíveis nos formatos digital e edições limitadas de mídia física para Nintendo Switch e PlayStation 4|5, a coletânea também está disponível para Xbox One e Series X/S porém, somente em formato digital.
Para quem não conhece, a Irem é uma desenvolvedora Japonesa pioneira do gênero Shoot’em up que fez sucesso nas décadas de 80 e 90. A Irem está por trás de alguns títulos de sucesso como a série R-Type, mas infelizmente a companhia mudou de foco a um bom tempo e está a mais de uma década sem desenvolver novos jogos.
Sendo o segundo volume de 5 programados, a IREM Collection Volume 2 é mais uma coletânea da ININ Games que chega com uma dose de nostalgia para agradar os fãs e também preservar estes jogos clássicos. Infelizmente, assim como o primeiro volume, esta é uma compilação tímida que chega com um custo um pouco salgado e com alguns problemas de emulação.
Chega de enrolação, este Volume 2 é uma compilação composta de três jogos desenvolvidos pela Irem baseados nos gêneros shoot’em up e run and gun, sendo estes Air Duel (1990), GunForce (1991) e GunForce II (1994). Air Duel é um shoot’em up que traz como diferencial duas aeronaves diferentes com um avião e um helicóptero, além da possibilidade do jogador trocar de aeronave a cada novo estágio, o jogo estava preso nos arcades Japoneses e agora temos sua primeira versão internacional.
GunForce é um run’n gun inspirado em Contra e com o diferencial de introduzir veículos e armamentos para o jogador controlar, a coletânea traz as versões de arcade e console do título. GunForce II é a sequência de GunForce e o título que serviu de inspiração para o Metal Slug sendo seu antecessor espiritual. A coletânea traz as versões Japonesa (GeoStorm) e Internacional de GunForce II com uma jogatina que envolve muita ação e um personagem que utiliza armas nas duas mãos, além de diversos veículos.
Assim como em outras coletâneas da ININ, neste Volume 2 temos os jogos e suas diferentes variações e versões, além da adição de várias melhorias de qualidade de vida e novidades possibilitadas pelo tempo. Para jogar é possível escolher e alterar o planos de fundo, filtros de tela com opções do nostálgico CRT, opções de controles e também modos de jogo clássico com uma experiência original ou casual com a adição das melhorias que incluem trapaças e a possibilidade de voltar alguns segundos no tempo.
Nós jogamos a versão do Nintendo Switch e nesta plataforma a emulação está OK. No geral encontramos alguns slowdowns e lag nos controles, ambos que eram mais comuns nos momentos com vários inimigos na tela, contudo o desempenho das versões de console de GunForce deixam muito a desejar e estes problemas são mais recorrentes, em contrapartida as versões de arcade se mostraram mais estáveis.
No final, a IREM Collection Volume 2 é mais uma coletânea de ININ Games que apesar de preservar jogos clássicos, acaba deixando um gosto amargo. Infelizmente a seleção de jogos não é das melhores, emulação deixa a desejar e faltam extras, além desses o preço cobrado é salgado pela experiência e por estes motivos eu prefiro recomendar este Volume 2 somente para fãs, do contrário é melhor espera por uma boa promoção.