
QRD Stellar V3 é um controle/deck feito pela QRD para a plataforma Nintendo Switch. O controle/deck tem suporte para os modelos normais, OLED e também suporte a PC no formato X-Input através de cabo.
Nintendo foi a empresa que popularizou o D-Pad e que também lançou diferentes modelos de controles para os seus consoles durante a sua história. Desde seu lançamento em 2017, o Nintendo Switch utiliza por padrão os controles Joy-Con que apesar de terem recursos interessantes como a possibilidade de multiplayer sem o uso de controles adicionais, eles acabam pecando em diversos fatores relacionados ao conforto e usabilidade.
Os Joy-Con substituíram o tradicional D-Pad usado em outros controles da empresa por botões direcionais independentes, estes que além de serem desconfortáveis e práticos, também acabam machucando/calejando os dedos com o uso e com o tempo tendem a sofrer do problema de drift nas alavancas analógicas.
Claro que a empresa também lançou o Pro Controller que traz um layout e uma experiência mais tradicional, mas este controle não é prático para quem quer jogar no modo portátil, pois ele é independente e não fica fisicamente conectado no console. Felizmente desde o lançamento do Switch, diversas empresas de acessórios vêm trazendo alternativas visando corrigir os defeitos do Joy-Con, com controles compatíveis com o uso portátil e compostos de diversas melhorias que incluem formato ergonômico mais confortável e recursos tecnológicos mais atuais.
A QRD é uma destas empresas de acessórios que detém uma linha com controles para os consoles PlayStation 3/4/5, Nintendo Switch e PC. Atualmente a QRD tem uma linha com quatro controles para o Nintendo Switch, mas esta análise será sobre o QRD Stellar V3, um controle no formato Deck que além de diversos recursos, também traz uma dose de nostalgia.
O Stellar V3 é um controle que chama a atenção de cara pelo seu visual e assim como algumas alternativas no mercado, ele tem o layout baseado no controle do GameCube, com restritores octogonais e botões de ação no padrão do icônico console. O controle tem um formato Deck, ou seja, ele é inteiriço e não se separa em dois, sendo que para usá-lo é preciso encaixar o console no suporte central que conecta as duas extremidades, se conectando no console via entrada USB-C.
Este formato tem suas vantagens e desvantagens, sendo alguns pontos positivos a estabilidade, com o console permanecendo fixo e não forçando os trilhos Joy-Con, além do maior conforto, pois os Decks geralmente têm um formato mais ergonômico. Os pontos negativos geralmente ficam por conta da impossibilidade de separar as extremidades e por isso temos mais espaço na hora de guardar e a incompatibilidade com o Dock, onde é preciso tirar o console do controle para se conectar a TV.
Por conta de seu formato Deck o Stellar V3 chega com todos estes pontos positivos e negativos. O controle é confortável e deixa o console estável, porém ele não se encaixa na Dock, contudo não é preciso remover o console para carregar, pois temos um “bypass”, através de uma entrada USB-C que permite conectar o console ao carregador sem precisar retirá-lo do controle.
Apesar dessa pequena inconveniência, o controle é composto de diversos recursos que realmente vão te fazer pensar duas vezes antes de jogar conectado a Dock. O Stellar V3 não brinca no quesito modernidade e o controle tem todos os seus botões de ação, A/B/X/Y/L/R/ZL/ZR com switches mecânicos que fornecem um clique audível e uma resposta tátil legal, você definitivamente irá saber quando um botão foi acionado ou não. O D-Pad não tem botões mecânicos, mas ele segue o padrão de membrana/botões duros como os do Joy-Con originais, porém o formato aqui é bem mais confortável pois de fato temos um D-Pad e a resposta não é ruim, jogando Ultra Street Fighter II: The Final Challengers é praticamente impossível errar Hadoukens e Shoryukens.
Os dois analógicos seguem o padrão mais atual com sensores de Hall Effect que eliminam o problema do drift. Como dito mais acima, ambos seguem o padrão GameCube com restritores octogonais, porém na caixa também temos restritores circulares e é possível substituí-los caso queira de forma bastante simples, bastando apenas girar os restritores. Além destes, o controle também traz leds RGB com oito cores e quatro modos, dois botões para ajuste da vibração com até cinco modos, um botão Turbo com três velocidades diferentes e duas teclas adicionais onde podemos utilizar Macros, estes que podem envolver até três botões.
Nossa experiência com o Stellar V3 foi no geral boa e nostálgica, jogamos diversos jogos de gêneros diferentes e tudo funcionou como o previsto, o que inclui as funções gyro em jogos de tiro, mas o controle tem suas peculiaridades. Como dito acima, o layout aqui segue o padrão do GameCube e os botões de ação A/B/X/Y acabam tendo um formato peculiar quando comparados aos controles mais atuais. Por conta do layout, algumas ações acabam sendo impactadas, fator este que é evidente em jogos de luta mais atuais que tem comandos com duas teclas pressionadas, visto que por conta do formato é complicado apertar duas teclas, o lado positivo é que é possível utilizar os botões adicionais para estas funções o que acaba amenizando ou até eliminando este problema. Outra questão é que mesmo estando conectado diretamente ao console via porta USB-C, ele não consegue acordar o Switch, pois não temos bateria interna e para ligar/acordar é necessário apertar o botão de power diretamente no console.
No final, o QRD Stellar V3 é um controle no formato Deck que com certeza irá melhorar sua experiência portátil no Switch, a deixando mais confortável, estável e prática. O controle tem um layout nostálgico, diversos recursos mais atuais e como um bônus, também é possível utilizá-lo no PC através da conexão por cabo com o controle reconhecido através do padrão X-Input. O preço cobrado é justo e eu posso recomendá-lo a todos que tenham um Nintendo Switch e procuram uma opção mais confortável e com mais recursos do que os Joy-Con originais.