
MACROSS -Shooting Insight- – Finalmente chegou ao ocidente, mas não é a melhor entrada da série | Análise
Inicialmente só é possível jogar no modo história, mas posteriormente liberamos outros como arcade e até boss rush
Analisado no Nintendo Switch
MACROSS -Shooting Insight é um shoot em up desenvolvido pela KAMINARI GAMES Inc. e publicado pela Bushiroad Inc. no PC e pela Red Art Games nos consoles. O título foi lançado originalmente em 14/03/2024 no PC e no Japão, agora em 07/02/2025 temos uma versão global para os consoles PlayStation 4|5 e Nintendo Switch.
Macross é uma famosa franquia de ficção científica iniciada por uma animação de 1982 que posteriormente foi expandida para vários spin-offs na TV, Manga e também jogos digitais. Reconhecida por sua trilha sonora e principalmente pelos seus icônicos caças Valkyrie que se adaptam em pleno voo e podem se transformar em mechas completos, Macross é um fenômeno em sua terra natal que infelizmente nunca foi bem difundido no ocidente, fato este atribuído geralmente a problemas de licenciamento.
Nos jogos, a série conta com dezenas de lançamentos, porém novamente temos poucos títulos chegando de forma oficial ao mercado global e MACROSS Shooting Insight é o mais recente destes, agora com um lançamento global para os consoles mais recentes e um patch para PC. Esta nova entrada nos apresenta a uma experiência feita de boas ideias que infelizmente não se desenvolvem por escolhas de design e alguns problemas de execução.
Não vou dar spoilers sobre a franquia, mas basicamente a trama gira em torno do combate entre humanos e alienígenas, com alguns spin-offs trazendo conflitos entre humanos. Shooting Insight chega como um crossover multidimensional entre cinco entradas desta série, sendo essas Macross Plus, Macross 7, Macross Zero, Macross Frontier e Macross Delta. Aqui, os personagens destas séries são transportados para uma mesma realidade e precisam cooperar para conseguir resgatar os seus amigos desaparecidos.
A trama é interessante e temos caminhos diferentes, um para cada um dos cinco pilotos disponíveis, entretanto a forma com que a história é contada, torna esta uma experiência narrativa que só os fãs mais calorosos irão se importar. Tudo aqui é narrado através de conversas entre os personagens que acontecem entre os estágios de combate e infelizmente temos um excesso de caixas de texto e cliques sem rolagem automática. É muito vai e vem que quebra o ritmo de jogo e felizmente é possível pular as conversas e partir para a ação, fato este que provavelmente será comum entre os novatos.
A jogatina aqui continua o tradicional shoot em up, variando entre os eixos x, y e z com estilos de rolagem lateral, vertical, câmera isométrica e até batalhas que lembram um pouco do gênero rail shooter. Cada piloto disponível tem seu caça próprio e cada um destes tem um tipo de disparo único e status diferentes, contudo todos eles partilham a habilidade de esquiva que ajuda a evitar alguns projéteis e o suporte que manda uma chuva de foguetes na tela, causando danos e limpando o cenário.
Inicialmente só é possível jogar no modo história, mas posteriormente liberamos outros como arcade e até boss rush. No papel, este parece ser um prato cheio para os fãs do gênero, mas infelizmente temos diversos problemas de execução que começam pela impossibilidade de mudar a forma dos caças Valkyries livremente, esta opção que acontece de forma automática quando alternamos entre os estilos de jogo durante os estágios.
Shoot em ups geralmente são acompanhados de estágios com momentos de bullet hell, onde o jogador precisa desviar de projéteis para sobreviver. Aqui estes também são comuns, mas você dificilmente conseguiria sobreviver nas dificuldades mais altas, pois infelizmente não tivemos a devida atenção a paleta de cores, assim é extremamente comum confundir os projéteis e inimigos com o cenário de fundo o que acaba tornando a experiência frustrante. As hitboxes também são inconsistentes e este fator até ajuda um pouco o jogador a evitar certos projéteis, porém acaba sendo algo irritante em alguns confrontos de chefe.
Os controles seguem o básico do gênero, com um botão de disparo, um de especial, um de esquiva e um de mísseis que você praticamente não irá usar. Novamente temos uma escolha questionável e não é possível utilizar os mísseis enquanto você dispara a arma principal, o que não faz sentido algum e além disso estes só podem ser acionados com a uma mira que se utiliza do analógico direito e o sistema demora demais a travar os alvos, assim ao utilizar mísseis você acaba ficando vulnerável e na grande maioria das vezes o dano causado não compensa a espera.
Os gráficos no geral são OK, mas poderiam ser melhores. Em certos momentos, Shooting Insight aparenta ter visuais de jogos mobile, os modelos são simples e não tem muitos detalhes, fator este que fica bastante evidente nas batalhas contra chefes maiores que chegam tomando grande parte do cenário sem nenhum detalhe. Por outro lado, os cenários geralmente trazem planos de fundo com diversos efeitos visuais, mas novamente o jogo erra e como dito acima, estes acabam se misturando aos projéteis e inimigos, sendo que o lado mais positivo fica por conta da arte que acompanha os diálogos e no conteúdo de galeria extra, estes que realmente foram bem feitos e tiveram uma maior atenção.
A trilha sonora também é de qualidade mista e de um lado temos efeitos simples que não impressionam, do outro temos as faixas icônicas dos animes. São muitos altos e baixos na trilha sonora, mas pelo menos os momentos menos empolgantes são contrastados por divertidas seções, onde surgem as músicas dos animes para nos acompanhar juntamente com efeitos especiais, momentos estes que geralmente acontecem durante as batalhas de chefe.
Jogamos a versão de Switch e no geral a performance é satisfatória. No console híbrido o título chega com tempos de carregamento satisfatórios e quadros constantes na maior parte do tempo, com algumas quedas em alguns locais específicos onde geralmente temos a mudança de estilos de combate.
No final, apesar de ter ideias interessantes, MACROSS Shooting Insight infelizmente não consegue se desenvolver. Sua história tem uma proposta boa, mas um desenvolvimento arrastado pela forma com que ela é contada e a jogabilidade no geral é afetada por escolhas de design e de cores. O preço cobrado é salgado pela experiência e por estes motivos eu prefiro recomendá-lo somente para fãs, do contrário é melhor esperar por uma promoção.