
IREM Collection Volume 3 – Mais três clássicos Shoot ‘em Up sendo preservados | Análise
Analisado no Nintendo Switch
IREM Collection Volume 3 é uma coletânea de jogos da Irem que está sendo distribuída pela ININ Games. A coleção é a terceira de 5 volumes e está prevista para ser lançada em 01/07/2025 com versões disponíveis nos formatos digital e edições limitadas de mídia física para Nintendo Switch e PlayStation 4|5, a coletânea também está disponível para Xbox One e Series X/S porém, somente em formato digital.

Para quem não conhece ou não se lembra, a Irem é uma desenvolvedora Japonesa pioneira do gênero Shoot ’em up que fez sucesso nas décadas de 80 e 90. A Irem está por trás de alguns títulos de sucesso como a série R-Type, mas infelizmente a companhia mudou de foco a um bom tempo e está a mais de uma década sem desenvolver novos jogos.
Sendo o terceiro volume de 5 programados, a IREM Collection Volume 3 é mais uma coletânea da ININ Games que chega com mais uma dose de nostalgia para agradar os fãs e também preservar estes jogos clássicos. Assim como os dois volumes anteriores esta é uma compilação tímida que chega com um custo um pouco salgado, contudo os problemas de emulação que encontramos durante os lançamento anteriores não estão presentes aqui e a performance é boa.
Este terceiro volume é uma compilação composta de três jogos desenvolvidos pela Irem, todos baseados nos gêneros shoot ’em up, sendo estes Mr. Heli (Battle Chopper) lançado em 1987, Dragon Breed de 1989 e Mystic Riders de 1992. Como de praxe todos os jogos trazem suas versões Japonesas e Americanas, com Mr. Heli também contendo uma versão extra lançada em 1989 para o PC Engine / Turbo Grafx.+
Para quem não conhece ou nunca jogou, Mr. Heli conhecido como Battle Chopper no ocidente, chegou aos arcades com uma jogatina onde controlamos um helicóptero com pernas e o objetivo é navegar por mapas, desviando de disparos enquanto elimina inimigos e destrói partes do cenário em busca de cristais e upgrades, uma experiência simples, divertida e bastante desafiadora. Dragon Breed lançado em 1989 já muda esta dinâmica, o jogo se passa em uma realidade distópica onde nós jogamos em cima de um dragão biomecânico que bloqueia disparos com a cauda e traz diferentes modificações conforme os power ups adquiridos. Por último temos Mystic Riders de 1992, o único coop desta coletânea que nos coloca no papel de bruxos em vassouras, enfrentando criaturas mitológicas como tartarugas voadoras, demônios flamejantes e dragões com o auxílio de uma mecânica de bumerangue, onde arremessamos a vassoura em diferentes direções para causar dano.
Todos os três jogos são baseados em shoot ’em up, sendo todos feitos para o arcade, ou seja, temos uma dificuldade considerável para fazer você gastar fichas e os recursos adicionais são bem vindos. Para jogar é possível escolher e alterar o plano de fundo, filtros e formatos de tela com opções do nostálgico CRT e modo fullscreen que funciona bem para telas Full HD, temos opções de controles e também modos de jogo clássico com uma experiência original ou casual com a adição das melhorias que incluem, disparo automático, trapaças e a possibilidade de retroceder alguns segundos no tempo, este último que é muito bem vindo devido ao estilo dos jogos da coleção.
Nós jogamos a versão de Nintendo Switch e desta vez não encontramos nenhum problema de performance. Jogamos uma versão pré-lançamento e tudo correu como o esperado, todos os três jogos tiveram desempenho satisfatório, sem atrasos nos comandos ou quedas de quadros, fatores estes que são importantes dado o aspecto dos jogos que às vezes trazem momentos que lembram o gênero bullet hell com diversos protegeis e inimigos na tela.
No final, a IREM Collection Volume 3 é mais uma coletânea de ININ Games feita para fãs. Apesar das melhorias e de preservar os títulos, a coleção traz uma seleção de jogos não tão populares e o preço cobrado é um pouco salgado por não estar regionalizado. Por estes motivos eu prefiro recomendar este terceiro volume somente para fãs ou para quem realmente se interessar, do contrário é melhor aguardar por uma boa promoção.