
ROGUE FLIGHT – Um bom rail shooter no estilo anime retrô anos 80/90 | Análise
A experiência é empolgante e bastante divertida
Analisado no PC
ROGUE FLIGHT é um rail shooter desenvolvido pela Truant Pixel, LLC e distribuído pela Perp Games. O título foi lançado em 24/10/2024 com versões disponíveis para o PC e consoles PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
Para quem não conhece, rail shooters são um estilo de shoot’em ups onde o caminho é feito de forma automática e o jogador tem controle limitado do personagem, este que geralmente se resume a desviar de balas e mirar. Apesar de não serem populares nos dias atuais, de tempos em tempos temos um título que chega para impressionar e inspirado nos animes e jogos do gênero que marcaram os anos 90, Rogue Flight chega com uma experiência empolgante que com certeza irá agradar os fãs do gênero.
Rogue Flight se passa em um futuro alternativo, onde a humanidade colonizou o sistema solar e em um determinado ponto concedeu acesso aos sistemas de defesa do sistema para a IA ARGUS. ARGUS acabou se virando contra seus criadores e a AI lançou diversos ataques que quase extinguiram a humanidade, com um pequeno grupo de sobreviventes se refugiando em cavernas e montanhas do planeta. Após algum tempo, um destes grupos de sobreviventes encontra uma base secreta que guarda um protótipo de aeronave, agora no papel de Nadia, a última humana com experiência em pilotar naves de combate, nós iremos embarcar em uma aventura para livrar o sistema solar do controle de ARGUS.
A história é inspirada nos animes com combate de mechas e aviões dos anos 80/90. A trama é de certa forma simples, mas temos diversos detalhes em sua construção que incluem diferentes finais e dubladores no idioma japonês de Sailor Moon, Neon Genesis Evangelion, Gundam, Naruto, One Piece e dubladores em inglês que participaram de Overwatch, Fallout 76, League of Legends e até Marvel’s Avengers.
A jogatina segue o padrão de jogos do gênero como o clássico Star Fox, assim é possível controlar a aeronave para desviar de projéteis inimigos ao mesmo tempo em que temos de mirar nos alvos e nos pontos fracos dos chefes. O diferencial aqui é que o jogo chega com diversas customizações e alguns recursos únicos, estes que incluem diferentes partes da aeronave para alterarmos a forma com que jogamos, seja na velocidade ou recarga de armas e habilidades ou nas diferentes armas disponíveis. Também temos mísseis limitados e habilidades que nos auxiliam a sobreviver, seja atacando em área para limpar a tela de inimigos ou tentar desviar de projéteis nos momentos de bullet hell.
No geral, a experiência é empolgante e bastante divertida. O conjunto disponível aqui nos passa a sensação de que estamos dentro de um anime dos anos 90 e a imersão é um fator a ser notado, visto que o jogo incorpora uma câmera em primeira pessoa de forma alternativa onde temos a visão da piloto de dentro do cockpit. Além do modo campanha, o título também traz modos desbloqueados com experiências roguelites e retrô.
Não só a trama passa a impressão de anime como também os gráficos. O título não traz visuais incríveis, mas o jogo não é feio e embora os modelos sejam mais simples, temos diversos efeitos visuais para acompanhar a chuva de projéteis e a experiência remete bastante aos clássicos dos ano 90, porém eu confesso que o estilo torna a visualização de projéteis difícil e às vezes é complicado saber o momento correto para desviar. A trilha sonora é boa e como dito mais acima temos dublagem em japonês e inglês com vozes famosas de jogos e animes, contudo o título não traz localização para PT-BR e quem não domina um dos idiomas estrangeiros deverá se contentar com o Espanhol.
No final, Rogue Flight é mais uma boa adição a este gênero que quase não recebe jogos nos dias atuais. O preço cobrado é camarada pela experiência e eu posso recomendá-lo a todos que gostam de rail shooters ou para todos que querem jogar algo diferente.