
Analisado no PC
Marvel’s Spider-Man 2 é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Insomniac Games e lançado originalmente em 2023 para o PlayStation 5. O título é mais um que está chegando para PC com o port feito pela Nixxes Software, distribuição pela PlayStation PC LLC e lançamento em 30/01/2025.
Com o sucesso de seus títulos no PC, a Sony vem portando praticamente todos os seus títulos mais recentes para esta plataforma, contudo a qualidade geral dos lançamentos é mista com alguns títulos bem feitos, já outros exigindo várias atualizações para ficarem estáveis. Marvel’s Spider-Man 2 é o novo título da desenvolvedora a chegar no PC e apesar de sua jogatina ser divertida, infelizmente este é um lançamento repleto de problemas técnicos que afetam diretamente a experiência.
Para quem não jogou, Marvel’s Spider-Man 2 é uma sequência que dá prosseguimento a história desta nova franquia de jogos do Homem-Aranha. O título chegou em 2023 para o PlayStation 5 trazendo os mesmos sistemas de jogo do anterior, mas adicionando algumas novidades que inclui a jogatina alternando entre os dois protagonistas, Peter Parker e Miles Morales. Como está é uma análise de port, não irei me focar na história, assim se quiser ler a análise completa do jogo para PS5 confira neste link.
Lançado em 12/08/2022, Marvel’s Spider-Man Remastered foi o primeiro port da franquia para o PC, chegando na plataforma com uma experiência OK. O port incorporou bons controles e suporte a várias opções gráficas e tecnologias, mas ao mesmo tempo ele possuía alguns problemas visuais e de performance, estes que foram corrigidos em parte com atualizações. Em 18/11/2022 nós tivemos o port da sequência, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales que chegou na plataforma com uma experiência melhor que a de seu antecessor, visto que apesar de standalone, o jogo é praticamente uma DLC que incorporou as atualizações, mas ainda assim foram necessárias algumas atualizações para tudo ficar redondo.
Assim como seus antecessores e também como os outros ports da Sony, Marvel’s Spider-Man 2 chega ao PC com várias melhorias e recursos exclusivos da plataforma com menus de configuração para opções gráficas de texturas, sombras, reflexos e outros detalhes. O título continua com suporte a resoluções ultra-wide (21:9) e super ultra-wide (32:9 / 48:9) com a possibilidade de utilizar até três telas através do NVIDIA Surround ou o AMD Eyefinity.
Por se tratar de um lançamento mais recente, os recursos de upscaling receberam atualizações e o jogador pode escolher entre, Nvidia DLSS 3, AMD FSR 3.1, Intel XeSS e IGTI, estes que acompanham geração de quadros para turbinar a experiência com o Ray Tracing ativado. Os visuais aqui seguem a mesma linha dos outros jogos e temos um port tecnicamente superior à sua versão original, mas isso por pouca coisa. As principais diferenças continuam sendo na distância de renderização dos objetos, nos reflexos e sombras melhorados pelo Ray Tracing.
Esta versão continua com o mesmo esquema de controles dos anteriores, porém com algumas atualizações referentes às novas mecânicas dos personagens. O título tem compatibilidade total com DualSense via cabo incluindo os gatilhos adaptáveis e touchpad, criando uma experiência imersiva, porém como este é um jogo de ação, tecnicamente o combo de teclado e mouse ainda acabam sendo mais práticos e rápidos na hora de virar a câmera e mirar nos alvos.
A versão original de Marvel’s Spider-Man 2 é sem dúvidas muito boa e o título teve uma recepção favorável no console, contudo assim como port de Horizon Zero Dawn também feito pela Nixxes, seu port para PC chega em um estado que não faz jus ao jogo original.
Infelizmente em seu estado de lançamento, praticamente nada aqui funciona e temos problemas em quase todas as áreas do jogo. A lista é longa, mas para se ter ideia, a versão de lançamento sofre com crashes aleatórios, missões que não funcionam ou não concluem, personagem sem animação ou ficando congelados, problemas no carregamento de texturas e modelos com personagens aparecendo ou desaparecendo do nada, temos problemas de iluminação e sombra, estes que são agravados quando o Ray Tracing está ligado, aliás com Ray Tracing ligado prepare se para ver artefatos em todos locais. A performance está abismal e mesmo com algum método de upscaling e gerador de quadros ativos é comum encontrar quedas expressivas, mas isso quando o upscaling funciona, pois vários usuários estão reportando problemas com o DLSS.
Para piorar ainda mais a situação, o áudio do jogo está fora de sincronia e durante a exploração é comum ouvir as piadas do protagonista e até os efeitos sonoros ocorrendo alguns segundos após a ação. Apesar de ocorrer durante a exploração, o áudio fora de sincronia é algo recorrente nas cinemáticas sendo difícil encontrar alguma que está correta, algo que infelizmente afeta a experiência pois grande parte dos detalhes da história acontecem nas cinemáticas.
Um ponto importante, apesar de todos esses problemas, as equipes responsáveis pelo game já atualizaram ele com um Hotfix (v1.31.0.0), que corrige algumas das falhas de travamento do dispositivo que podem ocorrer durante o jogo com o ray-tracing ativado. Além disso, eles confirmaram que continuam investigando os demais problemas para aplicarem soluções, ainda assim, é triste ver o estado em que o game foi lançado, as vezes o adiamento em uma ou duas semanas teria sido o suficiente para que ele não saísse tão quebrado como foi.
Infelizmente, o último jogo do amigo da vizinhança não recebeu o tratamento que devia e Marvel’s Spider-Man 2 é mais um jogo bom que recebe um port ruim. As únicas coisas boas e que funcionam aqui, são a compatibilidade com o DualSense e a conexão com a PlayStation Network (PSN) que agora é opcional, contudo, esta última que nada importa pois mesmo opcional, o título ainda não está disponível para compra em mais de uma centena de países. O preço cobrado é justo pela experiência original, entretanto pelo estado de lançamento e pela assombrosa quantidade de problemas é melhor esperar por algumas atualizações.