
NetEase demite equipe de Marvel Rivals nos EUA, mas garante futuro do jogo
Desenvolvedores em Seattle foram afetados por reestruturação interna.
O sucesso de Marvel Rivals teve um impacto inesperado: demissões na equipe norte-americana responsável pelo jogo. Apesar do grande desempenho do shooter no mercado, a NetEase cortou parte da equipe de Seattle, incluindo o diretor Thaddeus Sasser.
Equipe americana dispensada após sucesso do jogo
A notícia veio à tona quando Sasser anunciou no LinkedIn que ele e vários colegas haviam sido dispensados.
“Minha equipe talentosa acabou de entregar um novo e incrivelmente bem-sucedido jogo em Marvel Rivals… e agora fomos demitidos!”, escreveu Sasser.
Outros ex-membros do time, como Jack Burrows e Gary McGee, confirmaram as demissões. Segundo Sasser, a equipe de Seattle era especializada no design de níveis e na jogabilidade do jogo.
O mais curioso? Marvel Rivals está entre os jogos mais jogados nos EUA no PS5, Xbox Series e Steam. Só no mês de estreia, mais de 644 mil jogadores simultâneos fizeram com que o jogo entrasse no Top 15 de maiores lançamentos da Steam de todos os tempos, superando sucessos como Apex Legends, Helldivers 2 e GTA 5.
NetEase estaria saindo da América do Norte?
As demissões geraram especulações sobre a NetEase estar se retirando do mercado norte-americano. O estúdio já havia fechado divisões no Canadá e nos EUA, incluindo Worlds Untold, criado pelo roteirista de Mass Effect, Mac Walters, e Jar of Sparks, liderado pelo veterano da Xbox Jerry Hook.
O diretor cinematográfico da Bungie, John Ebenger, reforçou os rumores:
“Ouvi dizer que a NetEase está retirando TODOS os investimentos da América do Norte. Começou no ano passado. Parece que, não importa o sucesso do jogo, a decisão corporativa já estava tomada.”
Mesmo com alguns estúdios restantes nos EUA, como BulletFarm e T-Minus Zero, a movimentação levanta dúvidas sobre a viabilidade da NetEase no Ocidente.
NetEase responde e garante futuro de Marvel Rivals
Reconhecendo a repercussão negativa, a NetEase emitiu um comunicado oficial esclarecendo sua posição:
📢 Trecho da declaração da NetEase sobre as demissões:
“Tomamos a difícil decisão de ajustar a estrutura da equipe de Marvel Rivals para otimizar sua eficiência de desenvolvimento. Isso levou à redução de uma equipe de design baseada em Seattle, que fazia parte de um esforço global maior. Valorizamos o trabalho desses funcionários e os trataremos com respeito pelo que contribuíram.”
A empresa fez questão de tranquilizar os fãs, afirmando que a equipe principal do jogo continua ativa na China, sob liderança de Weicong Wu e Guangyun Chen. A NetEase promete investir ainda mais no jogo, trazendo novos heróis, mapas e recursos para sustentar a experiência de live service.
Você acha que isso pode afetar a evolução de Marvel Rivals? Deixe sua opinião nos comentários!