AnálisesPC

MIO: Memories in Orbit — Metroidvania sci-fi com visual único – Impressões da Demo

Título em desenvolvimento, portanto, vários pontos deste texto podem estar em desacordo com versões futuras ou finais.

Jogo testado no PC


MIO: Memories in Orbit é um metroidvania que está sendo desenvolvido pela Douze Dixièmes e distribuído pela Focus Entertainment. O título ainda não tem data de lançamento confirmada, sua previsão ainda é para este ano de 2025 com versões para as plataformas, Nintendo Switch, PC, PlayStation 4|5 e Xbox One / Series.

Com uma estética diferente, uma temática interessante e um sistema de combate com suas peculiaridades. MIO é um metroidvania com potencial e que com certeza poderá agradar os fãs do gênero.

MIO Memories in Orbit

Em MIO: Memories in Orbit nós iremos acompanhar a jornada de MIO, um robô que acorda sem memórias na Vessel, uma nave espacial que está à deriva no espaço. Por algum motivo as AIs que cuidavam dos sistemas falharam, a energia está acabando e tudo está sendo tomado por um tipo de vegetação, resta a MIO enfrentar os sistemas rebeldes, fazendo alguns amigos pelo caminho para restaurar suas memórias e quem sabe salvar a nave. A demo é curta e nos apresenta ao início desta jornada que é interessante e tem potencial.

A jogatina aqui segue o padrão metroidvania com algumas inspirações no estilo souls. Em MIO nós iremos seguir o típico backtracking do gênero, indo e voltando de corredores, enfrentando inimigos e coletando recursos para enfim conseguir alguma chave de acesso e poder prosseguir para novos locais. Inicialmente não temos muitos poderes e o personagem é fraco, bastando dois ou três golpes inimigos para vermos a tela de carregamento, fato que é agravado pela falta de itens de cura, sendo possível somente restaurar o HP nos pontos de salvamento ou em “fogueiras” espalhadas pelo mundo que cobram uma taxa de Nacre, a moeda do jogo que também é utilizada com NPCs comerciantes.

MIO Memories in Orbit

MIO é um robô e para melhorar o personagem, nós somos apresentados a um interessante sistema de módulos. Basicamente todas as habilidades do personagem são regidas por módulos que podem ser instalados ou desinstalados nos pontos de salvamento e modificação. Os módulos são variados e temos desde ativação da interface como mostrar o HP dos inimigos ou status de MIO, indo até melhorias de combate com mais vida, dano e outros.

Nesta demo nós podemos conseguir algumas habilidades como um arpão para alcançar locais altos e inimigos, planador para irmos mais devagar e um andar de aranha que nos deixa segurar em paredes. O combate é básico e não temos habilidade de esquiva, sendo que alguns golpes trazem frames de invulnerabilidade que precisam ser explorados e também podem ser acessados ao utilizar o arpão em um inimigo. Por conta da simplicidade, os confrontos são frustrantes no início da jogatina e a cada morte de chefe é necessário refazer todo o caminho até ele, assim tudo só começa a ficar interessante após conseguirmos evoluir o personagem.

MIO Memories in Orbit

Essa dificuldade causada pelos sistemas de jogo, pode ser mitigada em parte por alguns sistemas de qualidade de vida que incluem opções para diminuir a vida dos chefes de forma progressiva com a quantidade de mortes que tiver em cada um, temos uma aura que pacifica todos os inimigos comuns até você fazer o primeiro ataque e uma pequena regeneração de vida ao ficar parado. Todas estas opções podem ser habilitadas ou desabilitadas a qualquer momento e o jogador tem total autonomia de escolher jogar uma experiência mais tradicional, ou moderna.

Na ambientação MIO traz uma arte interessante e única. Os cenários e modelos de personagens são simples e com poucos detalhes, mas temos uma arte que faz um uso pesado da paleta de cores, criando ambientes visualmente agradáveis que às vezes nos passam a impressão de estamos jogando uma arte desenhada à mão. Os cenários são divididos em sessões onde temos partes mais mecânicas e com poucas cores, já outras onde temos vegetação às vezes parecem uma tela de aquarela por conta da quantidade de cores. A trilha sonora não é ruim, mas também não impressiona, em geral temos um mix de músicas mais calmas para combinar com a ambientação e efeitos sonoros simples que servem para indicar os movimentos de combate. Durante os confrontos de chefe a trilha muda um pouco, mas novamente não é nada que impressiona.

MIO Memories in Orbit

No final, a demo de MIO: Memories in Orbit nos apresenta a um título com potencial, seu sistema de módulos é bastante interessante e embora o combate seja básico, o conjunto de habilidades é competente e a experiência geral provavelmente irá agradar os fãs do gênero. Assim, se você é fã de metroidvanias ou quer jogar algo diferente, vale a pena seguir a página do jogo e adicioná-lo a sua lista de desejos.

Confira no vídeo abaixo um trecho do gameplay da demo de MIO: Memories in Orbit:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo