
Sugar Mess – Let’s Play Jolly Battle – Uma boa variedade de modos para quem é iniciante no VR | Análise
Analisado no PC com o Quest 3S
Sugar Mess – Let’s Play Jolly Battle é um arcade/on-rails shooter desenvolvido e distribuído pela JollyCo. O título foi lançado em 2023 para o Meta Quest e atualmente conta com versões para PC e PSVR2.
Com uma experiência simples e direta, Sugar Mess é um título que diverte, mas não impressiona quem já tem experiência com as plataformas de VR. Contudo ele é perfeito para quem está começando na realidade virtual.
Em Sugar Mess, o Reino do Açúcar está sob ataque de robôs auxiliares que saíram do controle e estão criando doces rebeldes, assim basta ao Príncipe do Açúcar embarcar em uma aventura para salvar seu reino. A trama aqui é simples e tem um aspecto de conto de fadas, com a história sendo contada através de um livro onde cada capítulo do jogo corresponde a uma quantidade de páginas.
O título traz uma jogatina que é uma mistura de shooter arcade / on-rails, com puzzles e também ritmo musical. A maior parte do tempo será gasta no modo shooter arcade, onde teremos mapas no formato arcade sem movimentação e com o objetivo simples de sobreviver e eliminar alvos enquanto ficamos estáticos no centro da tela. A parte shooter on-rails vem através de mapas onde ficamos presos em um vagão de trem e percorremos trilhos com o objetivo de sobreviver e eliminar alvos. Nestes modos é possível adquirir itens de vida e um especial que limpa a tela ao atingir inimigos específicos e ambos podem ser utilizados juntamente com a munição em um terminal que fica estático em nossa frente.
Entre mapas com estes dois modos, também teremos níveis especiais que trazem resolução de quebra cabeças e ritmo musical, este último que é baseado no típico modelo de acertar as notas no ritmo correto. Essa alternância de modos é interessante e serve para quebrar o ritmo, deixando a experiência menos repetitiva.
A ambientação é completamente cartunesca e contribui para o aspecto de conto de fadas da história. Os gráficos e modelos são simples, mas temos um bom uso da paleta de cores, com cenários e modelos bastante coloridos no estilo de doces e bolos. A trilha sonora é OK, temos músicas divertidas que embalam a jogatina, mas elas acabam ficando repetitivas com o tempo.
Como dito mais acima, Sugar Mess traz uma experiência que não impressiona quem já tem experiência com as plataformas de realidade virtual. Nada aqui é novidade e a experiência é bastante simples, contudo, quem não é novato na plataforma com certeza irá se divertir, pois temos uma mescla de estilos interessantes. A dificuldade não é alta, mas a jogatina também não é fácil e cada mapa pode ser jogado novamente com as mesmas armas ou não, tudo para tentar melhorar sua pontuação.
No final, Sugar Mess Let’s Play Jolly Battle traz um conjunto decente que deve agradar principalmente quem está começando na realidade virtual. O preço cobrado na versão de PC é justo, entretanto, ele acaba saindo mais salgado nas plataformas Meta Quest e PlayStation VR, por este motivo eu prefiro recomendá-lo somente para quem se interessar.