
Steel Seed – Um título que não se desenvolve e não sabe o que quer ser | Análise
Analisado no PC
Steel Seed é um jogo de ação e furtividade, desenvolvido pela Storm in a Teacup e distribuído pela ESDigital Games. O título foi lançado em 22/04/2025 com versões disponíveis para PC, PlayStation 5 e Xbox Séries.
Trazendo belos visuais e divertidas plataformas, mas pecando na ação e furtividade. Steel Seed infelizmente é mais um jogo que tenta misturar estilos e acaba não desenvolvendo nenhum destes.
Sem spoilers, em Steel Seed nós iremos acompanhar a jornada da protagonista Zoe que acorda em um local estranho, sem suas memórias e logo conhece seu fiel companheiro, o drone Koby. Juntos, eles precisam cooperar para navegar por mapas à procura de respostas e posteriormente de completar uma missão. A trama segue o padrão de clichê sci-fi com um mundo distópico em ruínas e as máquinas, estas que aqui são AIs deixadas para um dia tentar reviver o planeta. Não espere nada épico e a trama só está aqui para justificar a jogatina, até porque as interações entre a dupla e outros são bastante engessadas e não trazem nenhum peso, você simplesmente acompanha os eventos para saber qual o próximo objetivo.
A jogatina segue um estilo que no papel seria considerado uma mistura de ação com furtividade, mas infelizmente na prática não é nem um e nem outro. Para jogar é preciso alternar entre Zoe e Koby modificando a perspectiva entre terceira e primeira pessoa. No controle de Zoe nós temos a exploração, combate e furtividade, já com Koby é preciso navegar para ativar mecanismos e plataformas, mas também é possível utilizar o drone para auxiliar Zoe no combate, seja atacando inimigos ou disparando recursos utilizáveis como armadilhas e campos furtivos.
Esta dinâmica entre a dupla funciona de certa forma bem durante a exploração, com mapas legais, recheados de plataformas que te fazem pensar como progredir para o próximo objetivo em uma espécie de quebra cabeça. Infelizmente nada aqui é satisfatório quando saímos da exploração e partimos para a ação e furtividade.
A abordagem principal seria o modo furtivo, onde você teria de navegar o cenário, se espreitando e chamando atenção de inimigos para finalizá-los de surpresa com apenas um golpe. O problema é que no atual estado, além de ser uma abordagem bastante lenta e enjoativa, este modo furtivo funciona apenas cerca de 50% das vezes, com inimigos te detectando de maneira muito rápida e às vezes até ignorando as mecânicas de jogo.
Ao ser detectado é hora de partir para a porrada e o sistema de combate segue um padrão semelhante ao de hack’n slash, onde é preciso esmagar o botão de ataque enquanto fica esperto para se esquivar dos ataques inimigos, contudo assim como o modo furtivo, o combate também não é bom, temos caixas de dano inconsistentes, animações ruins e um campo de visão muito pequeno e que não pode ser ajustado e atrapalha bastante.
Se a ação e o sistema furtivo deixam muito a desejar, pelo menos você irá jogar acompanhado de belos visuais. Steel Seed é mais um jogo indie feito na Unreal Engine e que traz visuais bastante sólidos com modelos bem definidos e um lindo cenário com vários efeitos de iluminação e sombra. Por conta da temática não temos muita variação de modelos e com o tempo você acaba sentindo um pouco da repetição, o desempenho aqui está satisfatório e não encontramos quedas de quadros constantes, sendo que apesar de termos recursos de upscaling disponíveis, estes não serão necessários em máquinas intermediárias ou superiores.
No final, apesar da temática interessante e dos belos gráficos, infelizmente Steel Seed é um título que não sabe o que quer ser. Seu sistema furtivo é inconsistente sendo praticamente dispensável e seu combate tem diversas falhas. O preço cobrado é OK, contudo pelo atual estado do título eu prefiro recomendar somente para quem se interessar, sendo a melhor opção esperar por uma promoção ou quem sabe uma atualização.
Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Steel Seed:
https://youtu.be/83ugRLoPcCE