
Analisado no Meta Quest 3S
The Smurfs – Flower Defense é um jogo de tower defense para realidade virtual, desenvolvido pela Kalank e distribuído pela Microids. O título foi lançado em 19/06/2025 e atualmente está disponível para a plataforma Meta Quest.
Trazendo uma divertida e até mesmo desafiadora experiência, The Smurfs – Flower Defense é mais um título que utiliza bem os recursos da realidade virtual e apesar de sua temática leve, a jogatina impressiona e te prende por conta do desafio.
Em Flower Defense, os Smurfs e a fada Folha estavam se preparando para uma celebração, quando o vilão Gargamel aparece mais uma vez para estragar a festividade. Gargamel utiliza um feitiço e sequestra parte dos azuizinhos, deixando monstros insetos para combater os que conseguiram escapar de seu ataque. Com a Folha enfraquecida e retornando ao seu estado de Flor, resta a nós a tarefa de auxiliar os Smurfs sobreviventes em missões para libertar os que foram sequestrados e também enfrentar o vilão.
Nas superfícies, Flower Defese traz uma experiência de tower defense que segue o padrão do gênero, com ondas de inimigos seguindo caminhos pré-determinados, diferentes torres, barreiras e o jogador precisando gerenciar recursos e construções para proteger uma base. Contudo a introdução dos elementos e recursos da realidade virtual acabam modificando esta dinâmica, pois você literalmente irá ter de pegar e posicionar cada Smurf e torre para combater as ondas, mas isso não é tudo e ainda temos inimigos voadores e outros elementos que requerem o uso dos controles motion para serem realizados.
A jogatina é de certa forma desafiadora, pois começamos sempre com recursos limitados e uma quantidade de Smurfs que geralmente não é o suficiente para cobrir todas as ondas. Os azuizinhos são necessários para operar as torres, assim é preciso literalmente pegar cada um com as mãos para ativar e desativar torres, ou até mesmo a torre completa com o Smurf, mudando-a de posição para conseguir combater os inimigos.
Para deixar tudo mais interessante, de tempos em tempos, teremos de combater inimigos aéreos com a ajuda de outros personagens como a Smurfette e uma pistola de energia. Estes oponentes voadores chegam em diferentes variedades e atacam tanto as nossas construções como a nós mesmos e caso a nossa pistola seja atingida por um projétil, ficaremos impossibilitados de construir, reparar ou disparar por alguns instantes.
Esta dinâmica é desafiadora e alguns níveis acabam ficando caóticos pela quantidade de inimigos em solo e no ar, praticamente não temos muitos momentos de fôlego e é preciso pensar muito bem qual torre ou barreira construir, onde construir, quais ativar para sobreviver a onda, quando será preciso parar de atirar para repará-las e quando será necessário utilizar os tiros especiais, com explosões que causam danos ou flechas que deixam os inimigos mais lentos para auxiliar as torres.
Se não bastasse toda essa confusão, nos mapas de chefes ainda teremos a adição de mecânicas extras que envolvem a manipulação de novos componentes enquanto tudo o que foi citado acima está acontecendo. O resultado é uma experiência ainda mais caótica e nestes confrontos suas decisões táticas realmente terão um peso maior no desfecho, mas não se preocupe, pois se não conseguir é só tentar de novo.
A ambientação é legal e o jogo traz cenas imersivas em formato de quadrinho se misturando a uma jogatina que traz efeitos VR/AR com um tabuleiro de jogo que pode ser posicionado livremente através de opções de altura e distância. Os gráficos são simples, mas tudo está bem feito nos limites da plataforma, os mapas são legais e temos diferentes cenários que são complementados por bons efeitos sonoros, uma trilha sonora divertida e uma dublagem de personagens que traz diversas frases de efeito, porém infelizmente o título não conta com localização para o Português.
No final, The Smurfs – Flower Defense chega como uma boa surpresa. Apesar de sua temática mais leve e do baixo fator replay, o título traz uma jogatina interessante e faz bom uso dos recursos da realidade virtual. O preço cobrado é justo, mas infelizmente a loja da plataforma Meta ainda não possui localização para nossa moeda e por conta da conversão e encargos, o valor acaba saindo um pouco salgado, por este motivo eu prefiro recomendá-lo para quem se interessar sendo este um jogo interessante para se adicionar a sua biblioteca em uma futura promoção.