AnálisesPC

Potion Shop Simulator – Gestão mágica com mecânicas simples | Análise

Um simulador encantador que oferece uma gameplay viciante, mas esbarra na falta de profundidade, personalização e polimento, entregando uma experiência mediana para fãs do gênero.

Analisado no PC


Lançado no dia 5 de março deste ano pela Pebbles Games e desenvolvido pela mesma em parceria com a Bird Pals SIA, Potion Shop Simulator embarca na onda de jogos simuladores e apresenta uma proposta inusitada: colocar o jogador no comando de uma loja de poções herdada de maneira misteriosa em um condado medieval. Crie poções, administre sua loja e negocie com uma clientela mágica.

Como comentado acima, Potion Shop Simulator apresenta um enredo extremamente simples e genérico, com sua história também seguindo a mesma linha simplista. O que não é um problema, visto que este não é o foco do jogo, e sim somente uma “desculpa” para fazer as coisas acontecerem e o player não se entediar rapidamente.

O verdadeiro foco de Potion Shop Simulator é a gameplay, que consegue ser bem divertida e bastante competente, apresentando uma certa variedade de ações e opções de personalização para o jogador. O game, como muitos jogos do gênero, se destaca pela sua capacidade de proporcionar uma experiência satisfatória ao jogador, incentivando a progressão e o desenvolvimento da loja. A variedade de ações, desde a coleta de ingredientes até a personalização do espaço, mantém o jogador engajado e imerso na experiência de gerenciar sua própria loja de poções, e evita também que ele fique entediado no processo.

Para introduzir ao jogador, o game não perde tempo em mostrar suas mecânicas, logo nos primeiros minutos, já entendemos grande parte do looping de ações que realizamos ao decorrer dos dias no game. Pegue ingredientes, faça poções, abra a loja, barganhe com clientes, recolha o lixo e repita o processo, e, ocasionalmente, vá até a cidade comprar outros itens para progredir ainda mais o nível de sua loja. Apesar de ser simples, o looping apresentado no game é extremamente satisfatório, e faz com que o jogador não queira parar de repeti-lo. Falando por experiência própria, em todas as minhas 10 horas de gameplay em nenhum momento senti que estava ficando enjoado. Pelo contrário, queria ganhar cada vez mais dinheiro para progredir minha loja cada vez mais.

O problema é que Potion Shop Simulator parece um jogo inacabado. Com algumas mecânicas não levando a lugar nenhum ou apenas sendo “simples demais” o que não contribui com a vontade de gastar tempo no jogo. Acredito que parte dos jogadores podem se incomodar com essa falta de complexidade. Outros, como eu, não terão qualquer tipo de problema com isso.

Um exemplo da falta de profundidade no game é a pouca variedade de ingredientes e poções, fazendo que, a partir de um tempo de gameplay, o jogo se torne relativamente fácil, transformando a principal mecânica do game em algo totalmente previsível com pouca variedade.

Grande parte dos jogos de simuladores que ficaram famosos no mercado, geralmente dependiam muito da personalização e da variedade de opções que o jogador poderia ter durante sua jornada. Porém, no caso de Potion Shop Simulator o game deve muito neste quesito, não possibilitando o jogador de customizar toda sua loja. Uma mudança simples que seria extremamente bem-vinda no looping de gameplay.

As únicas opções de personalização disponíveis são extremamente simples, como um vaso ou um candelabro, e servem unicamente para aumentar o valor da reputação do jogador. De novo, algo muito simples para um jogo que o foco é sua loja.

Porém, apesar disso, Potion Shop Simulator não é enjoativo, muito por conta do excesso de mecânicas que o game possui, desde fazer poções até barganhar com os seus mais variados clientes é extremamente legal e pode ser visto como o ponto principal do game. Mas ainda assim, se essas inúmeras mecânicas tivessem mais aprofundamento, o game seria extremamente mais divertido e interessante.

Falando sobre a trilha sonora, o game não se destaca, contendo apenas algumas faixas de áudio simples e genéricas e sons que não impressionam, mas passam bem o clima que o game se propõe a ter. Como sons de caminhada, pulo, sons de alerta sobre algum problema etc. Todos os áudios retirados provavelmente de addons da própria engine que o jogo foi feito, mas ainda assim, cumprem com eficácia seu papel.

Da mesma forma podemos falar dos gráficos, que não impressionam, mas servem para cumprir seu propósito. Criando uma atmosfera simples e bonita de uma vila pacata mística medieval, com criaturas mágicas e outros cidadãos inusitados. O problema é que, apesar de ter gráficos simples, o game constantemente apresenta travamentos e quedas de FPS, não sendo muito bom no quesito otimização, o que pode incomodar parte dos jogadores, principalmente porque, na teoria, o game deveria rodar sem problemas em grande parte das máquinas de hoje em dia.

Outro ponto de atenção de Potion Shop Simulator é que o game vem completamente traduzido, na teoria, porém, na prática, o game utiliza uma tradução automática de engine, o que faz com que grande parte das linhas de escrita sejam traduzidas de maneira porca ou pouco inteligente, feitas por um tradutor automático, além de que parte dos textos contidos no jogo nem ao menos estão traduzidos, o que dificulta para os jogadores que não sabem inglês.

Essa prática de tradução automática feita por inteligência artificial é comum em jogos indies. Porém, ainda assim, não é algo que deva ser elogiado ou tolerado; pelo contrário, é uma prática que deve ser criticada em qualquer jogo que possua esse tipo de atitude.

Potion Shop Simulator é um jogo com um conceito promissor e uma gameplay divertida, mas que esbarra em sua falta de profundidade e polimento. Embora o loop de jogabilidade seja viciante e a administração da loja proporcione momentos satisfatórios, a escassez de opções de personalização, a simplicidade excessiva de algumas mecânicas e os problemas técnicos impedem o jogo de alcançar seu verdadeiro potencial. Ainda assim, para aqueles que gostam do gênero e buscam uma experiência casual, há diversão a ser encontrada. Com algumas melhorias e adições, Potion Shop Simulator poderia se destacar muito mais no competitivo mundo dos simuladores.

Confira no vídeo abaixo o gameplay de Potion Shop Simulator:

Potion Shop Simulator

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Mecânicas diversas
  • Ambientação satisfatória
  • Mecânicas divertidas e pouco enjoativas

Negativos

  • Tradução falha
  • Falta de profundidade nas mecânicas
  • Falta de polimento

João Pedro Belvedere

Jornalista e gamer! Jogar sempre foi meu hobbie favorito e escrever sobre eles se tornou um sonho!
Botão Voltar ao topo