AnálisesPCPlayStation

Stellar Blade – Mais um bom port chegando ao PC | Análise

Lançado no PS5, Stellar Blade agora está no PC com suporte a DLSS, FSR, ultrawide e ótimos recursos de jogabilidade.

Analisado no PC


Stellar Blade é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Shift Up que foi lançado originalmente para PlayStation 5 em 26/04/2024. O título é o mais port mais recente de um exclusivo da Sony para o PC, sendo distribuído pela PlayStation PC LLC e estando disponível desde 11/06/2025.

Quebrando recordes de vendas e de maior quantidade de jogadores simultâneos em um jogo single player da Sony Interactive Entertainment no PC, Stellar Blade chega com um excelente port para PC e sem travas de região, uma experiência que vale a pena e deve agradar todo fã do gênero.

Em Stellar Blade nós iremos acompanhar a jornada de EVE, uma combatente integrante de um grupo especial cuja missão é reconquistar a Terra ao eliminar os monstros Naytibas que invadiram o planeta. Assim como em outras análises de ports, este texto abordará o desempenho e os recursos desta nova versão de PC, por este motivo não irei me aprofundar na história. Se você quiser ler nossa análise completa do jogo para PlayStation 5 é só clicar neste link.

Como dito em outras análises de ports, a Sony embarcou de vez no PC e seu catálogo de jogos exclusivos vem sendo portado para na plataforma em um ritmo constante. Entretanto, diferente dos consoles onde os títulos têm um controle de qualidade mais rigoroso, os ports para PC chegam com uma qualidade variada, com alguns títulos trazendo um bom desempenho, já outros precisando de meses e várias atualizações para ficarem estáveis. Felizmente Stellar Blade faz parte dos ports bem feitos e além de todos os recursos disponíveis também temos um bom desempenho.

O título chega ao PC com a mesma receita utilizada em outros ports, sendo compatível com o DualSense via cabo e trazendo os recursos upscaling atualizados. No PC, Stellar Blade traz suporte nativo a maiores resoluções e proporções de tela como Ultrawide 21:9, SuperWide 32:9, mas desta vez o título deixou de fora o formato 48:9. Como de praxe, temos diversas opções gráficas para serem customizadas que incluem a possibilidade remoção do motion blur, quadros ilimitados e todas as típicas opções gráficas de jogos para PC, como texturas, sombras, efeitos volumétricos e outros.

Os recursos de upscaling estão de volta e temos acesso ao NVIDIA DLSS 4, NVIDIA Reflex e AMD FSR 3 juntamente com as opções de geração de quadros, contudo estes não são muletas aqui. Apesar de ser mais um título feito na Unreal Engine, Stellar Blade utiliza a versão UE4 e não a UE5 que ultimamente vem sendo um pesadelo de otimização. O port foi bem feito e o desempenho está muito bom, com uma máquina intermediária é possível alcançar facilmente mais de 130 quadros estáveis em qualidade alta e os métodos de upscaling servem apenas para aumentar ainda mais este número ou auxiliar as máquinas de entrada a alcançarem esta marca.

Como em outros ports, o título traz suporte a todos os recursos do DualSense conectado via cabo, contudo o esquema de comandos também foi adaptado para outros controles e para o teclado/mouse. O título foi pensado originalmente para ser jogado em um controle e por conta do formato de ação e aventura com uma pegada hack’n slash, nós temos diversos comandos que acabam sendo mais confortáveis e práticos de se realizar com um controle, porém nestes o controle de câmera é mais lento e um tanto frustrante quando enfrentamos múltiplos inimigos. É totalmente possível jogar com o teclado e mouse, sendo que com esta combinação foi possível notar uma melhor resposta de movimentos e um controle de câmera bastante mais ágil, contudo, é necessário fazer algumas alterações nas teclas para se ter um pouco mais de conforto, pois algumas ações foram colocadas em teclas pouco práticas como o V para correr e o shift para esquivar, assim colocar a ação de esquiva e bloqueio em botões extras do mouse é uma opção interessante.

Além de todos os recursos citados acima, o port para PC também traz diversas opções de acessibilidade para auxiliar os mais diversos tipos de jogadores. O título traz desde opções de tamanho de interface e legendas, outras relacionadas a tentar evitar o motion sickness, algumas para auxiliar na mobilidade, efeitos visuais e auditivos. Também temos recursos para auxiliar na jogatina como quick time events perfeitos, tempo infinito para puzzles, auto loot e até prevenção de queda. Todas essas opções podem ser ativadas ou desativadas a qualquer momento pelo jogador e são bem vindas pois nem todo mundo possui os reflexos e mobilidade para acompanhar o ritmo de jogo.

No final, Stellar Blade é mais um port bem feito chegando ao PC. O título traz diversos recursos opcionais e um bom desempenho que mostra que quando querem, eles sabem sim adaptar seus jogos para PC e não existe desculpa para os outros jogos que chegaram com problemas na plataforma. O preço cobrado é justo e temos duas versões, uma com o jogo base e uma completa com as DLCs e adições cosméticas, uma experiência que posso recomendar para qualquer fã do gênero.

Confira no vídeo abaixo o começo de Stellar Blade no PC:

Stellar Blade

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Desempenho
  • Visuais
  • Recursos de acessibilidade

Negativos

  • Alguns problemas com o controle de câmera
  • Teclado/Mouse requer customização de comandos

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo