
Dune: Awakening – Sobrevivência em Arrakis segue receita parecida, mas com outro tempero | Análise
Analisado no PC
Dune: Awakening é um jogo de sobrevivência e construção online desenvolvido e distribuído pela Funcom. O título foi lançado oficialmente para PC em 10/06/2025 com prováveis versões de consoles possivelmente chegando mais tarde.
Duna, o premiado e influente romance sci-fi do escritor Frank Herbert. Originalmente lançado em 1965, Duna recebeu continuações e influenciou diversas obras de ficção científica durante os anos e recentemente tivemos duas adaptações cinematográficas modernas de sucesso. Apesar de este não ser o primeiro jogo eletrônico a se basear na temática da obra, ele é o primeiro da Funcom a utilizá-la e Dune: Awakening, chega quase como uma adaptação do formato de Conan Exiles com a temática de Duna. Uma experiência que com certeza irá agradar os fãs de jogos de sobrevivência, mas que atualmente peca pelo conteúdo e repetição.
Não espere vivenciar os acontecimentos dos livros e filmes, pois a trama de Dune Awakening se passa em um universo alternativo, onde Paul Atreides nunca nasceu, os Fremens estão desaparecidos e o planeta Arrakis vive um conflito entre as casas de Harkonnen e Atreide pelo controle da especiaria. Neste contexto, nós jogamos como um prisioneiro enviado até o planeta desértico com a missão inicial de descobrir o que aconteceu com os Fremen. A história é até interessante para quem conhece o universo, temos alianças e um pouco de política, mas a progressão é lenta e definitivamente não é o que irá te fazer continuar a jogar, assim este não é um título para quem procura por um modo campanha.
Apesar de estar sendo apresentado como um MMO, Dune Awakening não é um MMO e está mais para um jogo de sobrevivência online, no formato de Conan Exiles e Once Human com um sistema de mercado, diferentes e limitados servidores e o personagem travado no que você escolher jogar. Por causa das escolhas de design, tudo o que você conquistar e construir fica atrelado ao servidor escolhido, sendo que atualmente não temos transferências e é necessário começar do zero se quiser mudar de servidor.
A jogatina é inspirada e segue o padrão destes dois jogos citados acima, porém tudo aqui é baseado na temática de Duna. Apesar de ser a fonte da preciosa especiaria, Arrakis é um planeta desértico e hostil a vida humana, temos de nos esconder do forte Sol para evitar a insolação e a desidratação, pois a água também é um recurso escasso e a exploração do imenso deserto também traz perigos como os gigantes e perigosos vermes de de areia que rondam as dunas e as tempestades de areia que de tempos em tempos destroem tudo o que estiver exposto.
Por conta destas condições, a temática nos traz uma condição perfeita para uma atmosfera de sobrevivência e o jogo se inspira nos elementos presentes na obra original. Para sobreviver em Arrakis será necessário coletar diferentes recursos para criar equipamentos especiais, como trajes que nos ajudam a sobreviver fornecendo proteção ao calor e recuperando parte da umidade perdida. É necessário criar bases para nos proteger e também construir ferramentas onde poderemos refinar recursos para fabricar e melhorar nossos equipamentos, construir veículos para acelerar o deslocamento e evitar os perigos do deserto, além de também refinar água através de um destilador que converte o sangue coletado dos inimigos em água, esta que além de nos deixar vivos também serve como componente essencial para criação de certos itens.
O sistema de construção é parecido com o de jogos populares do gênero e é possível usar sua criatividade para construir as mais diversas bases de operação, posicionando o piso, paredes e telhado, todos com suas variações que requerem diferentes componentes e precisam ser liberados. Dentro da sua base é possível instalar equipamentos de fabricação e refinamento, baús e o gerador de energia que é essencial para o funcionamento de tudo e também para a proteção, sendo que ele utiliza de células de energia que com o tempo se esgotam e ao ficar sem energia sua base fica acessível para todos. O posicionamento de sua base é algo essencial e você deve escolher um terreno rochoso para criá-la, pois ao construir algo no deserto aberto, este ficará vulnerável aos vermes de areia e é basta pouco tempo até eles destruírem tudo.
O mapa de jogo é grande, mas a progressão é linear e não tente acompanhar seus amigos que já estão mais avançados, pois para liberar os itens mais avançados, será necessário antes completar objetivos, missões e coletar muita coisa pelo caminho. O sistema aqui é travado em plantas de pesquisa que requerem pontos para serem liberadas e recursos para construir os itens. Para conseguir os pontos é necessário concluir missões ou explorar o mapa, fazendo objetivos espalhados pelo caminho, já os recursos geralmente estão disponíveis no caminho e na área em que você estiver. Esta dinâmica é bastante repetitiva e a progressão começa a ficar lenta conforme você avança no jogo, com novas áreas requerendo equipamentos novos que custam mais recursos e inimigos ficando mais fortes.
