AnálisesNintendo

Pokémon Legends Z-A: Mega Dimension aumenta a dificuldade, não a aventura | Análise

Analisado no Nintendo Switch


Pokémon – Temos que pegar! É o que sempre pensamos e para os fãs da série, mesmo sabendo que as expansões dos jogos são como caça níqueis, os treinadores não conseguem se controlar! E pensando nisso, como de hábito, a Pokémon Company lançou no dia 10 de dezembro de 2025 a DLC Mega Dimension. As polêmicas sempre acompanham as DLCs pagas, então vamos conversar e ver se essa é uma expansão que você vai querer comprar!

Tal como em um filme da série, a expansão de Pokémon Legends Z-A começa com Ansha, uma garotinha misteriosa e Hoopa, seu pokémon mítico, que cruzam com o seu caminho e acabam te levando para uma aventura em outra dimensão a Hyperspace Lumiose.  Você descobre sobre a habilidade do Hoppa de criar portais dimensionais ao se deliciar com cookies especiais, e então tudo começa a parecer distorcido!

A loucura começa quando, ao viajar para essa dimensão invertida, pokémon selvagens aparecem e para a surpresa da gente, eles possuem nível maior que 100! Por sorte, estes primeiros monstrinhos selvagens aparecem predominantemente na sua versão não evoluída, o que deixa os embates “vencíveis”.  E ali, além de pokémon de níveis absurdos, você também encontra berries especiais, que aumentam o poder de Hoopa e te permitem explorar ainda mais esse mundo estranho.

A história parece mesmo retirada ou inspirada em algum filme da série, mas de resto não há tantas novidades. Como diz sempre um amigo meu, as expansões de Pokémon estão aí pra dar exclusividade ou “cartinhas raras” a quem quer pagar por isso. Eu costumava discordar, tendo em vista as expansões de Sword & Shield (SS) e Scarlet &Violet (SV): havia uma história nova, mesmo que curta e especialmente em Pokémon SV, além dos pokémon exclusivos, tínhamos um ganho real em experiência, já que tínhamos dois mapas novos, com muitos biomas diferentes dos até então encontrados e missões bem diferentes do jogo base. Se o continente de Paldea parecia tudo meio igual, mais do mesmo, com certeza isso mudou em Blueberry, com vulcões, praias e muito mais ambientes vibrantes esperando para serem explorados.

Para a nossa tristeza, a Mega Dimension não passa de cenários reaproveitados de Lumiose, a cidade tema do jogo base. A diferença basicamente é a paleta de cores, que vai para os tons de cinza e dão um toque de não-realidade à jogatina. E nesse clima de sonho estranho, você começa a encontrar pokémons em formas megaevoluídas até então desconhecidas: as novas formas de mega evolução, apenas são encontradas em Hyperspace Lumiose! Há ainda uma categoria nova, a megaevolução Z, que potência as habilidades do seu monstrinho, sendo especialmente indicada para batalhas curtas, já que essa megaevolução dura menos tempo que as outras.

As batalhas, agora com uma dificuldade mais acentuada, trazem um toque todo especial de desafio a aqueles que reclamam da banalização da jogatina dos jogos principais. Os embates demandam estratégia e paciência, mas um dos pontos que caracterizam o desafio é algo que pode também frustrar os treinadores pokémon que se aventurarem por essa dimensão: acontece que os poderes de Hoopa vão se esvaindo conforme ele digere os donnuts especiais e com isso, após um curto tempo você se vê de volta à boa e velha Lumiose de sempre. Sendo assim, outra parte da sua missão consiste em caçar ingredientes para fazer em quantidade e maior poder esses donnuts, para assim conseguir voltar a explorar esse lugar.

No geral, sua aventura segue um padrão: visitar a hyperspace Lumiose, coletar itens para os donnuts, caçar pokémon e conseguir novas pedras de mega evolução, além de realizar missões para conseguir itens. Desta forma, o objetivo aqui acaba sendo bem direto: sem muitas delongas, é uma forma útil para conseguir pokémon ou mega evoluções especiais, o que vai ser algo bem legal para os que querem pegar todos (gotta catch’em all) ou para quem simplesmente quer ter um trunfo na manga para competir online.

A experiência por si só não é rica já que ela sempre passa pelos mesmos eventos. O preço de R$200,00 também não é convidativo, ainda mais tendo em vista a falta de diversidade do mapa e de novas mecânicas. A restrição de tempo na Hyperspace Lumiose também é um pouco frustrante, sobretudo no início, quando suas berries são comuns e seu tempo na outra dimensão é de normalmente 3 minutos.

É claro que o apelo das novas mega-evoluções é fortíssimo. Quem não quer ter, por exemplo, os novos mega Raichu? São 19 novas formas de megaevolução, incluindo Pokémon míticos! Então é óbvio que são monstrinhos raríssimos! Mas o sentimento é que toda a DLC é uma caixa de surpresas cara que vai liberando aos poucos essas cartas “brilhantes” e desejáveis.

Assim, a expansão Mega Dimension de Pokémon Legends Z-A vai ser uma boa escolha de investimento para os colecionistas ou para os participantes do cenário competitivo. Pro público comum, provavelmente a melhor escolha é gastar duzentos reais em outros jogos, ainda mais se o seu orçamento estiver curto, o que é uma pena, tendo em vista o tanto que as expansões dos jogos anteriores agregaram ao jogo base.

Pokémon Legends: Z-A – Mega Dimension

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Novas e empolgantes formas de mega evoluções
  • Desafio aprimorado

Negativos

  • Fórmula que se repete e satura rápido
  • Falta de novidades na ambientação
  • Preço salgado

Vlademir Vitaliano

Químico de formação, com doutorado em engenharia da nanotecnologia. Meu primeiro videogame foi um Mega Drive, através do qual me apaixonei pelos jogos mais casuais, sejam eles de aventura, luta ou corrida. Atualmente sou fã da Nintendo e suas "Nintendices".
Botão Voltar ao topo