Além dos equipamentos, nosso personagem também tem acesso a diferentes classes e habilidades que podem ser misturadas criando diversas combinações diferentes. Temos habilidades focadas em defesa, suporte, deslocamento e ataque, com todas funcionando através de tempos de carregamento. O combate aqui é dividido entre distância com armas de fogo e corpo a corpo com lâminas, porém não espere uma experiência divertida pois embora as armas de fogo sigam o padrão de tiro em terceira pessoa, o combate corpo a corpo segue um padrão telegrafado, com ataques que utilizam um pathfinding pré determinado e infelizmente sofrem com o atraso da conexão entre servidor e jogadores sendo algo extremamente frustrante, principalmente pois este é o único método no início do jogo para quebrarmos os escudos de alguns inimigos.
Além de influenciar no combate corpo a corpo, o formato online escolhido também traz algumas peculiaridades em relação às instâncias de saque em masmorras. No atual sistema, o saque de masmorras é instanciado por jogador, contudo os inimigos não são e dependendo da população do seu servidor é comum você entrar nas instalações somente para saquear os baús, com os locais estão desertos pois alguém foi na sua frente e eliminou os inimigos no caminho. Atualmente a única forma de sanar este problema é alugar um servidor privado, onde você pode editar algumas regras e fechar apenas para amigos, mas isso custa um valor mensal que em nossa moeda acaba saindo salgado e não temos modo “single player”/solo como em outros jogos da desenvolvedora e não é possível criar e manter seu próprio servidor localmente.
A especiaria em Duna é o cobiçado recurso que em Awakening é necessário para construir e manter itens de grau elevado. Para coletar especiaria é necessário se aventurar no deserto e de certa forma se arriscar com a mecânica dos vermes de areia, pois o método de coleta acaba gerando impactos no solo que chamam os vermes. Não só de especiaria são feitos os itens e equipamentos de alto nível e estes também requerem recursos que você irá encontrar nas áreas PVP no conteúdo de fim de jogo.
O PVP aqui não é forçado, sendo restrito a zonas selecionadas, contudo estas zonas são ricas em recursos e eventos e com alto risco se tem altas recompensas. Antes de tentar se aventurar nas áreas PVP é necessário ter consciência do sistema de punição de morte e caso morra para outro jogador, você irá perder sua mochila e seus equipamentos receberão dano, algo que é ruim visto que ao reparar algo a parte perde durabilidade máxima. A penalidade de morte na área PVP também pode ser mais dura com um modo full loot onde você perde tudo podendo ser ativado dependendo das escolhas de quem controla o território. Caso morra durante o modo PVE as coisas mudam de figura, uma morte para desidratação ou dano, só acarreta na perda da sua mochila que pode ser recuperada e dano nos seus itens, contudo caso você morra para um verme ou tempestade de areia, tudo será perdido.
A ambientação está muito bem feita e quem é fã da franquia irá encontrar um deserto de encher os olhos. O título foi feito na Unreal Engine 5 e utiliza os recursos deste motor para representar o planeta Arrakis com boas texturas, diversas partículas e efeitos de iluminação e sombra que realçam os aspectos extremos deste local. A trilha sonora também é boa e traz um mix de dublagens bem feitas, diversos efeitos sonoros e diferentes músicas de fundo que embalam e se alternam conforme as situações em que o jogador se colocar.
Como é de praxe, assim como em outros títulos que utilizam este motor, Dune: Awakening chega com belos gráficos, mas um desempenho inconsistente. A otimização aqui segue a regra de utilizar os recursos de upscaling e geração de quadros para tentar manter uma performance constante, contudo o que temos é uma variação de quadros grande e inconsistente com algumas áreas cheias de elementos e com uma boa performance, já outras vazias apresentando quedas de quadros e ao contrário também. Com uma máquina intermediária é possível jogar com qualidade mais alta e quadros acima de sessenta, porém quem tem uma máquina mais simples ou antiga, terá de fazer concessões para se ter mais estabilidade.
A experiência geral é mista e o ciclo de jogo é curto e repetitivo. Apesar de interessantes, os elementos de sobrevivência logo acabam ficando enjoativos e começam a ser uma pedra no sapato, pois a água é necessária para a progressão é difícil de se consegui-la durante o início e meio de jogo, além disso ao reparar algo irá consumir sua durabilidade máxima e com o tempo você precisará criar aquela parte ou item novamente. A ambientação apesar de bem feita também enjoa, pois temos apenas um bioma e o ciclo de jogo com o tempo irá se resumir a andar do ponto A até o B enquanto coleta itens pelo caminho e enfrenta inimigos, só para fazer isso novamente depois que chegar ao destino. O fim de jogo também não é tão interessante e basicamente se resume ao PVP, pois o conteúdo PVE irá seguir o ciclo citado acima e o PVP para ser divertido requer um grupo ou guilda, sendo o combate praticamente todo feito com armas de fogo, pois como dito mais acima o sistema corpo a corpo tem seus problemas.
No final, Dune: Awakening traz uma experiência de sobrevivência interessante, mas que tem seus defeitos e não inova. O título utiliza a mesma receita de outros jogos da desenvolvedora, adicionando apenas um novo tempero, com uma boa ambientação combinada a um ciclo de jogo repetitivo que enjoa com o tempo, mas que provavelmente irá agradar quem gosta de jogos como Conan Exiles e Once Human. O preço cobrado é OK, contudo por conta do estilo de jogo, eu prefiro recomendá-lo apenas para quem se interessar, do contrário é melhor esperar por uma promoção.